Dicas para uma ceia de Natal mais saudável



O Natal está chegando e as guloseimas de fim de ano também. Mas, para quem não quer abusar nesta época e sair da dieta, é possível preparar uma ceia natalina mais saudável e saborosa, substituindo ingredientes tradicionais por opções menos calóricas e com menor teor de açúcar e sódio.

As carnes brancas assadas no forno e sem pele devem ser a prioridade para quem procura manter uma alimentação equilibrada. Já os pratos que levam tender e chester devem ser evitados. Segundo a nutricionista Thamyris Ferreira Lima, o tender é um embutido com alto teor de conservantes e sódio, e o chester sofre uma alimentação com grande quantidade de hormônios, tornando-se prejudicial à saúde.

Outra boa opção são os peixes. “Para preparar o bacalhau, o ideal é dessalga-lo, e colocá-lo com legumes no vapor, para evitar as perdas de nutrientes, finalizando com azeite de oliva extra virgem, que é rico em ômega 3”, ensina Thamyris. Já a substituição do pernil, que é uma carne gordurosa, pelo lombo, que é um corte magro, é outra boa alternativa.

E o tradicional salpicão? Pode ser feito de uma forma menos calórica, substituindo a maionese e a batata palha por requeijão light, creme de queijo light ou pelo iogurte natural, com castanhas ou nozes. “Dessa forma é possível conferir crocância e sabor, e fornecer propriedades e gorduras benéficas ao organismo”, afirma a nutricionista.

A farofa é outro item que pode ser preparado de forma mais saudável utilizando aveia em flocos, frutas secas (damasco e figo), banana, castanhas, nozes e ovos como fonte proteica. (veja receita abaixo)

Para quem não abre mão da sobremesa, também há substituições saborosas para os tradicionais doces de Natal. A rabanada, uma das preferidas da mesa natalina, possui uma grande quantidade de açúcares e gorduras. Para minimizar, é possível faze-la como pão integral, leite semidesnatado ou desnatado, leite de coco, adoçante ou açúcar mascavo, e assá-la no forno. (veja a receita abaixo)

Já nas bebidas a ideia é esquecer as alcóolicas, os sucos industrializados e os refrigerantes. As melhores opções são os sucos naturais, chá gelado, a água aromatizada que pode ser preparada com água com gás ou água de coco e frutas de preferência, e até batidas de frutas e caipirinha sem álcool. (confira receita de água aromatizada termogênica abaixo)

RECEITAS:
RABANADA FIT
Ingredientes
4 fatias de pão integral firmes
1 ovo batido
1/2 xícara de chá de leite desnatado 
1/2 xícara de leite de coco light (opcional)
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de açúcar mascavo
Modo de preparo:
Molhar o pão no leite e depois passar no ovo. Grelhar em uma frigideira antiaderente. Em um prato, misturar a canela e o açúcar e passar as rabanadas.

FAROFA FUNCIONAL
Ingredientes
1 xícara de chá de aveia em flocos
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de cebola bem picada
1 dente de alho picado
1/2 cenoura ralada
2 colheres de sopa de damasco
1 colher de sopa de castanha de caju
1 colher de sopa de castanha do para
1 colher de uva passas
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira média, colocar o azeite e levar ao fogo baixo para aquecer. Juntar a cebola e o alho e refogar por dois minutos. Acrescentar aveia, as castanhas e os demais ingredientes. Mexer até dourar. Sirva e bom apetite!

ÁGUA AROMATIZADA TERMOGÊNICA
10 folhas de hortelã frescas
3 canelas em pau
3 rodelas finas de gengibre fresco
4 rodelas de laranja (ou tangerina) com a casca
1 litro de água filtrada
Gelo
Modo de Preparo:
Coloque os ingredientes em uma jarra e leve à geladeira por 30 min.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas de alimentação para 2017

Por que minhas dietas não funcionam?