Como escolher uma academia para ter segurança e resultado nos treinamentos



Educadores físicos explicam o que deve ser avaliado ao selecionar o local ideal para praticar musculação

A busca por um estilo de vida saudável tem refletido diretamente no mercado das academias. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Academias (ACAD), nos últimos seis anos, o número de estabelecimentos no país dobrou saltando de 15 mil em 2010 para 31 mil em 2015 enquanto o número de matriculados saltou de 4,7 milhões para 7,9 milhões. Na busca por atingir uma fatia desse mercado, alguns estabelecimentos deixam a desejar em um quesito essencial para a prática esportiva: a segurança.

Por isso, a educadora física Adriane Lafemina e sócia-proprietária da Personal Work elencou algumas dicas para escolher a academia ideal. A primeira delas é se certificar de que tanto o estabelecimento quanto seus profissionais sejam registrados no Conselho Regional de Educação Física de seu Estado. Além da certificação, é válido fazer sua própria verificação quanto aos equipamentos: “Para conferir se os aparelhos da academia são de qualidade, pesquise quais são as melhores marcas e faça uma visita à academia para conferir se os estofados, cabos e roldanas estão em perfeito estado e próprios para uso”, sugere.

Outra medida é fazer uma aula teste na qual poderá observar como é o atendimento desde a recepção até o momento da aula, se o professor checa se o aluno tem algum problema de saúde, se faz correções durante a prática esportiva. A estrutura, vestiários e limpeza também devem ser levados em consideração além de questionar se a academia está preparada para socorrer os alunos em caso de alguma emergência ou acidente.

Para garantir a assiduidade, uma das dicas da educadora é pensar na localização e horário de funcionamento já que a distância e imprevistos na agenda acabam prejudicando a rotina esportiva. A disponibilidade de aulas variadas, o espaço para os alunos também devem ser considerados de forma a permitir conforto dos alunos.

Por fim, o preço fecha a conta. Uma mensalidade que caiba no orçamento também é essencial para tornar a atividade física parte da rotina. Antes de fechar um pacote, Adriane recomenda olhar com cuidados os valores e condições: “É interessante perguntar antes de fazer a matrícula se há uma opção de cancelamento caso precise ou desista da atividade”, finaliza.

Sobre a Personal Work - Assessoria em Welness & Fitness

Com sede em Curitiba, mas com atuação nacional (a equipe também trabalha com alunos virtuais orientados por meio de planilhas e tira-dúvidas por skype, whatsapp e e-mail), a Personal Work oferece aulas de Yoga, Personal Pilates, Treinamento Funcional, Corrida e Caminhada, também atendendo condomínios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas de alimentação para 2017

Por que minhas dietas não funcionam?