Instagram

Seguir por Email

segunda-feira, 13 de março de 2017

Quantas calorias gastamos correndo?


*Por Dr. Turíbio Leite de Barros Neto 

          O gasto calórico nas diferentes atividades é um dos indicadores mais importantes da efetividade dos exercícios. Sua estimativa, quando feita com precisão adequada, fornece uma importante informação para a adequação da dieta, programas de perda de peso, além de quantificar a intensidade do exercício.

           Na Medicina do Trabalho, a mensuração do gasto calórico propicia a adequação da jornada, o número de pausas e a caracterização do grau de tolerância do trabalhador.

           A estimativa do gasto calórico da corrida já se tornou um hábito entre os corredores, e as esteiras rolantes mais modernas mostram no painel o gasto calórico aproximado para diferentes velocidades.

           O princípio fisiológico deste cálculo são padrões de referência da medida do consumo de oxigênio da corrida. O consumo de oxigênio reflete diretamente a produção de energia, ou seja, o gasto calórico. Quando consumimos 1 litro de oxigênio para “queimar” nossos substratos energéticos (principalmente gordura e carboidrato) produzimos cerca de 5 calorias.

           Quando corremos multiplicamos nosso consumo de oxigênio de repouso que é denominado MET. Este consumo é constante e equivale a 3,5 ml de oxigênio por quilo de peso corporal por minuto. Existe uma estimativa muito adequada de considerar que para cada km/h de velocidade de corrida gastamos 1 MET. Assim, quando corremos a 10 km/h de velocidade, o consumo de oxigênio é 10 vezes o repouso, ou seja, 10 MET.

            Para simplificar podemos usar uma regra prática que calcula quantas calorias por minuto estamos gastando ao correr, introduzindo duas variáveis: velocidade de corrida e peso corporal.  Com uma calculadora, faça o seguinte cálculo: GASTO CALÓRICO EM CALORIAS/ MIN = VELOCIDADE(KM/H) X PESO (Kg) x 0,0175.

            Para dar um exemplo, um indivíduo de 78 kg, correndo à uma velocidade de 8 km/h estará gastando:  8 x 78 x 0,0175 = 10,92 calorias por minuto. Uma corrida de 1 hora nesta velocidade terá portanto gastado 10,92 x 60 min = 637,2 calorias.

            É importante ressaltar que este cálculo é válido para a corrida no plano. Qualquer aclive ou declive no percurso altera este valor.
            Para quem costuma percorrer uma certa distância em cada treino, o cálculo do tempo permite a estimativa da velocidade média desenvolvida e assim fazer o cálculo do gasto calórico conforme a fórmula acima.

*Dr. Turíbio Leite de Barros é diretor e conselheiro científico da Midway Labs, marca internacional especializada em suplementos alimentares. O médico é Master PHD em fisiologia do exercício e membro do American College of Sports Medicine. Entre suas principais atividades, destaca-se a idealização do Centro de Fisiologia do Exercício do São Paulo Futebol Clube e a criação do Centro de Medicina Esportiva da UNIFESP – CEMAFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário