Chocolate sem culpa

Benefícios à saúde: quanto mais escuro melhor

Chocolates amargos (com teor de cacau superior a 60%) contêm alguns dos mesmos nutrientes de folhas verde-escuras. São ricos em antioxidantes e também contêm fibras: uma porção de 38 g de chocolate amargo contém até 4 g de fibras. 
Eles também possuem antioxidantes e substâncias que causam sensação de felicidade e bem-estar.
Porém, todos esses benefícios não significam que podemos ou devemos comer chocolate na mesma quantidade de folhas verde-escuras, pois ao contrário das folhas, o chocolate está cheio de açúcar e gordura. 
Com moderação, entretanto, o chocolate é uma maneira saudável de satisfazer sua vontade de doces. O truque é dar preferência aos chocolates ricos em sólidos de cacau, ou seja, os amargos e meio-amargos, basta olhar na embalagem. Os chocolates amargos possuem menos açúcar e mais benefícios e você não precisa de tanto para ficar satisfeito, pois seu sabor é muito intenso e marcante. 
Uma dica é acompanhar o chocolate com frutas ou castanhas, para dar mais saciedade e agregar mais nutrientes.

Como armazenar
Todo chocolate deve ser armazenado bem fechado, em um local fresco e seco. Quando exposto a temperaturas elevadas, é comum surgir uma película esbranquiçada na superfície do chocolate, que nada mais é do que a sua gordura natural que aparece na superfície. Isso é mais comum de acontecer em chocolates ao leite. Umidade em excesso pode fazer com que se formem pequenos cristais de açúcar no chocolate. Nos dois casos, o chocolate continua próprio para ser consumido ou utilizado em preparações. 

Escolhendo chocolate

Amargo ou meio-amargo: Textura firme, demora mais a derreter na boca, sabor intenso de chocolate com notas de cereja, café e caramelo.

Ao leiteMais claro que o meio-amargo, com uma textura mais macia e cremosa e sabor mais suave.

Branco: Feito a partir da manteiga de cacau e não dos sólidos, não possui benefícios à saúde. A maioria dos conhecedores de chocolate não consideram o branco como chocolate de verdade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro