Edição 83 Só dá ela - Larissa Reis




Veja os destaques desta edição:

Creatina - Se ainda restam dúvidas sobre esse incrível suplemento, temos as respostas aqui

Maca Peruana  e seus benefícios

Infarto - veja se tem tendência

Estratégias para estimular a utilização da gordura durante o exercício

Larissa Reis dá dicas de receitas e mostra treino de pernas

A suplementação proteica mais indicada para cada caso

Posar é uma arte no Universo Physique. Saiba tudo sobre isso

A melhor maneira de fazer o bulking

Carlos Tomaiolo bodybuilding lifestyle de um fisioterapeuta

Musculação x Adolescentes

|Levantamento Terra Sumô

Regras que jamais devem ser quebradas na academia

Complemente seus treinos de Corrida

Relaxamento porque ele deve fazer parte do programa de treinamento

Um ciclo de 9 semanas para ganhar massa muscular

Campeã Wellness Overall - Ângela Borges

Campeonato Brasileiro IFBB 2014



Veja mais das matérias da revista impressa:

Antes e Agora Pg 20 – Marjorie Beck

Fotos: Arquivo Pessoal
Marjorie Beck que hoje é atleta da categoria Woman´s Physique é quem mostra sua mudança na coluna Antes e Agora. Ela descobriu a musculação simplesmente por ser muito magrinha e aos poucos viu que tinha potencial para ir além dos treinos até que resolveu participar de competições. Mudanças de vida, de treino, adaptações, erro e acerto. Foi assim que Marjorie descobriu o mundo do fitness e acabou optando pela categoria Woman´s Physique.
Aqui, ela conta um pouco do seu treinamento. Na revista impressa, você acompanha como foi a trajetória da garota franzina às competições.

“A categoria Woman´s Physique é uma categoria nova e não sabia muito bem qual deveria ser o padrão, agora que já aconteceram os campeonatos  Estaduais e o Brasileiro, deu para formar a opinião sobre o físico a perseguir.
Intensifiquei meu treino, que ficou assim:

Segunda: Quadríceps e Abdômen
Terça: Panturrilhas e Dorsais
Quarta: Peito, Bíceps, Tríceps
Quinta: Femoral e Abdômen
Sexta: Deltoides, Glúteos e Panturrilhas
Sábado: Aeróbio e Abdômen

Faço séries de 08 a 12 repetições, sempre concentrando bem no músculo a ser trabalhado, com intervalos de até 1minuto entre as séries. Para essa categoria Meus braços são um pouco “grandes” para a categoria, então faço circuitos de exercícios com pouco peso bíceps e tríceps.
No pós-treino estou fazendo uma experiência, há um mês tenho comido omelete de claras com açúcar mascavo e aveia, tem dado muito certo, vou continuar por mais um mês pelo menos. Nosso corpo se acostuma com alimentação e exercícios. Fiz isso para substituir o shake de proteína com dextrose e variar um pouco.
Nunca tive ficha de treino, gosto de chegar e montar as séries na hora, eu sempre fiz isso, acho que é porque detesto ter obrigação de fazer alguma coisa. Desde o início da minha vida de atleta, li muito, estudei e sempre fui muito curiosa, então aprendi bastante e sempre treinei sozinha, até porque minha rebeldia não me deixava seguir nenhum treino que não fosse o meu (risos).
Quanto à alimentação, não tem jeito, comer a cada 3 horas é importantíssimo para manter o metabolismo acelerado e evita o catabolismo. Alimento-me principalmente de carnes magras, cereais integrais e “gorduras boas” como castanhas e azeite de oliva extra-virgem. À noite, evito carboidratos, como proteínas e salada de folhas.
Hoje meu peso em off  é 65 kg e não tenho mais as pernas finas, mas não foi essa a maior mudança que a musculação provocou em mim. Ela me tornou disciplinada, determinada e forte em todos os sentidos, pois hoje tenho orgulho do meu corpo, adoro andar com braços e pernas à mostra, pois meu esporte eu carrego comigo.
Neste ano com certeza ainda subirei no palco novamente, dieta, treino e força de vontade! Como na vida o que é fácil não tem graça, vamos à luta!




 Saúde Pg 28 – Infarto, não caia nessa

Infarto foi o tema que escolhemos para a coluna de Saúde. Na revista impressa você encontra opiniões médicas e tudo sobre a doença. Prevenção ainda é a melhor forma de ficar longe das estatísticas. Não fumar, ter uma alimentação saudável, evitar o estresse e praticar exercícios são algumas atitudes que te ajudam a ficar longe da doença.
E para você que tem dúvidas se seus hábitos podem ou não levar a um infarto, o hospital São Camilo sugere um teste.
Faça o teste e veja se você corre o risco de ter um infarto nos próximos 10 anos.







Treinamento Vip  Pg 40 – Larissa Reis, só dá ela!

A brasileira hoje vive nos Estados Unidos e além de competir como atleta profissional vem conquistando seu lugar ao sol com um restaurante conceito inaugurado há pouco tempo. Veja algumas das receitas prediletas da atleta, direto do Protein House,  seu restaurante de comidas saudáveis.



Berry Lovers Salad
Peito de frango grelhado
Mix de folhas verdes
Pepino
Cebola
Morango
Blueberry
Raspberry
Blue cheese
Vinagre balsâmico




Green Monster
Espinafre
Melão
Abacaxi
Limão
Gengibre
Kale
Pepino
Água de coco




Dark Baby (ideal para acelerar o bronzeamento)
Laranja
Cenoura
Beterraba

Sweet Greens
Espinafre
Limão
Pepino
Pêra
Maçã
Agave



 Zona de Treinamento Pg 50 – Treino para os fortes

Fotos: @pedronossol
Fisioterapeuta por formação, Carlos Tomaiolo já competiu na musculação e atuou na área de marketing de grandes empresas de suplementação. Aqui, você fica com a segunda parte da entrevista concedida a MI.
Ah, e não deixe de comprar a revista impressa e ver o treinamento dele. Está imperdível.


Por que decidiu parar de competir? É algo que ainda pretende voltar?

Às vezes tenho muita vontade de competir, principalmente quando vou assistir competições, porém, sou muito perfeccionista, me cobro demais e sei que hoje não tenho tempo suficiente para me dedicar, principalmente à dieta da forma como deve ser. Meu físico é fora dos padrões, acredito ser grande demais para algumas categorias e pequeno demais para outras, fico sem posicionamento. Acredito que para competir no físico ideal e poder me destacar eu deveria pesar mais ou menos uns 125 kg seco. Hoje em cutting chego a pesar 108 kg. Me acho pequeno pois sou alto, tenho 1,87 m. Não consigo dedicação suficiente para chegar neste peso que julgo o ideal para competir bem. Competir por competir eu prefiro viver o bodybuilding lifestyle mesmo, sou muito feliz e satisfeito com isso. Além do que infelizmente no Brasil mais se gasta do que se ganha competindo, quem faz isso faz por realização pessoal e prazer mesmo. Mas admiro muito todos os atletas brasileiros, principalmente porque sei que aqui não é nada fácil construir um físico de competição.  

Foto: @pedronossol

Fale um pouco sobre sua experiência me MKT na área de suplementação. Ainda atua? Quais seus planos com relação a esta área? 

Inicie como executivo da indústria de suplementos em julho de 2010, quando recebi um convite do Filipe Bragança, diretor da Integralmedica e da Andrea Martinato, na época sua gerente de MKT, para atuar como gerente de produtos. No inicio me senti inseguro mas como adoro novos desafios e tive muito apoio dos dois, topei a proposta e durante 1 ano e meio tive a oportunidade de desenvolver grandes projetos que mudaram rumos da empresa em relação a produtos. Criei novas linhas, novos produtos, campanhas e trabalhei no crescimento do empresa dentro do cenário bodybuilder. Foi muito gostoso este trabalho e posso dizer que fiquei bastante orgulhoso do que fiz, mesmo não sendo um profissional da área de mkt e sem experiência como executivo. Por mudanças de rumos e investimentos em mkt acabei desligado da Integralmedica e tive um convite em gerenciar o MKT da empresa Midway Labs. Foi uma passagem rápida, apenas 4 meses, mas tive o prazer de desenvolver novos projetos em eventos e campanhas, até ser convidado pelo grande Mestre Marcelo Bella para ocupar o seu lugar na gerencia de mkt da maior empresa de suplementos e nutrição esportiva do Brasil, a Probiótica. Iniciei em agosto de 2012, em uma empresa de cara nova, comprada por uma multinacional, onde meu diretor geral, Marcelo Bella me ensinou muito sobre mkt e publicidade, tive o prazer de trabalhar com ele por 8 meses, até sua saída da empresa. na Probiótica ganhei experiência internacional, atuaie no desenvolvimento de produtos, campanhas de mkt, eventos, patrocínio de atletas, entidades e eventos entre outras participações em outras áreas da empresa. Na Probiótica conheci muito sobre nutrição esportiva e este universo em âmbito mundial. Trabalhei ao lado de grandes profissionais que se tornaram grandes amigos para a vida toda. Em 2013, por mudanças estratégicas da empresa, deixei a gerência de mkt e me tornei embaixador da Probiótica, representando a cara da empresa e seus produtos com meu trabalho, conduta e físico pelo Brasil, cargo este que ocupo até os dias de hoje.


Foto:@pedronossol
Como foi essa experiência ?

 Ter passado por esta experiência com grandes empresas da nutrição esportiva me tornou um profissional melhor, hoje tenho outra visão deste universo e o conheço muito além dos olhos de um consumidor.  Pude ser desde o iniciante e curioso garoto que entra em uma academia, o estudante que nunca se cansa de aprender, o atleta de competição, o adepto do bodybuilder lifestyle, o consumidor da nutrição esportiva, o treinador, o professor em cursos e workshops, o executivo, o embaixador e principalmente um eterno apaixonado por este universo da musculação e tudo que o rodeia. Bom demais ter vivido tudo isso e tenho muito a agradecer a grandes profissionais e amigos que sempre me apoiaram e acreditaram no meu trabalho e conhecimento, sou muito grato a cada um deles e são muitos nesses 20 anos de vivência e participação profissional neste mundo.
Hoje não sei se voltaria para a carreira executiva. Sei que tenho muito a somar e agregar, tenho muita experiência, conheço o que o consumidor espera, o que quer ouvir, o que irá gostar e seguir, acho isso muito valioso para qualquer empresa, mas não sei se toparia me sentar atrás de uma mesa e ficar ali por horas todos os dias. Estou muito feliz e realizado com a rotina de vida que tenho hoje. Mas quem sabe diante de uma grande proposta em promover o esporte e fazer este universo crescer de verdade, em prol do meu lifestyle e por meu amor a tudo isso talvez eu voltaria sim.



Em Foco Pg 78 – O Super Humano

Foto: Divulgação

O ultramaratonista Carlos Dias foi quem estampou  a coluna Em Foco da edição 83. Nela, o atleta contou como chegou a ser  um dos destaques do esporte que pratica e um pouco sobre seu desafio mais recente que foi a 7a edição do Roving  Racing The Planet. que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 07 de setembro. Organizada pela 4 Deserts, a cada ano, a corrida é realizada em um país diferente e desta vez  teve como cenário, Madagascar, maior ilha da África. Dias percorreu 250 km em sete dias. Passou por trilhas de pedras, areia, plantações. Cruzou diversos rios, subiu e desceu cânions, selvas e longas savanas. A prova, que também marcou a comemoração de 21 anos de carreira do atleta, foi dedicada ao filho, Vinicius Dias e às crianças do Hospital mantido pelo GRAACC, causa que abraçou há alguns anos. Na linha de chegada, emoção e muitas lágrimas tomaram conta de Dias:  “Não pude evitar, não consegui segurar as lágrimas quando cruzei a linha de chegada e me deparei com uma cidade inteira aplaudindo aquele momento” – comentou o esportista. Dias completou a prova em 58 horas e foi o 159º colocado entre os 189 atletas que

Como foi seu treinamento para o Roving Racing the Planet?
Eu treinei nas montanhas da serra da cantareira e Atibaia, subidas e descidas, corri em areia de praia  e em estúdio. Corri uma média de 15 km por dia deixando sempre as segundas para relaxamento em piscina e massagens. Além disso, fiz treinos em esteiras, simulando ritmos mais rápidos. Esses treinos nas esteiras me protegem de lesões e eu sei com maior precisão todo o ciclo do treino em relação à frequência cardíaca, calorias perdidas e velocidade além de poder variar entre subidas e descidas em um ambiente controlado.


 Como é seu treino diário?
Minha rotina de treino está focada em trabalhar a prevenção de lesões. Para isso, faço um trabalho com exercícios que garantem força aos músculos, aumentam minha mobilidade no quadril, além de proporcionar resistência e equilíbrio. Esse trabalho é realizado com fisioterapeutas que elaboram avaliação isocinética, testes ergoespirométricos, exames de sangue e cardíacos, tudo para orientar e direcionar melhor os treinamentos. A maior parte do meu treinamento é voltada a preparar meu corpo para suportar longas jornadas correndo ou andando em algum lugar extremo do planeta. Faço um trabalho especial de ajuste da coluna com um quiropraxista e massagem uma vez por semana para relaxamento muscular. Também corro dentro da piscina. Costumo correr nas ruas de São Paulo, na serra da Cantareira e em Atibaia.  Corro, em média, 15 a 20 km sendo que considero sempre a segunda-feira como um dia de descanso.


Pg 90 - Campeonato Brasileiro IFBB 2014


Classificação completa:

FISICULTURISMO JUVENIL ATÉ E INCLUINDO 75 Kg

ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
202
Douglas Marques da Silva
GO
12
1
197
Alexandre Porto de Oliveira Júnior
BA
22
2
198
Vitor Alves Porto de Oliveira
BA
26
3
205
André Jair Ferraz Castro
RJ
30
4
200
Luciano Henrique Araújo de Lacerda
BA
47
5
208
Fabiano Ernesto Francisco Madeira
ES
56
6
203
Moisés
SP
64
7
209
Caio Eiji Sirahata
MS
73
8
206
Emerson Neves da Costa Santos
RJ
84
9
207
Diego Aparecido Teixeira
SP
84
10
201
Alessandro Zimmermman Barbosa
SC
95
11
204
Roberto Júnior Bertolazo
PR
102
12
199
Bruno Rodrigues da Rocha
GO
117
13

FISICULTURISMO JUVENIL ACIMA DE 75 KG
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
219
Rafael Brandão
SP
1
227
Carlos Henrique Gouveia Marques
SP
2
220
Dereck Pereira Bubols
RS
3
212
Felipe Mattos
SP
4
225
Felipe Figueiredo de Oliveira Beu
RJ
5
223
Luiz Fellipe Lopes
MG
6
221
Renan Abrantes Fávero
MG
7
211
Brunno Zebral Bloise
ES
8
226
Pedro Bonatto
DF
9
213
Márcio Conceição Santos
ES
10
215
Ricardo Nolasco dos Santos
RS
11
218
Christian Martial Rosa de Simedo
CE
12
224
Hamilton de Jesus Pinheiro Júnior
DF
13
222
Tiago Cavalcanti Neri de Medeiros
PB
14
214
Clovis Pedro Rodrigues Júnior
ES
15
216
Wellton Ricardo Prochnow
SC
16
217
Erick Cardoso
SC
17
210
Clayton Costa Santos
SP
18



FISICULTURISMO MÁSTER I MASCULINO (40-49 ANOS) ATÉ E INCLUINDO 70 KG
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
327
Marcos Aurélio Lehm
SP
9
1
324



Rildo Jorge Nobre de Souza



PA
18
2











FISICULTURISMO MÁSTER I MASCULINO (40-49 ANOS) ATÉ E INCLUINDO 80 KG
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
338
Edson Castilho de Moura
RJ
32
1
330
Osvaldo Figueiredo Gavinho
PA
32
2
341
Walter Carlos Teodoro de Souza
DF
39
3
325
Cristiano Coelho Martins
MG
40
4
343
Alexandre Cabral
RS
51
5
335
Hamilcar Mater
RN
56
6
326
Sandro Alves da Silva
SP
68
7
328
Wagner Cruz Braga Filho
PA
78
8
333
Djalma Batista de Oliveira
GO
88
9
332
Gustavo Kelly Alencar
RJ
88
10
339
José Ferreira dos Santos
SP
98
11
329
William Marques de Oliveira
DF
107
12
336
Alexandre Seabra
SP
111
13
337
Kenyo de Freitas Nunes
MG
115
14
346
Odelio Joaquim da Costa
PR
115
15
331
Rafael Aoki
PR
133
16
342


Regis Silva Lima
CE
134
17





FISICULTURISMO MÁSTER I MASCULINO (40-49 ANOS) ATÉ E INCLUINDO DE 90 KG
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
348
Emerson Pereira de Almeida
ES
9
1
347
Joel Gonçalves
ES
29
2
353
Edson Nogueira
RJ
42
3
350
José Francisco Cajaiba Rodrigues
BA
43
4
345
José Wilson Dias Moreira
MG
43
5
352
Luiz Soares dos Santos
SP
55
6
351
Frank Alexandre Hidalgo Domingues de Faria
MS
57
7
334
Hector Almeida de Araujo
PB
62
8
366
Marcelo Koch
SC
72
9
349
Clodoaldo Barros Tavares Neto
DF
83
10


FISICULTURISMO MÁSTER I MASCULINO (40-49 ANOS) ACIMA DE 90 KG
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
355
Márcio Flávio Vago
ES
20
1
357
Edilson de Oliveira
SP
21
2
359
José Domingos de Paula
SP
26
3
354
Jorge Luciano dos Santos
SC
38
4
356
Rene Canto
RJ
39
5
358
João Carlos Jesus Fernandes
RJ
44
6


FISICULTURISMO MÁSTER II MASCULINO (50-59 ANOS) ATÉ E INCLUINDO DE 80 KG
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
344
Eduardo da Motta
SP
9
1
362
Wilson Roberto Casa
SP
26
2
361
Angelo Geraldo Gaeta Junior
SP
28
3
340
José Carlos Miranda
SP
33
4
360
Márcio Freire Chaves
RJ
39
5

FISICULTURISMO MÁSTER II MASCULINO (50-59 ANOS) ACIMA DE 80 KG
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
364
Luiz Carlos Pereira Sarmento
ES
9
1
363
Carlos Alberto de Campos Lautert
RS
26
2
367
Márcio Constantino Vieira Alves
MG
27
3
370
Vitor Botelho
SP
32
4
369
Herculano José Caldeira
SP
46
5
368
Carlos Antônio Pinto de Sousa
CE
55
6
371
Daniele Cataldi
SP
65
7
365
Alvaro Fernandes
RJ
67
8

FISICULTURISMO MÁSTER III MASCULINO (+ 60 anos) ÚNICA
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
372
Franscisco Cerniciuc
SP
12
1
373
Josete Barbosa de Freitas
SP
15
2




BIKINI FITNESS ATÉ E INCLUINDO 160 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
236
Thais Urban Jorge
MS
28
1
241
Giovana Guido
SP
33
2
245
Amanda Ribeiro de Lima
DF
34
3
228
Penellope Barrios Vasconcelos Andrade
BA
38
4
234
Tamires de Veríssimo
RS
39
5
230
Marciely Kieling
PR
73
6
235
Michelle Giovanella
PR
82
7
231
Paula Francine dos Santos Moreira
PR
84
8
246
Fernanda Martins da Silva
GO
85
9
238
Fabiane Louise Fusco
RJ
89
10
242
Silvana Nascimento
SP
91
11
232
Lidiane Niches Fraga
RS
95
12
244
Leticia Hurtado Fernandez
SP
96
13
405
Gabrielle Oro
RJ
103
14
243
Annaline Evangelina Pinto Moraes
MT
106
15

45º CAMPEONATO BRASILEIRO DE FISICULTURISMO e FITNESS (1ª etapa)
BIKINI FITNESS ATÉ E INCLUINDO 163 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
262
Sayuri Paula Torres Dias
RJ
11
1
252
Naiara Schubert
SC
29
2
249
Ana Paula de Paula
PR
43
3
251
Nathalia Moreira de Souza
GO
53
4
254
Franciely Ventula
PR
55
5
259
Carolina da Silva Veríssimo
SP
57
6
250
Cristina Stephany Junges
SC
69
7
257
Denise Ramos
DF
71
8
255
Rosiane Candido Santos
MG
78
9
261
Karen Midore Ito da Silva
SP
80
10
260
Daiane Sara Barbosa Garcia
MS
85
11
258
Lais Sabino Saboya
CE
94
12
248
Cinthia Zardo
PR
96
13
256
Karen Espíndola Pereira
RS
145
14
253
Tatiany Faria
SC
153
15

BIKINI FITNESS ATÉ E INCLUINDO 166 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
267
Juliana Rodrigues Dantas
RJ
18
1
271
Sarah Rodrigues Malta
MG
26
2
266
Cristiane Caceres Paz
RS
27
3
264
Leticia Leopoldina Cândida Chaurais
PR
37
4
273
Débora Tallarico Moureau
DF
62
5
263
Quezia Dornellas Fialho
ES
63
6
265
Larissa Sbicigo
RS
67
7
275
Andrea Haro
SP
74
8
272
Ariana Klein
RJ
76
9
274
Silvia Mara Trevisol
PR
77
10
269
Beatriz Soares
DF
82
11
270
Laiz de Freitas
PR
95
12
268
Elisângela Severo Freitas da Silva
PE
116
13

BIKINI FITNESS ATÉ E INCLUINDO 169 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
279
Mariana Maria Pereira de Oliveira
SP
15
1
404
Viviane Carlstrom
SP
19
2
276
Sarah Marins dos Reis
BA
25
3
278
Ana Luiza Queiroz da Silva Lacerda
MG
27
4
277
Juliana Machado
SC
45
5

BIKINI FITNESS ATÉ E INCLUINDO 172 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
284
Nicole Muller Ollandezos
SP
18
1
406
Nataly Castanheira da Silva
SP
18
2
283
Veneza Barros Macaúba
SP
20
3
282
Ariele Fabris
SP
34
4

BIKINI FITNESS ACIMA DE 172 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
285
Maria Carolina Meyer Martins
RS
12
1
288
Andrea Zaude
SP
20
2
287
Larissa Gonçalves
SC
21
3
286
Thais Dallmann Tomazeli
PR
36
4


BIKINI FITNESS MÁSTER
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
289
Luciana Moreira Maciel Rosestolato
MG
13
1
291
Luciana Gonçalves Rezende
SP
17
2
290
Joana Tavares Talim
RJ
23
3



BODYFITNESS ATÉ E INCLUINDO 158 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
141
Patricia Spezia
SC
12
1
143
Rafaela Rabi
MG
34
2
136
Mercedes Maria Machado de Souza
SC
35
3
134
Simei Pimentel de Jesus
PA
52
4
146
Evania Bertoncello
PR
54
5
145
Márcia Feijó
RJ
80
6
138
Andreia Gomes Aires
RS
83
7
151
Barbara Brandão Bicalho
RJ
83
8
144
Tatiana Barros Breda
DF
85
9
403
Raquel Soares da Silva
DF
87
10
149
Michelly M. Mattos
MT
91
11
137
Camila Rodrigues Barreto
RJ
97
12
148
Karina Germano
SP
98
13
135
Nancy Naiara Pinto Garcia
PA
109
14
139
Taise Perichi
PR
119
15
147
Monique Carvalho
SP
123
16
140
Ana Karina Belo Braga
SP
123
17
130
Silvia Penna
SP
138
18

BODYFITNESS ATÉ E INCLUINDO 163 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
158
Bianca Pimentel Cardoso
RJ
19
1
156
Leticia Vecchi
PR
31
2
155
Michelle da Silva Pinto
SP
32
3
159
Lara Sulliano
RJ
33
4
157
Liane Grossi
SC
47
5
162
Paula Cunha Silvestre
SP
54
6
160
Rafael Ferreira de Sousa
CE
68
7
153
Livia Mendonça de Morais
BA
76
8
154
Gilvana Martins de Oliveira
PR
78
9
161
Juliana Kisner
RS
79
10
152



 BODYFITNESS ATÉ E INCLUINDO 168 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
169
Morennah Camila Sales Nascimento
SP
18
1
165
Vanessa Mendes da Costa
SC
36
2
172
Cláudia Beatriz Sehnem Galhoti
PR
40
3
167
Elaine Cristina da Silva
RJ
46
4
171
Marissol Amaral Rios Bisquolo
SP
46
5
166
Juliana Baranceli Pansardi
PR
51
6
170
Gilmara Chaves de Melo
SP
57
7
164
Luiz Campos Provenzano
SC
59
8
401
Manuele Cristina Delai
MS
70
9
163
Aislane dos Santos Cipriano
ES
71
10

BODYFITNESS ACIMA DE 168 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
174
Patricia Pizio
RS
19
1
184
Ana Carolina Pedro Felipe
SP
32
2
173
Paula de Almeida Faria
ES
34
3
182
Carla A. Chacarosqui
MS
36
4
183
Wanessa Kelly Camilo de Oliveira
RN
37
5
382
Angela Scudiero
RS
57
6
181
Faby Rempel
SP
58
7
180
Fernanda Camila Bueno de Andrade
SP
64
8
178
Samantha Ribeiro
MG
72
9
179
Fernanda Patricia Rezende Barreiro Crisanto
DF
81
10
177
Isabel Priscila de Lima Vieira
RJ
92
11

BODYFITNESS MÁSTER ÚNICA
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
402
Cláudia Gentil
SP
13
1
194
Ana Cristina Barrozo de Souza
SP
31
2
185
Cylene Pereira de Souza
SC
33
3
175
Patricia Sberze Flexa
PR
33
4
186
Joanice Batista
SC
47
5
192
Alessandra Piu
SP
48
6
190
Isabel Herrera
DF
58
7
187
Roseli Perfoll
SC
81
8
195
Cláudia Felix de Souza Castro Veloso
DF
83
9
193
Marta Benificia de Alcantara dos Santos
SP
84
10
188
Telma Nogueira
SP
91
11
191
Mery Baraúna de Albuquerque
PB
101
12
189
Cristina de Almeida
PR
117
13

MEN´S PHYSIQUE ATÉ E INCLUINDO 170 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
22
Aristoteles Ulysses da Silva
RJ
1
32
Sérvulo Marcos Andrade da Costa Júnior
RN
2
14
Boás Henrique Macorim Vieira Oliveira
PR
3
15
David Inácio Gurgel de Oliveira Júnior
PE
4
17
Thúlio Rogério Wanderlei dos Santos
PE
5
25
Índio Brasileiro Soares Nunes Júnior
MT
6
29
Hygor Almeida Ponchet
SP
7
21
Raphael Bezerra de Castro e Silva
RJ
8
26
Willian Henrique Alves Monsueth
RJ
9
6
Jonathan Carvalho Merlo
BA
10
12
Thiago Alves de Freitas
SC
11
3
Roberto Santana de Almeida Lima
BA
12
5
Edson Douglas Martins Tavares
ES
13
31
Mateus Carlindo de Oliveira
RN
14
8
Luiz Augusto Magalhães Correia
ES
15

MEN´S PHYSIQUE ATÉ E INCLUINDO 174 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
34
Renato Barbosa de Menezes Neto
ES
27
1
39
Luiz Eduardo Kokufu
PR
35
2
45
Robson Gomes Martins
RJ
37
3
33
Thiago Chong Lorusso Lagos
PR
40
4
32
Hugo Eiti Yanagihara
SP
47
5
49
Lucas Von Dollinger
MG
65
6
57
Carlos Alberto Souza
DF
69
7
44
Wellington Rodrigo de Souza Barbosa
AM
76
8
46
Bruno dos Santos Silva
RJ
85
9
53
Cássio Fabiano Antonio do Nascimento
RS
86
10
40
Gustavo Abreu da Silva
GO
92
11
60
Jonatan de Moraes
RJ
96
12
51
Ciro Dias Pereira
MG
98
13
400
Aureo Magno Ricardo Novaes dos Santos
ES
103
14
43
Eder Lemos de Santana
BA
115
15

MEN´S PHYSIQUE ATÉ E INCLUINDO 178 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
61
Marco Antônio Nascimento de Carvalho
PR
26
1
84
Andre Luiz Martins
RJ
29
2
67
William Prochnow
SC
33
3
85
Matheus Nery
MG
41
4
80
Renato Bomfim Soares
RJ
52
5
70
João Pedro Reichert
RS
63
6
86
David Stewart
RS
63
7
74
Edilson Nascimento Azevedo
SP
67
8
94
Valtemir Thorpe de Souza
PE
77
9
78
Igor José Silveira
CE
81
10
87
Márcio Acra Belota
AM
89
11
90
Deivid Sousa de Araujo
DF
93
12
84
Edson Lopes
SP
106
13
62
Eladio Laresse
BA
110
14
72
Vitor Coletta da Veiga Jardim
GO
116
15

MEN´S PHYSIQUE ACIMA DE 178 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
108
Eduardo Monteiro
PR
21
1
100
Renan
PR
26
2
119
Eduardo Salomão Paulo Cataldo
RJ
39
3
113
Lucas Malta Ferrara
MG
40
4
Rudy Vilaça Lopes de Souza
MG
68   
5
109
Thiago Barros dos Santos
DF
68
6
128
Marcelo Braz Rosa
SP
70
7
381
Patrick Hensei
RS
76
8
120
Miqueias de Souza Francelino
RJ
77
9
116
Rodrigo Batista de Souza
MG
86
10
124
Alam José Barros Ferreira da Silva
MT
86
11
123
Flávio Renato Soares Pinheiro
RJ
93
12
107
Luiz Elias Weirich Almada
RS
108
13
113
Ayrton Bessa
CE
112
14
118
Dijavam Eldis Silva
MG
114
15


WOMEN´S PHYSIQUE ATÉ E INCLUINDO 163 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
297
Priscila Cristina Cavilha
PR
14
1
303
Fernanda Gutilla Sierra
SP
37
2
307
Marjorine Palomares Cardoso
SP
38
3
301
Marjorie Beck
SP
44
4
305
Melissa Pinheiro
DF
57
5
292
Larissa Araújo Lima
CE
69
6
383
Erika Hoffman
BA
76
7
304
Vanessa
PR
77
8
293
Rosane Gomes Braga
ES
87
9
295
Ana Cristina Feijó
SC
88
10
384
Lais Souza
MG
92
11
302
Andreia Ap. Santos
SP
105
12
308
Rosanne Braga Oliveira
MG
116
13
299
Danusa Ruiz Marques
RJ
122
14
296
Edna de Souza
MS
130
15
294
Francisca Vieira Dutra297
ES
142
16

WOMEN´S PHYSIQUE ACIMA DE 163 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
309
Silvia A. Fraga
ES
9
1
317
Isadora Castro
PR
25
2
321
Simone Cristina G. Dorigan
SP
27
3
323
Suimei Hadassa Almeida Bezerra
RN
39
4
313
Taise Pressotto Ferreira e Freitas
SC
50
5
318
Ludmila Minardi Merlin
SP
54
6
314
Fabiana Diniz
SP
54
7
306
Juliana Toigo
RS
63
8
312
Juliana de Andrade Azevedo
RJ
65
9
310
Daniele da Cunha
SC
65
10
322
Charline Tormen
RS
71
11
320
Paula Adiene
SP
78
12
319
Amanda Costa
RJ
89
13
315
Alessandra Grimaldi
RJ
90
14
316
Monica Gouveia
RJ
92
15
311
Alexandra Faria Lima
ES
128
16

FITNESS COREOGRÁFICO MASCULINO ATÉ E INCLUINDO 170 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
131
Leonardo Vilalon Novaes de Oliveira
1
FITNESS COREOGRÁFICO FEMININO ÚNICA
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
133
Synara Zullian Granetto
SC
13
1
132
Vanessa Claus Glowack
PR
13
2
 FISICULTURISMO SÊNIOR ATÉ E INCLUINDO 65 Kg
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
93
Bruno Alex Figueiredo Picanço
AP
7
1
104
Alzemar Rodrigues da Silva
SP
8
2
90
Lucas Afonso Fonseca de Souto Falcão
RN
20
3
95
Carlos Roberto Mattos
ES
22
4
105
Diego da Silva Ribeiro
SP
22
5
103
Gilceles Vitorio de Oliveira
MS
25
6
99
Joaquim Pimenta Barros Filho
DF
54
7
94
José Irajara Lima da Silva
AM
61
8
89
Diogo Dalton Guedes Grande
PR
64
9
91
Danilo Pereira da Silva
DF
65
10
111
Bruno da Costa Correa
RJ
71
11
106
Alexandre Pereira Neto
GO
74
12
112
Hubert Fagundes Paul Turrini
RJ
78
13
107
Saulo Adriano Araújo de Souza
CE
86
14
102
Márcio Maia
RJ
105
15

FISICULTURISMO SÊNIOR ATÉ E INCLUINDO 70 Kg
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
123
Wderlley Paulino da Silva
RN
10
1
127
Odirley Santos de Freitas
SP
15
2
126
Leandro Chen
RJ
16
3
124
Fabricio de Souza Moreira
SP
17
4
125
Francisco Régis Aquino Holanda
CE
21
5
128
Josivaldo Costa Alves
SP
29
6
122
Ramon Silva Cantalino
BA
53
7
121
Rafael Carlos Cardoso Ferreira
MT
63
8
115
Cleiton Rio Silva
GO
65
9
108
José Romildo de Souza
SP
70
10
113
Jean de Amorin Machado
AP
76
11
129
Geferson de Lira e Silva Mendes
RJ
79
12
116
Adilson de Menezes Santos
PA
89
13
119
Cleber Fagundes de Carvalho
RS
89
14
118
Leandro Gomes Barreto
BA
89
15
FISICULTURISMO SÊNIOR ATÉ E INCLUINDO 75 Kg
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
345
Luciano Karim
MT
7
1
342
Fábio José Soares Júnior
MG
8
2
343
Márcio Vieira de Souza
RJ
16
3
133
Romenildo Manuel Oliveira da Silva
BA
20
4
134
Nelson Nunes de Sousa Júnior
DF
26
5
341
Danillo Baldi Cuppi
SP
26
6
139
Cleiton da Silva Oliveira
MG
66
7
120
Cristiano Coelho Martins
MG
66
8
347
Thener Lúcio Carmo
ES
66
9
130
Alexandre Siqueira da Cruz
ES
67
10
346
Randal Rossoni
SP
72
11
135
Vander Rodrigues da Rosa
RS
84
12
140
Gilson Henrique S. Macedo
MS
87
13
137
Adriano Ramos de Carvalho
SP
89
14

FISICULTURISMO SÊNIOR ATÉ E INCLUINDO 80 Kg
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
356
Antônio Inácio Ferreira (Batata)
SP
5
1
109
André Luiz dos Santos
MG
14
2
358
Osvaldo Rodrigues Alves
SP
16
3
360
Lucas Coelho
SP
16
4
101
Juliano Indicati
RS
25
5
361
Diego Viegas
RJ
26
6
362
Márcio da Silva Xavier de Lima
RJ
54
7
359
Bruno Castelo Branco da Costa
GO
55
8
354
Nicolas Iametti
SC
60
9
352
Maycon Vianna da Silva
PR
61
10
355
Márcio Nunes Moraes
BA
76
11
351
Antonio Menezes da Costa Kusano
PA
84
12
163
Diego Manoel Cruz Mota
ES
90
13
161
Moacyr Pereira Saldanha Júnior
RJ
99
14
357
Henrique Lopes
SP
99
15

FISICULTURISMO SÊNIOR ATÉ E INCLUINDO 85 Kg
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
171
Cláudio Monte
SP
5
1
175
Luciano Soares
MG
11
2
165
Pierre César
SC
14
3
177
Tacisio Soares
RJ
19
4
178
Luciano Barbosa
RJ
25
5
167
Elves Boss Mattozo
MT
57
6
170
Sergio de Oliveira Souza
BA
65
7
176
Alex Leonardo Batalla Martinez
SP
65
8
172
Bruno Paulo Soares Santos
PB
67
9
174
Diego Solares
RS
67
10
166
Edmundo Matos Marques
SP
69
11
350
Joel de Santana e Silva
AM
87
12
162
Paulo Roberto Zimmermann
SC
88
13
164
Robson Alves Campos
PE
96
14

FISICULTURISMO SÊNIOR ATÉ E INCLUINDO 90 Kg
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
188
Andrey Silva
RJ
5
1
181
Agostinho de Lima
BA
12
2
183
Diego dos Santos
RS
15
3
180
Thiago Santisteban
RJ
19
4
187
Arisvaldo Coelho
DF
24
5
186
Rafael Aveiro
RS
29
6
182
Gilberto Cruz Urpia
BA
50
7
184
Alan Pinto Mendes
MG
53
8
88
Lucas Estefano Perez Martins dos Santos
SP
57
9
92
Eduardo Silva de Albuquerque
SC
63
10
190
Chester Ramalho Martins
ES
71
11
179
Rian Wesley Coutinho Santos
PI
76
12

FISICULTURISMO SÊNIOR ATÉ E INCLUINDO 100 Kg
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
201
Alex dos Anjos
MG
6
1
197
Cristóvão Pinheiro
MT
9
2
199
Rodrigo Junqueira
MG
17
3
196
Marino Santos
RS
21
4
202
Roberto Vitória
SP
23
5
200
Geizon Tarvie
SC
27
6
194
Flávio Ayres Cassiano
PR
54
7
185
André Francisco Miranda
RS
57
8
195
Daniel Guedes Filho
AM
62
9
203
Lucas Rodrigo Cruz
MG
68
10
189
Weldrin Lopes de Alcantara
BA
73
11
208
Rene Canto
RJ
79
12
191
Emmanuel Knabben dos Martyres
PR
79
13
198
Rodrigo Mouro de Araujo Nunes
SP
93
14

FISICULTURISMO SÊNIOR ACIMA DE 100 Kg
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
210
James Bondi
PR
5
1
110
Robinson
RS
13
2
213
Thiago Lins
SP
18
3
211
Fabricio Pacholok
PR
18
4
205
Luis Fabiano
PR
21
5
207
Rhanieric Gomes da Silva
DF
51
6
212
Victor Leandro Bortoleto
SP
54
7
214
José Carlos G. Nascimento
RJ
56
8
206
Bruno Estevam Siqueira Dário
SP
69
9

FISICULTURISMO CLÁSSICO ATÉ E INCLUINDO 168 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
15
Juscelino Santos Nascimento
SP
10
1
16
Carlos Henrique Marvila dos Santos
RJ
12
2
13
Felipe Augusto Macedo
PR
16
3
19
Filipe Rocha de Aquino
BA
18
4
18
Bruno da Silva Silverio
MG
19
5

FISICULTURISMO CLÁSSICO ATÉ E INCLUINDO 171 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
23
Arthur Machado Portugal
MG
9
1
27
Thaigo Lieres
RJ
11
2
24
Geraldo Magela
PR
15
3
22
Pedro Rocha
PA
18
4
29
Alain Rocha
SP
22
5
31
André Rodrigues
SP
29
6
28
Marcus Antônio de Sousa Martins
RJ
41
7
25
Frederico de Souza Fonseca
DF
44
8
30
Rollyson Domingues Pires
RJ
54
9
21
Leandro de Sousa Lima
GO
60
10
20
Tarso Zeferino Feltrin
PR
72
11


FISICULTURISMO CLÁSSICO ATÉ E INCLUINDO 175 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
50
Bruno Alves Rodrigues
RJ
6
1
41
Izalysson Eduardo Medeiros Primo
RN
11
2
36
Adrian Silva do Ramo Henriques
RJ
19
3
33
Evanildo Lopes D´Ajuda
ES
22
4
47
Raggi Naime Júnior
SP
22
5
44
Marcos Roberto dos Santos
SP
26
6
49
Alessandro Belissimo Flores
RS
46
7
38
Djalma Batista de Oliveira
GO
58
8
48
Giovani Dutra
RS
64
9
52
Guilherme Juliani Costa
PR
68
10
40
Rodrigo Binhara
PR
69
11
34
James Christopher Helmfelt Garcete
PR
76
12
43
Gerson Felipe Machado
MT
81
13
42
Lucas Carvalho
RJ
87
14
35
Richardson Robert de Souza Melo
PE
90
15

FISICULTURISMO CLÁSSICO ATÉ E INCLUINDO 180 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
61
Wander G. Silva
GO
9
1
55
Renan dos Santos Esposto
AM
14
2
53
Vinicius Ramos
SP
15
3
66
Alexandre Augusto Miranda da Silva
RJ
16
4
54
Conrado de Lima
RS
23
5
62
Leonardo Machado Simi
SP
52
6
60
Antônio Luis Silva Santana
RJ
56
7
58
Celson Nonato Cruz de Aquino Júnior
BA
64
8
65
Davi José Chagas do Rosário
RJ
73
9
56
Lourival José Ruckert
SC
73
10
63
Wescley Barbosa Alves
RN
76
11
59
Frank Miguel Teixeira
MG
86
12
64
Caio Santos Montenegro Rego
BA
90
13
51
Charleston Emilio Siqueira Braggio
ES
105
14


FISICULTURISMO CLÁSSICO ACIMA DE 180 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
84
Carlos William Haddade
MG
5
1
76
Dihogo Osmar de Jesus Rodrigues
MG
14
2
82
David Albert Menezes da Silva
PB
17
3
80
Rafael Barcellos
RJ
19
4
78
Paulo de Almeida Rechden
DF
24
5
68
Luiz Rodolfo Reinders Maidana Sabino da Silva
ES
25
6
77
Marcus Vinicius de Souza Santos
BA
52
7
67
Yesudian Yamada da Gama
PR
59
8
74
Alexsandro Rocha Lobo de Freitas
BA
61
9
83
Felipe Ramon Melo Marinho
BA
65
10
87
Thiago Duarte Vadesilho
RJ
70
11
79
Bruno Viguelis Castelani
SP
81
12
86
Devyson Nascimento Acioli Dias
PE
82
13
69
Washington Luiz de Oliveira Bentes
PA
83
14
72
Ary Pio Amaral Coelho Júnior
AM
95
15

FISICULTURISMO FEMININO ÚNICA
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
06
Selma Cristina de Miguel Labat
SP
5
1
03
Evelaine Rocha
DF
8
2
11
Ana Cláudia de Souza Macedo Pires
RJ
16
3
01
Claudete Santana da Silva
MT
20
4
05
Camila de Castro
SP
24
5
114
Ana Cristina Santos Queiroz da Silva
PR
30
6
10
Gilcilene Lopes Moreira
PR
59
7
12
Issis Fabiana Silvestre
ES
59
8
7
Licia Cerqueira Ferreira
PA
63
9
8
Maria Aparecida Rosendo Bradley
BA
78
10
2
Daniela Simões dos Santos Teixeira de Azevedo
SC
80
11
9
Camila de Cássia Bezerra
SP
105
12

WELLNESS FITNESS ATÉ E INCLUINDO 158 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
229
Aline Barreto
RJ
7
1
240
Dairla Mafra
BA
11
2
226
Mariane Reis
MG
17
3
218
Fernanda Karine
PR
21
4
221
Amanda Spadeto
ES
22
5
216
Sabrina Almeida
RS
22
6

WELLNESS FITNESS ATÉ E INCLUINDO 163 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
264
Kirley Suenia Gomes de Miranda de Souza
RJ
7
1
262
Keli Pires Torres
RJ
12
2
261
Aline Machado Galvão Bueno
RJ
16
3
252
Marina Almeida Torres
RS
23
4
248
Ana Etz
MG
23
5
257
Adriana Tigre
SP
24
6
242
Silvia Quadros de Oliveira
PR
57
7
254
Gabriella Alexandre de Oliveira
SP
59
8
253
Katia Juanita Marreiro Araujo de Souza
AM
62
9
256
Viviane Araujo de Medeiros
CE
67
10
245
Camila Proença de Lima
PR
69
11
251
Luise Garcia
RS
70
12
250
Jéssica Brum
SC
74
13
244
Marina Machado
SC
87
14
259
Luara Morais Morozesk
ES
88
15

WELLNESS FITNESS ATÉ E INCLUINDO 163 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
267
Angela Borges
SC
6
1
281
Kamyla Augusto Lopes
RJ
15
2
273
Roberta Ribeiro Zuniga
RJ
16
3
280
Tabata Rossini Couri
MG
17
4
266
Priscila Duarte
RJ
23
5
268
Emidiane Pinto Bezerra
AM
27
6
270
Lucilia Pereira Borges
DF
56
7
271
Andressa Pedroni
PR
58
8
274
Andressa Bueno Godoy
SP
60
9
292
Camila Terra Marczuk
RS
69
10
269
Jessica França S. Aguiar
BA
73
11
275
Kelly Karina da Silva
MT
73
12
279
Marcelle Cypriano
SP
86
13
278
Francine Martins Ribeiro
BA
88
14
277
Dalila Kindermann
SC
89
15

WELLNESS FITNESS ACIMA DE 167 CM
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
283
Jhey Endringrer
ES
12
1
294
Talita Fassarela
ES
13
2
296
Suzana Pereira Fernandes
RJ
14
3
293
Cintia Jane Macedo Melo
SP
20
4
290
Ariana Cristina A. Guia
MT
21
5
289
Karoline Soler
SP
24
6
272
Mariana Camilo dos Santos
RJ
49
7
295
Priscila Vale
PA
61
8
282
Juliana de Sousa Araujo
CE
62
9
276
Luiza Angela Fonseca Carvalho
MG
62
10
287
Daiani Chaves de Macedo
AM
70
11
286
Adria Mayara da Silva Rodrigues
AM
70
12
298
Vanessa Palotti Polizel
PR
87
13
288
Giuliana Gersia Gimenez Sena
PR
88
14

WELLNESS FITNESS MÁSTER ÚNICA
ATLETA
EST
PONTUAÇÃO
CLASSIF.
311
Sandra Regina Borges
GO
6
1
380
Renata Soton Ferreira Salles
RJ
15
2
303
Iane Lira dos Santos
AM
16
3
305
Gabriela da Silva Sales
AM
20
4
304
Marcela Muller Cordeiro Vianna
SP
24
5
307
Joanessa Lubian
PR
25
6
309
Carol Porcelli
SP
53
7
301
Flavia Baraky Tavares
MG
54
8
297
Fabiana Pauli Miranda
ES
59
9
249
Gilsilene Vaz
DF
60
10
315
Mari Ane Wrublewski
RS
67
11
291
Carina Blasczkievscki Feijó
RS
76
12
314
Roberta Nevex
SP
78
13
313
Kati Gless
RJ
80
14
316
Adriana Terezinha Ceccon
PA
92
15















Samantha Nunes Carneiro
BA
80
11




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro