Alimentos que devem ser evitados e os que podem ser consumidos durante o outono e o inverno


As sopas de verduras e legumes têm baixas calorias e são ricas em vitaminas e fibras. Prefira adicionar temperos naturais durante o preparo como manjericão, pimenta e alho, ao invés do sal em excesso, que pode ser um agravante aos portadores de doenças cardíacas e hipertensão 

Com as temperaturas mais baixas, o organismo gasta mais calorias para manter o corpo aquecido. Por isso, as pessoas sentem tanta vontade de comer e, muitas vezes, optam pelos alimentos mais calóricos.

A sopa, por exemplo, costuma ser uma boa pedida nesta época. O problema é quando o excesso de carboidrato e queijos gordurosos são os ingredientes da receita. Além disso, alguns itens podem ser substituídos para deixá-la mais saudável.

Os pães, que geralmente são utilizados no acompanhamento desses pratos, também precisam ser consumidos com cautela, assim como o macarrão, pois ambos são ricos em carboidratos. Embora o nutriente seja importantíssimo para o organismo - já que é responsável por liberar glicose e fornecer energia para as células -, quando consumido em excesso pode aumentar os níveis de triglicerídeos sanguíneos e o peso.

“Já os queijos amarelos e o creme de leite, utilizados para dar consistência às sopas, são ricos em gorduras, e podem elevar a taxa de colesterol. Neste caso, o ideal é substituir por ricota e queijo fresco, e usar farinhas e grãos para engrossar estas preparações”, esclarece o nutrólogo do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Daniel Magnoni.

Alimentação saudável e gostosa no outono e inverno, sim!
De acordo com o nutrólogo, é possível ser saudável nestas estações mais frias. As sopas de verduras e legumes têm baixas calorias e são ricas em vitaminas e fibras. “Prefira adicionar temperos naturais durante o preparo como: manjericão, pimenta e alho, ao invés do sal em excesso, que pode ser um agravante aos portadores de doenças cardíacas e hipertensão”, explica Dr. Magnoni.


Outro prato muito consumido nesta época do ano é o fondue. De tradição Suíça, ele também pode ser apreciado, mas com moderação. Os de carne são mais saudáveis quando comparados com os de queijo, por conter menos gordura.


“Uma dica é grelhar a carne antes de levá-la ao réchaud, com o intuito de diminuir a absorção de gordura no creme. Nestes casos, o ideal é evitar a utilização de maionese e do creme de leite e, ao invés dos pães, uma boa alternativa é o consumo de cenouras, batatas, brócolis e couve-flor, por exemplo”, recomenda.


Para o fondue de chocolate, o amargo é o mais indicado por oferecer menos quantidade de gordura. Banana, morango, kiwi, manga e uva são opções de frutas para saborear com este tipo de chocolate.


“Já nos lanches da tarde, troque o chocolate quente e os biscoitos por chás e torradas integrais. Além do consumo de alimentos saudáveis no inverno o ideal é continuar com a prática de atividade física, como em qualquer outra estação do ano”, finaliza.


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