Alimentos importantes para começar o ano com mais saúde e disposição


A inclusão de 3 grupos alimentares é importante para desintoxicar e manter o bom funcionamento do organismo

Todo começo de ano é comum que hábitos como praticar exercícios físicos regularmente, emagrecer e mudar a alimentação sejam incluídos na lista de promessas para o novo período que se inicia. A nutricionista clínica Regina Moraes Teixeira explica que uma alimentação saudável, ricas em frutas, legumes, verduras e fibras promove a desintoxicação do corpo depois dos exageros alimentares das ceias de fim de ano, melhora o humor, o sono, a concentração e auxilia no emagrecimento. “Uma boa alimentação melhora o organismo em todos os aspectos, pois diminui os níveis de açúcares no sangue, o colesterol, melhora o aspecto da pele, regulariza o intestino e é sinônimo de saúde e bom desenvolvimento físico e mental”, explica a especialista que lista 3 grupos alimentares essenciais para ajudar o organismo a começar o ano com mais disposição e saúde.

Verduras, legumes e frutas
“O Brasil é um país tropical rico na diversidade desses alimentos, repletos de minerais, fibras e diferentes tipos de vitaminas importantes para a manutenção do peso e da saúde do corpo”, enfatiza Dra. Regina. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo de 5 porções ou mais de legumes, verduras e frutas por dia, o que equivale a 400 gramas.

Alimentos integrais
Os alimentos integrais são os grãos e cereais – como arroz, trigo, aveia e centeio, e seus derivados, farelo, farinha e pão que não passaram por nenhum processo de refinação e, por isso, conservam todos os seus componentes, incluindo as cascas e películas protetoras. “Eles são excelentes para manter a sensação de saciedade por mais tempo, e por conterem muitas fibras, facilitam a digestão, diminuem o colesterol e o risco de diabetes”, explica.

Fibras
As fibras estão presentes em alimentos como feijão preto, ervilha, grão de bico, chia, aveia crua, batata doce; e em diversas frutas, como goiaba, maçã, pera e abacate. “As fibras são essenciais para um bom funcionamento do intestino e, além disso, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e no controle do colesterol sanguíneo”, finaliza a nutricionista.  


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