Instagram

Seguir por Email

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

4 Benefícios do Óleo de Coco para o Corpo e Saúde


Considerado um superalimento, o óleo de coco oferece uma infinidade de benefícios para a saúde e também pode contribuir bastante na manutenção da boa forma e cuidados de beleza. As contribuições vão desde ajudar a emagrecer até a fortalecer o sistema imunológico do corpo, melhorar o perfil do colesterol, o funcionamento da tireoide, a fadiga, entre outros.

São mil e uma utilidades e diversas as formas de consumir e utilizar. Seja no preparo de receitas, na cozinha, ou para hidratar a pele e os cabelos fabulosamente. Para o especialista e pesquisador da área da nutrição, o médico Patrick Rocha, as vantagens são diversas, mas ainda existem informações que precisam ficar mais claras e acessíveis para as pessoas. Uma das questões que destaca é que o óleo seja utilizado em sua forma natural e não em cápsulas.

 "É importante lembrar que a utilização do óleo de coco em cápsulas tem poucos benefícios, e seriam necessárias muitas cápsulas diárias para se obter resultados. O indicado é que seja utilizado o óleo de coco não refinado e puro, pois somente assim é possível desfrutar de todos os benefícios."

Para ajudar quem deseja aprender como utilizar este superalimento de maneira mais eficiente, o médico listou alguns pontos principais:

1. Colesterol alto e doenças cardiovasculares
O óleo de coco foi bastante demonizado no passado por conter gordura saturada e por isso acreditava-se que aumentaria o colesterol ruim e também o risco de doenças. No entanto, estudos científicos mais elevados mostram que as gorduras saturadas são inofensivas e inclusive fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, por essa razão, precisamos ingeri-la, seja de fonte animal (carnes, por exemplo), seja de fonte vegetal (óleo de coco).

Cozinhar com o óleo de coco não gera gordura trans, que são extremamente prejudiciais a saúde, e de quebra, o livra de um veneno chamado: óleos vegetais (soja, canola, milho, etc).

2. Para os Cabelos
O óleo de coco é um excelente hidratante capilar e  também age fortalecendo a parte interna do fio do cabelo, porém são necessários alguns cuidados para usá-lo. Você pode utilizar cerca de 3 colheres de sopa, aquecê-la no microondas ou colocar ele num recipiente quente e quando estiver morno aplicar nos cabelos e deixar em toca por pelo menos 2 horas. Depois, lave com um shampoo neutro para retirar o excesso.  

Muitos dermatologistas dizem que o óleo de coco não deve ser usado puro no cabelo, mas isso é mito. O óleo de coco de boa qualidade pode ser utilizado puro, sem problemas, diretamente no cabelo. Não existem tipos específicos para o cabelo, qualquer um, puro, pode ser utilizado.

3. Hidratante Facial
Ele tem inúmeros benefícios e consegue ser superior a diversos cremes específicos para a região facial. Ele é um excelente hidratante para a pele, região de rugas, pálpebras e até lábios e deve ser aplicado em pequenas quantidades.

4. Hidratante Corporal e Massagem
O óleo de coco possui forte penetração na pele e hidrata com muita eficiência. O ideal é utilizar logo após o banho quente, pois isso facilitará a sua absorção, assim como é utilizado na face. É uma opção com altíssimo custo benefício, oferecido de forma natural e mais saudável que alguns dos produtos químicos que são encontrados nos hidratantes vendidos por aí. Outra função desse óleo é para massagem corporal, ele tem efeito anti-inflamatório local, principalmente para contraturas, tensões e nódulos musculares e apresenta ótimos resultados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário