Especialista dá dicas de como evitar os quilinhos a mais nas Festas de fim de ano



Resultado de imagem para guloseimas de natal

Dezembro chegou e com ele vem as confraternizações, quando nos deparamos com os alimentos mais calóricos, típicos dessa época. Momento em que reunimos familiares e amigos queridos para apreciar a Ceia, repleta daquelas gostosuras que não comemos durante todo o ano e que nos remetem às boas lembranças da infância.

Segundo a endocrinologista Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, quem tem disciplina e foco nos cuidados com a saúde o ano inteiro, pode aproveitar esse momento sem culpa. “Mas não podemos baixar a guarda e é preciso sim ter atenção nas escolhas para evitar os quilinhos indesejáveis a mais”.

E para não colocar a sua saúde e a boa forma em risco, a especialista separou algumas dicas para driblar tantas tentações. São elas:

• As bebidas das confraternizações costumam ser muito calóricas. Então tenha sempre em mãos um copo de água ou limonada para matar a sede e acompanhar a comida ou petiscos. E deixe o refrigerante e as bebidas alcoólicas apenas para o brinde.

• Se você for receber em casa, faça aperitivos light, equilibrando as calorias dos pratos principais e doces. Sugestões:
- Espetinhos com tomate cereja, intercalando com mussarela de búfala e rodelas de abobrinha;
- Palitos de cenoura, pepino e salsão servidos com homus ou coalhada seca;
- Biscoitos de arroz integral com pasta de berinjela;
- Damascos secos recheados com cream cheese.

• Nunca chegue ao evento com fome! Antes de sair de casa, tome um prato de sopa de legumes ou coma 1 fruta com iogurte. Assim, você não vai chegar morrendo de fome e  vai conseguir fazer melhores escolhas e consumir porções menores;

• Para as refeições principais prefira as carnes magras como peru, chester, frango ou peixe;

• Inicie a refeição sempre pela salada de folhas, por ser rica em fibras proporcionará maior saciedade;

• E quanto às irresistíveis sobremesas, primeiro veja todas as opções antes de se servir. Escolha a que mais te agrada e se for mais de uma opção que te agrade pegue uma porção pequena de cada uma.

Para deixar sua ceia mais light, a especialista separou três receitinhas que vão deixar seus convidados com água na boca.

 SALPICÃO DE FRANGO AO CURRY Ingredientes

2 peitos de frango com pele e osso
2 cebolas raladas
2 dentes de alho picados
¾ xícara (chá) de azeite extravirgem 
1 xícara (chá) de água 
1 folha de louro 
1 pitada de noz-moscada 
1 pitada de tomilho 
1 colher (sopa) de salsinha picada
suco de 1 limão 

 

Modo de Preparo:

Numa tigela grande, junte o frango, o sal e o suco de limão. Deixe marinar por 30 minutos.Aqueça o azeite em uma panela de pressão e acrescente as cebolas raladas, o alho picado e os peitos de frango. Refogue até dourar ligeiramente. Cubra com água e adicione o louro, a noz-moscada e o tomilho. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 30 minutos e desligue. Aguarde sair toda a pressão, abra a panela e descarte a água. Volte a tampar a panela e, segurando com cuidado, agite-a com firmeza, para que o frango desfie. Abra a panela e retire os ossos e a pele do frango, que já estará pronto.

 

PARA A SALADA E O MOLHO

Ingredientes

2 copos de iogurte natural 
1/4 de xícara (chá) de azeite 
1 colher (sopa) de curry em pó
5 mini-maçãs do tipo Fuji
2 talos de salsão 
1/3 de xícara (chá) de uvas-passas brancas
2 limões 
1 punhado de salsinha lisa fresca
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
nozes picadas para decorar

 

Modo de Preparo: Numa tigelinha, hidrate as uvas-passas com 2 colheres (sopa) do caldinho de frango formado na assadeira. Numa tigela, misture o iogurte natural, o azeite e o curry. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Sob água corrente, lave bem as maçãs e os talos de salsão. Lave também as folhas de salsinha. Passe as maçãs inteiras (em pé) no mandolim para cortá-las em rodelas finas. Corte também os talos de salsão em fatias finas, na diagonal (no mandolim). Pique fino o punhado de salsinha, reservando algumas folhas inteiras para decorar. Num prato fundo, esprema os limões. Molhe as rodelas de maçã dos dois lados com o suco e transfira para outro recipiente. Numa travessa grande e bonita, disponha em escamas as rodelas de maçã, até formar um circulo. Misture o restante das maçãs, o salsão, a salsinha picada, as uvas-passas hidratadas e o frango desfiado com o molho de iogurte preparado. No centro do círculo de maçãs, disponha o salpicão. Salpique com as nozes e as folhas de salsinha. Sirva a seguir ou leve à geladeira.

 


SALADA DE AGRIÃO COM MANDIOQUINHA E FIGO

Ingredientes

1 mandioquinha (batata-baroa) cozida e cortada em rodelas
2 figos frescos cortados em quartos
½ maço de agrião baby
¼ xícara (chá) de castanhas-de-caju torrada sem sal picadas
¼  xícara (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de mel 
azeite extravirgem a gosto
sal rosa e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

 

Modo de Preparo: Numa panela pequena, coloque o vinagre balsâmico e leve ao fogo médio. Assim que ferver, junte o mel, misture e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até engrossar. Transfira para uma molheira. Forre uma travessa com o agrião. Disponha, entre as folhas, as rodelas de mandioquinha e os quartos de figo. Regue com o molho e azeite a gosto. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Salpique as castanhas picadas e sirva a seguir.



GRANITA DE FRAMBOESA COM ERVA-CIDREIRA
Ingredientes
1 maço pequeno de erva cidreira ou capim santo
½ kg de framboesa congelada
½ xícara (chá) de açúcar demerara
3 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo: Lave as folhas de erva-cidreira, retire as partes mais duras e pique-as grosseiramente. Coloque em uma panela com 1 litro de água e leve ao fogo por 15 minutos ou até obter uma infusão com cor e aroma bem acentuados. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Coe a infusão numa peneira de malha fina e reserve. Coloque a framboesa no liquidificador e bata até obter um purê homogêneo. Despeje sobre a infusão de erva-cidreira e misture o açúcar e suco de limão. Coloque a mistura numa assadeira de 23 x 33 cm e cubra com filme plástico. Leve ao congelador pó 5 horas ou até a granita ficar firme. No momento de servir, raspe a granita com uma colher ou boleador de sorvete e disponha-a em taças resfriadas.



Dra. Alessandra Rascovski  - Endocrinologista, formação Médica e Doutorado em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP; Médica fundadora do Ambulatório Clínico de Obesidade mórbida do Hospital das Clínicas de medicina da USP; Especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade (ABESO); Especialista certificada em medicina mente-corpo e gerenciamento do Stress pela Harvard Medical School - Mind Body Institute e pela “International Stress Management Association no Brasil”. Vencedora do Prêmio Análise Medicina “Endocrinologia e Metabologia” em 2008/2009/2012/2013. Atual diretora da Equare, em São Paulo, centro especializado em estilo de vida com foco em medicina integrativa e atendimento multidisciplinar. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro