HCor promove curso de primeiros socorros e treinamento em parada cardíaca para público leigo


O treinamento vai orientar como se identifica uma vítima em parada cardiorrespiratória, além de manusear adequadamente o DEA (Desfibrilador Externo Automático), em situação de emergência

A cada um minuto e meio uma pessoa morre por doença cardiovascular e, a cada ano, cerca de 400 mil pessoas morrem de infarto no Brasil. As chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando alguém apto reconhece os sintomas, pede socorro ao serviço adequado (SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ou corpo de bombeiros e, principalmente, inicia as compressões torácicas (RCP - Reanimação Cardiopulmonar).

As situações de emergência podem ocorrer em qualquer lugar e com qualquer pessoa. E diante de uma parada cardiorrespiratória o que fazer e como agir? Pensando nisso, o HCor (Hospital do Coração), por meio do seu Instituto de Ensino, promove, no próximo dia 18 de março, um curso de primeiros socorros e treinamento em parada cardíaca. Idealizado pela AHA (American Heart Association) e destinado ao público leigo, o treinamento tem o objetivo de reduzir o número de óbitos decorrentes de eventos de emergências e ensina como enfrentar enfermidades e lesões nos primeiros minutos até a chegada da ajuda profissional. 

De acordo com a gerente de ensino do Instituto de Ensino do HCor, Maressa Ribeiro, o curso vai ensinar habilidades e noções básicas de primeiros socorros, atuação em emergências médicas (por ferimentos e relacionadas ao meio ambiente). “Durante o curso, os profissionais do Instituto de Ensino ensinarão o manuseio adequado do DEA (Desfibrilador Externo Automático), em situação de emergência com base em diretrizes internacionais da AHA (American Heart Association). O treinamento é rápido e vai orientar como se identifica uma vítima em parada cardiorrespiratória. Este aprendizado pode ser utilizado no futuro e fazer toda a diferença no auxílio a uma vítima”, esclarece Maressa Ribeiro.

DEA (Desfibrilador Externo Automático): você sabia que em locais de trabalho com concentração acima de mil pessoas ou circulação média diária de 3 mil ou mais pessoas como aeroportos, shopping centers, estádio de futebol, hotéis, casas de espetáculos, academias, clubes, entre outros é obrigatório manter, em suas dependências, o aparelho desfibrilador externo automático? Mas o que adianta ter o equipamento se não souber utilizá-lo em casos de emergência?

“Por isso, o público leigo pode contar com os cursos ministrados no Instituto de Ensino do HCor. Além do uso do DEA, as pessoas vão aprender compressões torácicas, além de técnicas de primeiros socorros em casos de dificuldades respiratórias, obstruções de vias áreas, reações alérgicas graves, ataque cardíaco, convulsões, choques, sangramentos visíveis e oculto, fraturas ósseas, queimaduras, intoxicação, mordidas e picadas, entre outros”, explica a gerente do Instituto de Ensino do HCor.

Massagem cardíaca pode salvar uma vida: a massagem cardíaca pode salvar a vida de uma vítima que aguarda ajuda médica. O procedimento pode ser aplicado por qualquer pessoa, mas nem por isso deve ser feito de qualquer maneira. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU -  192) explica qual é o passo a passo. “A massagem cardíaca deve ser feita num ritmo de 100 a 120 compressões por minuto (ou no mínimo 100 compressões por minuto). É uma técnica cansativa porque precisa de repetição. Portanto, a pessoa que faz a massagem tem que aguentar e não desistir até a chegada do socorro”, orienta.

Como fazer a massagem cardíaca?
Verifique se o local é seguro
Se a vítima não responder chame o serviço de emergência (192 ou 193)
Mantenha a vítima deitada no chão
Ajoelhe-se ao lado dela
Sobreponha as mãos e posicione-as em cima do osso do peito da vítima
Mantenha os braços esticados (nunca dobre os cotovelos)
Inicie a compressão do peito da vítima. Comprimir até uma profundidade de pelo menos cinco centímetros e permitir o retorno do tórax a cada compressão
Faça no mínimo 100 compressões por minuto
Minimizar as interrupções nas compressões
Realize compressões até a chegada do SAMU

Anote na agenda:
Curso de primeiros socorros e treinamento em parada cardíaca
Data: 18/03 (sábado)
Local: HCor (Hospital do Coração)
R: Abrão Dib, 40 - Paraíso
Horário: às 8h
Telefone: (11) 3053-6611 ramais 3365/3366 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro