Dieta de olho na folia: como garantir energia nesse Carnaval


Um dos feriados mais aguardados do ano está chegando e são vários os preparativos para os dias de festa. Muitos pretendem viajar, outros vão para os desfiles das escolas de samba e há ainda aqueles que preferem os blocos de rua, porém, nessa época, o que todos querem mesmo é estar com a saúde em dia para aproveitar o carnaval ao máximo e com o corpo em forma para arrasar na folia.

Com o verão, sol, praia, férias e festas de fim de ano, boa parte das pessoas não se alimenta adequadamente e acaba adquirindo uns quilinhos indesejáveis, o que faz com que a busca por academias, clínicas estéticas e lojas de suplementos subam consideravelmente, afinal, todos querem entrar naquela fantasia maravilhosa que compraram especialmente para a data.

A boa notícia é que existem alguns alimentos naturais que podem auxiliar nesse processo e salvar os brasileiros que fazem jus à fama de deixar tudo para última hora. A poucos dias do carnaval ainda é possível adotar um cardápio funcional que vai potencializar a beleza e o bem-estar sem deixar a saúde em segundo plano.

Enxugar a silhueta sem correr riscos

Indiscutivelmente, emagrecer com saúde requer muita dedicação e paciência. Dietas extremamente restritivas, onde se elimina determinado alimento ou, até mesmo, um grupo alimentar inteiro podem até fazer com que alguns centímetros da cintura diminuam em poucos dias, porém, nem sempre essa perda é de gordura. A nutricionista Sinara Menezes alerta que essa medida, além de ilusória é arriscada "Em geral, essa perda será de líquidos e não propriamente de gorduras. Abrir mão de alimentos essenciais, como os carboidratos, por exemplo, pode até levar a uma sensação de perda de peso, mas esse falso emagrecimento ocorrerá em detrimento da saúde, uma vez que esses alimentos são essenciais para o corpo. Ainda mais nesta época, onde as pessoas gastam mais energia pulando o Carnaval”. A profissiona l enfatiza que é preciso muito cuidado com as fórmulas milagrosas para emagrecer rapidamente, pois, em geral, elas não levam em conta o estado nutricional do indivíduo.

Ainda assim, isso não significa que não seja possível dar uma enxugada na silhueta a poucas semanas da folia: se essa preocupação acabou ficando para a última hora, o folião pode aproveitar esse evento para estimular uma mudança de hábitos e ainda fazer bonito na avenida. “Eliminar gradativamente o açúcar, investir em alimentos funcionais, e estimular bons hábitos como hidratar-se adequadamente e começar a praticar uma atividade física regular. Essas atitudes, além de motivarem a uma rotina mais saudável, ajudarão a limpar o organismo, reduzir o inchaço, queimar calorias e, ainda, preparar para a folia.” Diante disso, veja quais são os grandes aliados da dieta e da saúde que podem fazer com que a festa seja mais bonita e, principalmente, mais divertida para você.

Alimentos funcionais para turbinar o metabolismo

Existem alguns alimentos que se destacam por oferecer diversos benefícios a saúde além das funções nutricionais básicas. São chamados de funcionais por promoverem uma melhora da saúde e diminuírem o risco de determinadas doenças, inclusive as crônicas. Mas para obter esses benefícios é preciso incluí-los na dieta e consumi-los regularmente. Esse é o caso do feijão branco, por exemplo. De acordo com a nutricionista Sinara Menezes o grão, além de ser um promotor de saúde também é um poderoso aliado para quem deseja perder peso.

O feijão branco é fonte de uma substância chamada faseolamina, proteína capaz de reduzir a absorção dos carboidratos no organismo: Ela age diminuindo significativamente a assimilação do amido ingerido por meio da inibição de enzimas que o convertem em glicose, dessa forma, a capacidade do organismo em absorver o amido é afetada, e, ao invés do carboidrato ser absorvido totalmente, boa parte é eliminada pelas fezes, o que contribui para o emagrecimento” – explica a profissional.

No entanto, segundo Menezes, a faseolamina se perde quando o feijão branco é cozido, portanto, a melhor opção para aproveitar todos os seus benefícios é consumi-lo através do extrato obtido a partir do feijão cru, como cápsulas ou a própria farinha do grão: "A farinha de feijão branco é rica em fibras e, além de aumentar a saciedade, ela também é capaz de manter o estômago cheio por mais tempo, formando um gel no bolo alimentar que torna a absorção da glicose e do colesterol mais lenta. Ela pode ser adicionada a água ou sucos para a ingestão, porém, como seu gosto não é muito agradável ao paladar, a maioria das pessoas preferem as capsulas, que são mai s práticas e vem na dosagem certa".

O poder dos termogênicos

Todos os alimentos necessitam de energia para serem metabolizados, porém há alguns que se destacam, pois, as substâncias termogênicas presentes em suas composições aumentam a temperatura do corpo e demandam mais energia na digestão, induzindo o metabolismo a trabalhar num ritmo acelerado e aumentar a queima de gorduras para estabilizar a temperatura interna.

O cafezinho de todo dia

Boa parte dos brasileiros são amantes da bebida que já foi responsável por conduzir a economia do país, e não abrem mão daquela xicara de café logo pela manhã. E ao contrário do que muitos pensavam, estudos apontam que seu consumo regular não está relacionado a doenças cardíacas, podendo até mesmo beneficiar a saúde. Seu poder termogênico é capaz de acelerar o metabolismo e potencializar a dieta e seu efeito estimulante aumenta a disposição para malhar e ainda auxilia na queima de gorduras, por isso o nutriente tem se tornado cada vez mais popular para a perda de peso.

Café verde

Esta versão do café, conhecida também como green cofee, se destaca pela fabricação, pois, ao contrário do grão tradicional que estamos acostumados, ela não passa pelo processo de torrefação, que serve apenas para amenizar o gosto amargo da bebida e conferir mais prazer ao paladar. Portanto seus principais nutrientes como a cafeína, os antioxidantes e o ácido clorogênico – substância que estimula neurotransmissores e favorece a quebra do tecido de gordura – são preservados em maior quantidade, o que potencializa seu efeito termogênico e mantém seus benefícios numa taxa muito mais elevada do que no café preto.

Chá verde

Rico em antioxidantes, esse chá poderoso já superou a fase do modismo e mostrou a que veio. Além de combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento celular ele ainda auxilia no emagrecimento e garante mais energia e disposição devido a sua alta concentração de cafeína e catequina, substâncias capazes de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico, além de facilitar a digestão e ajudar a regular o intestino. O chá, proveniente de uma planta chamada Camellia sinensis, é considerado um dos melhores termogênicos naturais e tem uma ação estimulante sobre todos os órgãos do corpo, além disso também possui funções diuréticas que reduzem o inchaço do corpo combatendo a retenção de líquidos. Ele pode ser encontrado em pó solúvel, sachê ou cápsulas.

Fuja das bombas calóricas

Muitos alimentos energéticos carregam em sua composição uma grande quantidade de calorias capazes de sabotar a dieta e não só dificultar o emagrecimento como também favorecer o aumento do peso. O açaí é um exemplo disso, pois, para ser vendido, o fruto é transformado em polpa e adicionado de xarope de guaraná, o que o torna altamente calórico. Para se ter ideia, a cada 100 gramas do fruto in natura há cerca de 65 calorias e menos de 2 gramas de carboidratos, já o alimento processado salta para cerca de 160 calorias e mais de 20 gramas de carboidratos na mesma porção graças ao ingrediente usado para adoçá-lo.

O fruto, que é encontrado tipicamente na região Norte do Brasil, é altamente benéfico à saúde antes de ser processado, pois é energético, rico em fibras e gorduras boas, no entanto, fora da região de cultivo é muito difícil encontra-lo da forma natural, e a maioria das pessoas só tem acesso à polpa industrializada, portanto “o que deveria ser saudável acaba, muitas vezes, sendo prejudicial à saúde e a dieta. Além disso o açaí geralmente é consumido com acompanhamentos como banana, granola, mel, paçoca e até mesmo leite condensado, elevando ainda mais seu valor calórico e índice glicêmico” – explica a nutricionista.

Depois da folia: dicas e cuidados

Durante o carnaval há várias festas, desfiles e blocos de rua, isso faz com que boa parte das pessoas passem longas horas sem se alimentar adequadamente ou consumam alimentos hipercalóricos. Outro fator agravante é o álcool. Bebidas alcoólicas costumam ser consumidas demasiadamente, o que sabota tanto a dieta quanto a saúde. Para manter a disposição durante o feriado e não colocar todo o esforço feito a perder, além de moderação, é preciso se atentar a alguns cuidados básicos que podem fazer a diferença e garantir o melhor proveito da festa:

Hidratação: beber bastante água é extremamente importante, especialmente para aqueles que pretendem consumir alguma bebida alcoólica. Além de manter o corpo hidratado diante das altas temperaturas do verão, ela ainda evita aquela ressaca indesejada no dia seguinte e garante energia para voltar ao trabalho depois da quarta-feira de cinzas;

Frutas: optar pelas frutas durante a folia não só é uma opção mais saudável como também é mais prático e seguro. Dentre a variedade delas disponíveis na estação, há muitas que podem ser armazenadas e conduzidas facilmente na bolsa e evitam o consumo de alimentos gordurosos que são vendidos nas ruas e expostos ao sol e condições de higiene, muitas vezes, duvidosas.

Chás: após o carnaval, para continuar com o corpo sequinho e a saúde em dia, é ideal o consumo de chás. Muitos possuem propriedades diuréticas, que combatem a retenção de líquidos, e componentes antioxidantes que protegem as células saldáveis do organismo.

Cardápio balanceado: para prolongar os resultados da dieta e aumentar a resistência física, é fundamental investir na saúde do organismo através de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Para isso o ideal é consultar um nutricionista, que pode avaliar qual o melhor plano alimentar para as necessidades individuais de cada pessoa.

Fonte: Nature Center

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro