Três motivos para incluir a Chia na dieta


               Rica em nutrientes, a semente é alternativa para uma alimentação saudável 
            Nativa da Guatemala e da região central do México, a Chia é uma semente rica em vitaminas e proteínas que, se consumida diariamente, pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Fonte nutritiva, foi usada por muito tempo por astecas que levavam grandes quantidades da semente para seu sustento durante os períodos de viagens e guerras. Isso porque uma pequena quantidade de chia era capaz de sustentar os guerreiros por um dia inteiro.
            Já bastante popular no Brasil, a chia é parte da dieta de quem procura por uma vida mais saudável. Um dos motivos destacados para seu consumo diário é a facilidade na forma de consumir; é possível incluir a semente em qualquer receita: desde bolos até sobremesas. "Uma boa ideia é consumir a chia misturada no iogurte, no leite ou no suco. 


Mas ela tem inúmeras possibilidades já que não tem gosto nem cheiro marcantes. Pode ser incluída em bolos, biscoitos, salada, entre muitas outras combinações", explica Maria Laura Álvares Lobo, farmacêutica responsável da Meissen - empresa de produtos naturais. "A única proibição é consumir a Chia sozinha porque é uma semente que absorve muita água do organismo, o que pode trazer malefícios à saúde", comenta.
Entre os principais motivos para incluir a Chia na dieta estão:
           
1. Rica em proteínas, cálcio, vitaminas e ômega 3
Apesar de muito pequena, a Chia é uma semente rica em diversas vitaminas, cálcio, minerais, fibras e ômega 3. A cada 20 g, possui 4 g de proteína vegetal. Portanto, é uma excelente fonte saudável para o organismo e um balanço para auxiliar aquelas pessoas que não possuem dietas tão regradas.
 
 
2. Provoca saciedade
Se a ideia é diminuir a quantidade de alimento ingerido, a Chia também pode auxiliar. Isso porque, em virtude do seu alto valor nutritivo, a semente - se consumida adequadamente - provoca uma sensação de saciedade, permitindo desta forma que a pessoa consuma menor quantidade de outros alimentos ou consiga espaçar de forma adequada as refeições.


3. Auxilia na saúde intestinal
Por ser fonte de fibras, a Chia auxilia no funcionamento geral do organismo e facilita a atividade do intestino, o que traz muitos benefícios à saúde e ao bem-estar.
 
            De acordo com Maria Laura, incluir a Chia na alimentação é fácil e só tem a trazer benefícios. Para seu melhor aproveitamento, o ideal é consumir 20 g por dia - o equivalente a 2 colheres de sopa. "Também sempre indico incluir a Chia em duas refeições, se possível, 10 g pela manhã e 10 g à noite para o melhor aproveitamento no organismo", finaliza.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gosta de abacaxi? Saiba quais são os benefícios da fruta para o organismo

A vida pede atitude. Movimente-se