Consumo diário de ômega 3 é incluído nas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia


Aterosclerose causa obstrução do fluxo sanguíneo e pode trazer graves complicações de saúde. Documento publicado em agosto deste ano reconhece a atividade cardioprotetora do ômega-3

O ômega 3 é um aliado da saúde do coração e a cada dia a medicina revela as funções cardioprotetoras desse importante nutriente. A nova Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, publicada em agosto de 2017 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), informa que o consumo diário de ômega 3 de qualidade é um fator importante auxiliar na prevenção da aterosclerose.  

De acordo com a SBC, os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 exercem sua atividade cardioprotetora por meio da diminuição da lipogênese hepática e da LPL, contribuindo de forma significativa para a redução dos triglicerídeos.  

“O ômega 3 é considerado como adjuvante no tratamento da hipertrigliceridemia (nível elevado de triglicérides no sangue). A ingestão de ômega 3 (EPA e DHA) entre 2 a 4 g ao dia, pode reduzir a concentração dos triglicérides no sangue em até 25 a 30%, segundo a diretriz publicada. Já para as pessoas levemente hiperlipidêmicas ou limítrofes, doses de 1,5 g por dia auxiliam na redução entre 2 e 51% nos níveis de triglicérides, comenta a Dra. Maria Inês Harris, consultora científica da Biobalance. 

O que é a aterosclerose - É o acúmulo de placas lipídicas nas paredes das artérias, causando obstrução do fluxo sanguíneo. As placas podem se romper e provocar oclusão aguda da artéria por meio de coágulos. Em geral, a aterosclerose não apresenta sintomas até a ruptura das placas ou quando o acúmulo é grave o suficiente para obstruir o fluxo sanguíneo. Um acidente vascular cerebral pode ser o primeiro sintoma de aterosclerose carotídea. Para diagnosticá-la, é necessário consultar o cardiologista. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?