Os benefícios do painço


Além de auxiliar no controle do peso, este cereal integral pode prevenir doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e constipação; saiba como consumir e quais são suas principais propriedades nutritivas 

Pequeno, redondinho e de cor amarelada. Estas são algumas características do painço. De origem asiática, este pequeno grão vem ganhando cada vez mais destaque devido aos seus inúmeros benefícios. Para o consumo humano, ele é um cereal integral com boas concentrações de proteína, fibra, ferro, cálcio, não contém glúten e é capaz de auxiliar tanto no controle do peso quanto na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e constipação.

Maria Fernanda D’Ottavio, nutricionista do Clinic Check-up HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, comenta que o consumo diário deve ser de, aproximadamente, 120 g, o equivalente a quatro colheres de sopa. Pode ser em forma de farinha, adicionada às frutas, sucos e vitaminas ou cozido, por ser uma alternativa ao arroz e à farinha de trigo, por exemplo. “Devido à sua característica de baixo índice glicêmico e lenta absorção, o painço ajuda a ter mais saciedade, deixando a fome longe por mais tempo, o que favorece o emagrecimento”, diz.

Incluir o painço na dieta, segundo a nutricionista, é mais do que uma alternativa interessante aos outros cereais integrais. Este grão, de baixa caloria – cada 100 g possuem 120 kcal -, contém bons teores de metionina, aminoácido essencial que ajuda no processo de formação do corpo, pouco presente na batata e na mandioca, por exemplo. Além disso possui é enriquecido em cálcio, o que favorece a saúde óssea.

A nutricionista lista outros benefícios deste cereal para você incluir agora da dieta:

Saúde dos ossos: por ser rico em cálcio, o painço ajuda na prevenção ad osteoporose.

Previne diabetes: as fibras alimentares ajudam na absorção lenta da glicose no organismo, o que evita picos de açúcar no sangue.

Doença celíaca: por não conter glúten, pessoas com doença celíaca também podem se beneficiar com o consumo do painço.

Antienvelhecimento: com ação antioxidante, os polifenois possuem características anti-inflamatórias, antiplaquetária, que colabora com a saúde do coração, e antienvelhecimento, por eliminar os radicais livres do organismo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro