Sete dicas para entrar em forma antes do Carnaval

Por Patrícia Lopes

O ano mal começou e o Carnaval já está batendo na porta. É hora de aproveitar o feriado mais animado do ano, seja na praia, na cidade ou na folia. O que não pode faltar é disposição. Mas, se você também quer arrasar no biquíni e perder os quilinhos extras adquiridos nas festas de final de ano, não deixe de conferir essas sete dicas imperdíveis para entrar em forma antes do Carnaval:

1) Mantenha-se hidratada - essa dica, apesar de óbvia, é extremamente importante no processo de emagrecimento. Além de ser fundamental para hidratar o corpo, a água propicia um melhor transporte dos nutrientes para as células e também contribui para a eliminação das toxinas produzidas pelo organismo. Se for ingerida cerca de 30 minutos antes das refeições, ela ainda diminui a sensação de fome fazendo com que você coma menos. Além do consumo de água também é recomendada a ingestão frutas como laranja, melancia, melão e abacaxi, assim como os sucos dos mesmos, com um toque especial de hortelã. Também é muito bom tomar chás entre as refeições, como chá de hibisco, branco ou verde, que favorecem, e muito, a hidratação.

2) Use e abuse das opções detox - é impressionante o volume de líquidos e toxinas que podem acumular no nosso organismo e nos deixar inchadas. Para o projeto carnaval de poucos dias, vale a pena investir nos sucos e chás detox que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante. Aliados a uma alimentação rica em nutrientes, eles são eficazes em promover uma limpeza no organismo, eliminando a retenção hídrica e alguns quilinhos extras. Além dos sucos é essencial incluir na sua dieta frutas cítricas e vermelhas, que tem ação anti-inflamatória, protegem o fígado e promovem ação antioxidante, e também vegetais e leguminosos como couve-flor, brócolis, couve, rabanete, entre outros, que possuem ação antitumoral e aceleram essa eliminação de toxinas.

3) Potencialize seus resultados com óleos naturais - existem no mercado excelentes opções de óleos funcionais capazes de impulsionar a eliminação da gordura corporal. Neste verão, a grande novidade é o Óleo de Baru. Extraído da semente da castanha de baru, esse óleo aumenta a atividade das enzimas antioxidantes e desempenha papel importante na redução do estresse, um dos principais agentes causadores do ganho de peso. Com propriedade sacietógena tão grande quanto a chia, o produto desempenha ação cardioprotetora, uma vez que promove a redução do colesterol LDL e o aumento nos níveis do colesterol HDL, o chamado bom colesterol. O produto, que foi testado em estudo cientifico, comprovou a perda 1.5kg de gordura em dois meses e já está se tornando o queridinho das mulheres.

4) Evite o glúten e invista nos alimentos integrais - outra boa dica para manter a dieta balanceada é evitar alimentos que contenham glúten, proteína presente, por exemplo, no trigo e na cevada, e substituir os alimentos tradicionais pelos integrais, uma vez que estes ajudam o intestino a funcionar melhor, aceleram o metabolismo e baixam o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o organismo a estocar gordura.

5) Inclua alimentos termogênicos no cardápio - esses alimentos são grandes aliados no processo de emagrecimento, pois aumentam a temperatura do corpo ativando seu metabolismo e acelerando a perda de gordura. Uma sugestão é incluí-los nas receitas detox, o gengibre, por exemplo, pode ser combinado com vários sucos diferentes.

6) Se alimente de três em três horas - outra regra mais do que essencial. Quando fazemos mais refeições ao longo do dia, comemos uma menor quantidade e mantemos nosso organismo sempre ativo. Assim, o cérebro passa a entender que não precisa guardar toda a gordura do alimento que vai ingerir, pois já já irá receber mais.

7) Mexa-se - a última dica vale por duas e é pra dar adeus de vez a indesejada barriguinha. Comece hoje mesmo a praticar exercícios físicos.  Crie uma rotina de atividades e não deixe de cumprir nenhum dia. Assim, você já terá meio caminho andado na sua meta musa fitness do Carnaval. Além de ficar em forma ainda vai condicionar seu corpo para a maratona de folia. Um excelente incentivo é aproveitar o verão para praticar atividades ao ar livre. 

Agora, para mandar as gordurinhas pra bem longe e brilhar muito no Carnaval tem que colocar a mão na massa e suar a camisa. Vale a pena lembrar que não existe milagre, mais importante do que emagrecer é ter saúde, então pode esquecer essas dietas malucas que encontramos por aí. Tenho certeza que seguindo essas dicas você vai arrasar no biquíni e curtir muito o feriadão, sem medo de ser feliz!


Patrícia Lopes é nutricionista especializada em suplementos alimentares e responsável pelo departamento técnico de desenvolvimento de novos produtos da Global Suplementos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro