Secretaria de Agricultura incentiva uso de ervas aromáticas para reduzir o consumo de sódio



A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), disponibiliza gratuitamente o livro “Sabores da Horta – Do plantio ao prato”, que incentiva o uso das ervas aromáticas para temperar os alimentos, em substituição ao sal de cozinha. No Brasil, o consumo de sódio é, em média, duas vezes maior do que as duas gramas diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), presentes em cerca de cinco gramas de sal, o que aumenta as chances de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral (AVC).

Para orientar a população a adotar hábitos saudáveis, a publicação traz informações sobre dez ervas aromáticas facilmente encontradas em qualquer região do Estado, como alecrim, salsinha, orégano e manjericão e um guia de receitas para harmonizar os temperos com diferentes tipos de carnes, grãos, saladas e outros pratos. O livro também ensina como fazer uma horta em casa e desidratar as ervas, prolongando o tempo de sua utilização.

A nutricionista Milene Gonçalves Massaro Raimundo, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans),  explicou que o tempero à base de ervas poderá reduzir pela metade o uso de sódio, adicionando nutrientes ao preparo sem comprometer o sabor dos alimentos.

 “Ao invés de usar temperos prontos ou industrializados, dê preferência às ervas frescas, que mantêm os nutrientes e as propriedades. Evite também colocar saleiro na mesa durante as refeições. Ao cultivar sua própria horta em casa, é possível ter ervas sempre frescas e economizar nas compras, uma vez poderá colher apenas o que será utilizado na preparação”, orientou.


                                                     Faça o download do livro aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro