Os benefícios da suplementação


O uso de vitaminas e suplementos proporciona inúmeros benefícios, mas como e quando consumi-los?

Em meio à onda do consumo de vitaminas e suplementos as pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é suplementar, seus benefícios e até suas indicações e contra-indicações. Esclarecer esses pontos é sempre muito importante.

Para começar, a busca por um médico ou nutricionista é essencial para que eles possam mapear as necessidades individuais e esclarecer para que serve cada vitamina ou suplemento. Por exemplo, o Ômega-3,  oriundo do óleo de peixe,  reduz os níveis de triglicérides e alguns processos inflamatórios, a CoQ-10 auxilia na redução do cansaço crônico e da fadiga muscular, o Óleo de Alho ajuda a reduzir a pressão arterial, o Multivitamínico supre a deficiência de nutrientes, a Vitamina E fortalece o sistema imunológico, é antioxidante e auxilia na saúde do coração, o Magnésio melhora o desempenho em atletas, a Luteína previne a perda de visão pelo envelhecimento, o Betacaroteno ajuda na produção de melanina e protege a pele dos raios UV, entre outros. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, vitamina e suplementos de qualidade e ingeridos da maneira correta não engordam. 

Mas por que suplementar? A nutricionista Elaine de Pádua, mestre pela Unifesp e consultora da Sundown Vitaminas reforça a importância de ingerir vitaminas e suplementos, já que alguns deles não são produzidos pelo organismo ou são produzidos em menores quantidades. Através da alimentação muitas vezes também não conseguimos ingerir a quantidade necessária de vitaminas nas refeições diárias. “É aí que a suplementação é super bem-vinda. Além de complementar a alimentação, as vitaminas e suplementos ajudam a combater o estresse, previnem doenças, retardam o envelhecimento e aumentam a performance ao praticar atividade física, por exemplo”, complementa a nutricionista. 

Segundo especialistas, a carência nutricional também traz diversas consequências que podem ser evitadas com o consumo de vitaminas e suplementos, como a fragilidade óssea, o desequilíbrio hormonal, o envelhecimento precoce, o enfraquecimento do sistema imunológico, fadiga, cansaço e irritabilidade. “Sempre prescrevo suplementos e vitaminas, que combinados com hábitos de vida saudáveis e alimentação balanceada podem trazer muitos benefícios para a saúde, claro, de acordo com as necessidades de cada um”, explica a especialista.    

Os queridinhos do verão

A estação mais esperada do ano está chegando e com ela muita praia, piscina e sol, mas a baixa imunidade, problemas de pele e a indisposição também dão as caras nessa época. Nesses casos, algumas vitaminas e suplementos podem ajudar a amenizar as consequências desses problemas.

Quem nunca ouviu falar no Betacaroteno? “Ele ajuda na produção de Melanina, pigmento da pele responsável pelo bronzeado, protege a pele dos raios UV e previne a formação de manchas. 5mg dele equivale a 2 cenouras cozidas”, explica Elaine. Outro suplemento importante e que ajuda nessa fase do ano é a Luteína. Segundo a nutricionista ela é um antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres. “A luteína proporciona um efeito foto protetor contra a radiação solar e artificial diminuindo o aparecimento de manchas, além de aumentar a elasticidade da pele”, complementa. 

O colágeno já é um velho conhecido, principalmente pelas mulheres. “Ele melhora a firmeza e a elasticidade da pele, auxilia na cicatrização, recuperação de lesões e flacidez”, esclarece a nutricionista. O multivitamínico é também uma ótima indicação para sofre de deficiência de nutrientes e quer melhorar a imunidade. “Ele oferece mais vitalidade e energia no dia a dia e é super indicado para praticantes de atividades físicas”, complementa Elaine.

E o consumo dessas vitaminas e suplemento fica ainda melhor quando os produtos são 100% naturais, sem sabores artificiais, sem glúten e sem lactose. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro