Nutricionista dá dicas para aproveitar o carnaval de forma saudável


Reforçar a hidratação e consumir carboidratos são iniciativas fundamentais para ter energia e aproveitar a folia sem comprometer o bem-estar; Pular refeições, ingerir alimentos calóricos ou gordurosos, não beber água e exagerar na bebida alcoólica são alguns fatores que podem prejudicar a saúde

O carnaval está chegando e, para cair na folia com muita energia, alguns cuidados nutricionais são necessários. Qualquer descuido, principalmente com a alimentação, pode acabar com a festa ou gerar inúmeras consequências quando a folia acabar. Durante este período as pessoas normalmente cometem muitos excessos. Por isso é importante ter cuidados redobrados com a alimentação e se hidratar para garantir o bem-estar durante todo o período de carnaval.

O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e, como consequência, o corpo perde muita água se não estiver hidratado e o consumo de bebidas alcoólicas for excessivo. Algumas pessoas podem sentir indisposição para comer no carnaval, devido à temperatura elevada. Esse incômodo também pode ser resultado de uma alimentação inadequada, pular refeições, ingerir alimentos calóricos ou gordurosos e não beber água durante o dia.

Nos dias de carnaval os foliões tem um gasto energético elevado. “Portanto é importante não deixar de repor essa energia consumindo em todas as refeições, alimentos ricos em carboidratos como: arroz, macarrão, batata, pão, cereais e outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade.É preciso repor também o líquido perdido na transpiração, onde são eliminados sais minerais importantes para o organismo e que devem ser repostos”, esclarece a gerente do Serviço de Nutrição do HCor (Hospital do Coração), Rosana Perim.

Segundo a nutricionista, o álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água gelada e nunca com o estômago vazio para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, visão turva e mal-estar). “As bebidas alcoólicas em geral podem desidratar, por isso, o ideal é intercalar com líquidos não alcoólicos. Quando a atividade física é intensa são eliminados líquidos e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso é importante o consumo de isotônicos que repõem de forma rápida estes minerais e o líquido no organismo”, explica.

Antes de cair na folia é muito importante cuidar do corpo de maneira geral. O ideal é fazer alongamentos, alimentar-se corretamente e abusar da hidratação para garantir um ótimo carnaval.

Para ajudar os foliões, a nutricionista do HCor dá algumas dicas importantes de alimentação saudável e hidratação:

-Faça todas as refeições durante o dia

-Evite alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos. Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de serem digeridas

-Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais

-Sobremesas refrescantes são ótimas opções. Prefira sempre frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas

-Beba de 2 a 3 litros de água diariamente, consuma também sucos de frutas, água de coco e isotônicos, antes, durante e depois da folia

-Cuidado com os alimentos vendidos pelos ambulantes. Muitos deles são expostos a temperaturas inadequadas para sua conservação, provocando o aparecimento de bactérias que causam intoxicação alimentar. Sanduíches naturais com ovos e maionese devem ser evitados. Prefira somente aqueles que estiverem sob refrigeração

-Prefira os sanduíches naturais com diversos tipos de pães (aveia, centeio, trigo, multigrãos), recheados com peito de peru, frango, atum, sardinha, rosbife, queijo branco, ricota, queijo cottage, tofu, além de hortaliças e legumes (folhas em geral, cenoura e beterraba ralada, tomate e outros).

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