Alimentação saudável: a importância de manter esse hábito


Um dos grandes desafios da vida moderna é manter uma alimentação saudável e balanceada. Com o dia a dia cada vez mais corrido, as pessoas buscam equilibrar tarefas e dedicam pouca atenção às refeições. Na pressa, pratos rápidos e práticos são preferidos, como hot-dogs, hambúrgueres, salgados, sem contar os refrigerantes e sucos processados. A nutricionista Nadia Almeida de Souza do São Cristóvão Saúde, explica como é possível ser saudável nos dias de hoje.

O Ministério da Saúde afirma que alimentação saudável é aquela que atende as necessidades biológicas de cada indivíduo, e a nutricionista lembra que para manter este hábito basta realizar uma reeducação alimentar, “Dietas muito restritas, além de causarem carência nutricional não conseguem ser mantidas por muito tempo”. Comer bem é uma ótima maneira de evitar diversos problemas de saúde, “Uma alimentação balanceada evita pressão alta, diabetes, colesterol alto, anemia, obesidade e também contribui para o bom funcionamento de todo o organismo”, lembra.

que não pode faltar no cardápio são os carboidratos, proteínas e gorduras boas. “Devemos dar preferência aos carboidratos integrais, eles são uma excelente fonte de energia. As proteínas são essenciais para a manutenção dos tecidos, como nossos músculos e órgãos e podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, leite e seus derivados além de ovo, feijão, lentilhas e ervilha. Neste grupo alimentar devemos sempre optar pelas carnes magras e leite desnatado ou semidesnatado. Já quando falamos de gorduras, são as gorduras boas encontradas no azeite de oliva e castanhas as mais indicadas”, diz a nutricionista.

“Para entender melhor esses conceitos de alimentação utilizamos alguns guias alimentares como por exemplo, a pirâmide alimentar. Com ela, é possível mostrar ao paciente como a alimentação deve ter variedade, proporção e moderação”.

Confira algumas dicas da nutricionista para se alimentar bem:

1 – Sempre mantenha variedade dos alimentos de cada grupo alimentar, assim o corpo terá acesso a todos os nutrientes em cada refeição;

2 – Um prato saudável é um prato colorido;

3 – Mantenha uma alimentação equilibrada em relação à quantidade e a qualidade dos alimentos consumidos;


4 – Seja moderado, não consuma os alimentos exageradamente, respeite as porções recomendadas para cada grupo alimentar. 

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