Combate à obesidade: produtos diet podem ser a solução




Filomena Benfatti

Se você acha que os atuais problemas dos brasileiros se resumem à crise política e econômica, você pode estar muito enganado. Um cenário, no mínimo, preocupante tem se consolidado no país nos últimos anos. Trata-se de uma silenciosa e verdadeira epidemia da obesidade. Os dados são alarmantes e uma mudança de comportamento se faz mais do que necessária. Contudo, não faltam dúvidas sobre o assunto. Dentre elas, uma bastante comum refere-se ao consumo de alimentos diets. Afinal, como eles podem ajudar na luta contra o sobrepeso e outras doenças? Quais são esses produtos? Quais as vantagens e desvantagens de inserir esses alimentos na minha dieta? Mas, vamos com calma, ao longo desse artigo essas questões serão resolvidas de uma vez por todas.

Para começar, é importante entender: o que significa um produto diet? Trata-se de um alimento que teve sua fórmula modificada para atender alguma dieta diferenciada ou necessidade metabólica, como diabetes, hipertensão, etc. Assim, é comum encontrar produtos diet não só em açúcar, mas também em sódio ou gordura. Esses alimentos não possuem necessariamente uma redução calórica. Se o seu objetivo é consumir um produto sem açúcar, mas também com baixo teor calórico é preciso observar o rótulo do alimento escolhido para ver se te atende nos dois quesitos se comparado ao tradicional.

De maneira geral, os produtos diet em açúcar acabam sendo menos calóricos e, por isso, comumente consumido por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Mesmo assim, o preconceito com esses alimentos é enorme. Afinal, quem nunca criticou um produto diet que atire a primeira pedra. É comum ouvir por aí que estes alimentos possuem bem mais sódio do que os tradicionais ou que o sabor é muito artificial. Sim, isso pode acontecer, mas não podemos generalizar. Existem no mercado produtos de excelente qualidade, com consistência, sabor e nutrientes semelhantes ou, até mesmo, superiores aos apresentados pelos originais. 

Uma das grandes vantagens em consumir produtos diet refere-se ao controle do nível de ingestão diária de açúcar. Segundo dados da última Pesquisa de Orçamento Familiar, a população brasileira excede em mais de 50% o limite máximo de consumo de açúcar estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em uma dieta saudável, a recomendação é que o consumo não ultrapasse 10% das calorias ingeridas. Quando substituímos alguns produtos usados em nossa alimentação por alimentos diet, estamos combatendo diretamente esse consumo abusivo do açúcar e, consequentemente, prevenindo o sobrepeso, a obesidade e também doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, doença esta que já atinge 9 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

Muito além do que preocupações com a beleza e estética, o importante é sempre refletir sobre hábitos que podem ser facilmente incorporados na sua rotina para que você tenha um estilo de vida com mais saúde e bem estar. Por mais que pareça penoso, é totalmente possível  comer bem e com muito sabor. E, nesse quesito, os produtos diet bem feitos e saborosos podem te ajudar, e muito, a ter uma alimentação mais saudável.

Filomena Benfatti é formada em engenharia de alimentos e vice-presidente de inovação da Blend Coberturas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro