Incluir aveia no cardápio ajuda a ter uma alimentação mais nutritiva



Atualmente é comum ver muitas pessoas apostando de forma equivocada em dietas que prometem resultados em poucos dias, mas que são, por consequência, menos eficazes.

Para garantir que os resultados sejam mais duradouros, é necessário investir em mudanças na alimentação que se tornem hábito. Nesse processo, a aveia pode ser uma grande aliada. Incluir o grão como parte da alimentação pode ajudar a atingir o peso saudável e a mantê-lo, mesmo após o verão.

“Fazer dietas monótonas ou radicais estão entre os principais motivos que fazem muitas pessoas recuperarem o peso perdido. A aveia pode ser facilmente inserida na alimentação e consumida de diferentes formas: em frutas, iogurtes ou leite e também pode ser utilizada em receitas do dia a dia”, informa Cynthia Antonaccio, nutricionista e sócia-diretora da Equilibrium.

As fibras presentes na aveia auxiliam no bom funcionamento do intestino, pois possuem uma substância chamada betaglucana, que é responsável por tornar a digestão e absorção de alguns nutrientes - como os carboidratos - mais lenta, o que favorece a saciedade e ajuda a controlar o apetite até a refeição seguinte. De acordo com Cynthia, em cada duas colheres de sopa de aveia em flocos há três gramas de fibras, o equivalente a 12% das necessidades diárias desse nutriente.

Nas receitas, substituir a farinha de trigo refinada (farinha branca) pela farinha de aveia é também uma troca inteligente, pois a farinha de aveia contém mais proteínas e duas vezes mais fibras que a farinha branca comum. A substituição não altera o sabor e a textura das preparações.

Por isso, incluir aveia ou produtos contendo esse grão, como cookies e barrinhas, nas refeições pode ajudar a comer de forma mais moderada e manter o corpo e a saúde em dia.

Confira abaixo algumas receitas para incluir a aveia na dieta e variar o cardápio de verão:

PARA O CAFÉ DA MANHÃ: PÃO RÁPIDO DE MICROONDAS

Ingredientes:
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de farelo de aveia
- 1 colher (sobremesa) de vinagre branco
- 1 colher (sopa) iogurte natural semidesnatado
- 1 pitada de sal
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de semente de gergelim (opcional)

Modo de preparo:
Bater o ovo com um garfo, e acrescentar o farelo de aveia, o vinagre, o iogurte, sal. Bater até os ingredientes se misturarem. Untar uma caneca com azeite, jogar a massa e salpicar as sementes de gergelim (opcional). Levar ao forno de micro-ondas por 2 a 3 minutos. Pronto!

PARA O LANCHE DA TARDE: OVERNIGHT OAT

Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de aveia em flocos
- 3 colheres (sopa) de leite desnatado
- ½ pote de iogurte grego
- 4 morangos picados
- 8 amoras
- 1 colher (sopa) mel 
- 1 colher de castanha (sopa) de castanha-do-pará triturada

Modo de preparo:
Em um recipiente, adicionar a aveia em flocos, o leite desnatado e o iogurte e misture. Reservar.
Em um outro recipiente, adicionar os morangos picados, as amoras e o mel. Montar camadas alternadas do iogurte com aveia e frutas. Finalizar a última camada com a castanha-do-pará triturada. Levar a geladeira por 12h.

JANTAR PRÁTICO: PANQUECA DE AVEIA COM FRANGO CREMOSO

Ingredientes

Para panqueca:
- 2 colheres (sopa) de farinha de aveia
- 4 colheres (sopa) de água
- 1 ovo
- 1 pitada de sal

Para recheio:
- 1 colher (sopa) azeite
- 1 colher (sopa) de cebola em cubos
- 2 colheres (sopa) de tomate em cubos
- 3 colheres (sopa) de frango cozido desfiado
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- 2 colheres (sopa) de queijo cottage

Modo de preparo

Para a massa:
Bater a farinha de aveia, a água, o ovo e a pitada de sal em um liquidificador ou em um processador. Despejar a massa em uma frigideira antiaderente. O ponto ideal da panqueca é quando ela se solta por completo da panela.

Para o recheio:
Em uma panela, colocar o azeite e dourar a cebola. Acrescentar o tomate em cubos e o frango desfiado. Temperar com sal e pimenta e refogar por 3 minutos. Desligar o fogo e acrescentar a salsinha e o queijo cottage. Misturar.
Rechear a panqueca e enrolar.



Nutricionista Cynthia Antonaccio
Nutricionista graduada pela Universidade de São Paulo -USP; Mestre em Nutrição Humana Aplicada Curso Interunidades da USP; MBA em Marketing de Serviços na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Sócia diretora da Equilibrium, empresa de comunicação em saúde e nutrição. Sócia dos restaurantes Equilibrium. Conselheira suplente do Conselho Regional de Nutricionistas – 3. região (2014-2017). Coordenadora do Movimento Nutrição Comportamental.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?