Existe horário certo para correr?



Manhã, tarde ou noite: este é o dilema dos atletas que buscam melhor rendimento

Uma questão comum entre os corredores, iniciantes ou não, é saber qual o melhor horário para correr. Enquanto uns preferem dar a largada de manhã, outros gostam à noite. Há ainda os adeptos da tarde e também os que correm somente quando a agenda está livre sem se prender a um período específico do dia.

A gerente médica da unidade MIP (medicamentos isentos de prescrição) do Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason esclarece que, primeiro é importante que a pessoa entenda o seu  corpo e como ele funciona para obter o melhor desempenho. Independente do horário escolhido, o essencial mesmo é treinar nas horas que se encaixem na rotina de cada um, assim  a atividade será um grande prazer.

Vale ressaltar que em qualquer período de treinamento, é indispensável que se busque auxílio de profissionais. “O educador físico é uma segurança para o atleta, já que o acompanhado dos treinos e provas é importante para evitar lesões e potencializar o desempenho”, explica Dra. Talita.

Confira as dicas para a prática de corridas nos três intervalos do dia:

MANHÃ
VANTAGENS
ATENÇÃO
- No amanhecer, a temperatura do ambiente é mais amena, facilitando a desempenho da corrida;
- Movimentar o corpo pela manhã traz mais disposição ao longo do dia;
- O corredor fica menos exposto à poluição do ar, pincipalmente nas grandes cidades.
- Uma noite mal dormida pode prejudicar o desempenho do treinamento no dia seguinte;




TARDE
VANTAGENS
ATENÇÃO
- O corpo está no ápice de seu funcionamento, dando mais força e diminuindo o risco de lesões;
- A temperatura, após as 16h, é agradável aos praticantes de corrida de rua;
- Número menor de pessoas treinando em parques e locais específicos podem ser facilitadores para a busca de resultados nos treinamentos.
- Geralmente a umidade relativa do ar diminui a tarde podendo ficar abaixo dos níveis recomendas para a prática de atividades físicas ao ar livre em alguns dias do ano nesse período;
- Horário de maior incidência solar, o que prejudica o desempenho no treinamento. Os cuidados com hidratação devem ser redobrados.


NOITE


VANTAGENS
ATENÇÃO
- O treinamento poder ser como uma terapia e alivia o estresse causado por uma rotina intensa de trabalho;
- A temperatura ambiente e a umidade relativa do ar são mais amenas, reduzindo a sensação de desconforto no corredor;

- Embora o exercício ajude na qualidade do sono, a corrida logo após ser praticada pode dificultar algumas pessoas a pegar no sono. Para quem tem essa sensibilidade, recomenda-se um intervalo entre a pratica do exercício e a hora de dormir.

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