Entenda os diferentes tipos de metabolismo


Todas as funções vitais do corpo estão relacionadas ao metabolismo basal, entre eles estão: os batimentos cardíacos, a digestão, a função pulmonar e a contração muscular
Muitas pessoas vivem lutando contra a balança, algumas querem eliminar gordura extra e outras querem perdê-las totalmente para emagrecer. Porém, o metabolismo está relacionado a todas as funções vitais, ou seja, as nossas reações enzimáticas e não somente ao processo de emagrecimento. De acordo com a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, o metabolismo basal é a termogênese obrigatória, sendo assim, é a somatória de todo o calor produzido no organismo em estado de vigília e repouso na temperatura ambiente e em jejum de pelo menos 12 horas. “Se aplicarmos sobrecarga (alimentação, atividade física e práticas do dia a dia) ao metabolismo basal, iremos obter o metabolismo energético”,explica Patrícia.
O metabolismo, segundo a especialista também pode ser entendido como toda reação bioquímica que ocorre no interior da célula, gerando calor. A velocidade do metabolismo varia de uma pessoa para outra devido à influência da idade, gênero, composição corporal (peso, estatura, massa muscular e massa magra), nível de atividade física e hábito alimentares.
Anabolismo e catabolismo
São duas funções que fazem parte do metabolismo. O anabolismo é fundamental para reparar danos celulares e, refere-se à síntese de compostos orgânicos estruturais (proteínas de membranas), enzimas e hormônios. Já o catabolismo degrada as substâncias orgânicas para gerar energia (ATP), o que gera energia para a sobrevivência dos batimentos cardíacos, da respiração e contração muscular.
Diferença no metabolismo de homens e mulheres
Segundo a nutricionista Patrícia Cruz a taxa metabólica basal é levemente maior no sexo masculino. “Isso ocorre devido aos hormônios sexuais androgênicos que estimulam os processos metabólicos mais intensamente que os estrogênicos que estão presentes nas mulheres”, explica a especialista.
A idade e a influência do metabolismo
A idade possui grande influência sobre o metabolismo. Há crianças que apresentam taxas metabólicas bem maiores que os adultos e estes maiores que os idosos. Umas das explicações para isso é a depressão da glândula tireoidiana que ocorre ao longo dos anos de vida, diminuindo a taxa metabólica e, também, as alterações hormonais de composição corporal: estilo de vida (hábitos alimentares, prática de atividade física), utilização de medicação.
Entre 20 e 30 anos, os hormônios em ambos os gêneros estão mais ativos. A mulher está em idade fértil, ou seja, há mais massa muscular, menos tecido adiposo e prática de atividade física. Ao chegar aos 40 anos, inicia as alterações hormonais, principalmente na mulher, mudança na composição corporal, perda de massa muscular, ganho de tecido adiposo, hormônios irregulares e climatério. No homem, essas mudanças também ocorrem, porém, após os 50 anos há a menopausa e a andropausa, massa muscular diminuta, associada à depressão da glândula tireoidiana que ocorre ao longo da fase adulta.
Alimentação e metabolismo 
O hábito alimentar irregular sempre falará mais alto no insucesso da redução de peso. “Não há pessoas com metabolismo lento, há pessoas com o metabolismo próprio de cada corpo, de acordo com o peso, estatura e idade. Portanto, não deve ser considerado como lento”, informa Patrícia Cruz. A obesidade, por exemplo, é uma doença complexa com múltiplos fatores causais relacionados a genética, estilo de vida e o emocional. Sendo assim, não existe metabolismo “mais lento”.
De acordo com a nutricionista, o ideal é aprender a fazer escolhas alimentares mais adequadas que consequentemente reduzam o peso. “Algumas práticas como regularizar o horário de acordar e dormir, manter as refeições no mesmo horário e manter uma rotina de atividade física auxilia no equilíbrio do metabolismo”, expõe a especialista Patrícia Cruz.
Mais sobre Patrícia Cruz: Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Cruz, faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Ela é especialista sobre nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?