Abuse dos sucos refrescantes e nutritivos neste verão

sucos_br.jpg
Em época de altas temperaturas, nada melhor que um delicioso suco de fruta, que refresca, hidrata e ainda ajuda no bom funcionamento do organismo

Verão é aquela época gostosa que quase todo mundo gosta, quando as praias lotam e a piscina é extremamente convidativa. Mas essa é também uma época em que a sensação térmica chega facilmente aos 45ºC em algumas cidades brasileiras, e o resultado disso, sem o devido cuidado, é a desidratação. Então, nesses dias, nada melhor para matar a sede (além de água, claro) que um suco refrescante e nutritivo. 

Segundo Mariana Frank, nutricionista e consultora da Netfarma, os sucos são uma forma prática e saborosa de espantar o calor e repor a perda de líquido e sais minerais que vão embora durante o dia. “Quando perdemos água e sais, ficamos desidratados, algo comum no verão e principalmente nas pessoas que fazem atividades físicas. A desidratação pode acarretar fraqueza, cansaço, dores de cabeça e episódios de tontura. À medida que o quadro se agrava, diminui o rendimento físico e mental”, explica a especialista. 

Se preparados com bons ingredientes – frutas menos calóricas, verduras e sem adição de açúcar –, os sucos são fontes ricas de vitaminas, sais minerais, proteínas e antioxidantes, que ajudam a cuidar da saúde e beleza “O importante é escolher bem os ingredientes, saber misturá-los, para que as vitaminas sejam potencializadas, não coar o suco e não tirar a casca de algumas frutas, pois é nela que está a maior quantidade de vitaminas e fibras, por exemplo.”

Os ingredientes mais comuns, facilmente encontrados e que rendem deliciosos sucos são: abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina (fontes de vitamina C), frutas vermelhas, erva doce, cenoura (que têm alto teor de antioxidante), e também o gengibre – que tem ação antiinflamatória e termogênica. 

Veja 3 receitas de sucos para o verão preparadas pela nutricionista: 

SUCO 1
15 uvas verdes
1 kiwi
300ml de água de coco
1 cubo de espinafre
1 colher de sobremesa de semente de chia

Retire os talos e lave as uvas, descasque o kiwi. Coloque as duas frutas, a água de coco, o gelo e bata tudo no liquidificador

SUCO 2
½ maracujá
2 fatias médias de manga
Erva-doce a gosto
1 castanha-do-pará 

Bata todos os ingredientes no liquidificador. 

SUCO 3
½ pitaya 
1 banana pequena congelada
1 xícara de blueberry congelado
3 amêndoas sem sal

Bata todos os ingredientes no liquidificador. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro