31 de Agosto: Dia do Nutricionista

Data ganha ainda mais relevância dentro de um cenário em que as pessoas buscam, cada vez mais, ter um estilo de vida saudável

Criado para homenagear os profissionais que se dedicam a promover a qualidade de vida e a educação alimentar, o Dia do Nutricionista é comemorado nesta quinta-feira (31/08). A data ganha ainda mais relevância dentro de um cenário em que as pessoas buscam, cada vez mais, ter um estilo de vida saudável, principalmente por conta do aumento do sobrepeso e da obesidade no Brasil. Apenas para se ter uma ideia, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge 20% das pessoas adultas.

Os dados, divulgados em janeiro de 2017, são oriundos do relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Segundo o documento, o sobrepeso em adultos passou de 51,1% em 2010, para 54,1% em 2014. Já a obesidade passou de 17,8% para 20% no mesmo comparativo.
Esses números preocupantes acabam motivando muita gente a mudar os hábitos alimentares. No entanto, é preciso ter cuidado, visto que realizar alterações na alimentação por conta própria pode colocar a saúde em risco e trazer complicações. “A iniciativa é louvável, porém qualquer dieta, seja para perder peso ou ganhar massa muscular, precisa ter a chancela e o acompanhamento do nutricionista para que a mesma tenha o efeito desejado, sem que déficits nutricionais sejam desenvolvidos”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, indústria alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.

O nutricionista fornece a devida orientação para o indivíduo atingir os seus respectivos objetivos, sempre desenvolvendo planos de refeições e educação sobre o controle de porções. “Cada metabolismo possui sua especificidade, portanto, a conduta alimentar varia de pessoa para pessoa. É preciso sempre levar em conta variáveis como idade, disponibilidade para prática de exercícios físicos, intolerâncias e alergias”, pontua Cyntia.

Com esse auxílio, é possível amenizar problemas e manter a saúde, o bem-estar e o humor em dia, além de prevenir futuras doenças. “Atualmente, o nutricionista é visto como um profissional de saúde completo e quanto mais próximo da população ele estiver, mais efetiva será sua atuação e mais expressivo o impacto em nível de saúde no Brasil”, conclui a nutricionista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro