Segredos do café da manhã para quem precisa perder peso

Veja as dicas da nutricionista da Netfarma e saiba qual o desjejum perfeito para cada tipo de dieta e rotina.
 cafe_da_manha_lr.jpg

– Sabe aquela história de “tome café como um rei ou rainha,  almoce como príncipe ou princesa e jante como um mendigo ou mendiga”? Bom, não é bem assim, viu? É bem verdade que a primeira refeição do dia é uma das mais importantes, mas todas as refeições devem ser balanceadas, ricas em nutrientes e não podem ser “puladas” - nem jantar, nem café da manhã. E especialmente para quem está de dieta!

“Quando se está de dieta, é muito comum vermos duas situações exageradas e opostas no café da manhã: ou não se come nada, achando que diminuir uma refeição vai ajudar na perda de peso, ou se come muito, na intenção de que essa refeição “dure” ao longo do dia e impeça que a pessoa coma bastante nas demais”, explica Mariana Frank, nutricionista funcional e consultora da farmácia megastore digital Netfarma. E é sempre bom reforçar: isso é prejudicial. Se você tem esse comportamento, é bom ficar atento!

Pular o café da manhã? Jamais!
Não caia na ideia de que não comer pela manhã vai ajudar na sua dieta. Aliás, é justamente o contrário. Quando você começa o dia em jejum, o que o seu organismo entende? Que você está passando por uma privação alimentar e que no futuro precisará de energia. Então, o que ele faz? Estoca gordura. O gasto calórico cai e fica mais difícil eliminá-la. Já o hábito de comer pela manhã acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias. Isso se aplica a todas as refeições, não apenas ao café da manhã, ou seja, nunca é recomendado “pular” refeições.  Da mesma forma, exagerar no café da manhã e ingerir alimentos calóricos demais é tão prejudicial quanto não comer nada.

O café da manhã ideal
Agora que você entendeu certinho a razão máxima pela qual não se deve pular o café da manhã, vem a parte mais difícil: qual tipo de alimentação matinal me dará mais nutrientes, já que estou de dieta?

A resposta tem diversas variáveis. Tudo depende da sua dieta, do objetivo e da  rotina diária. “Por exemplo, quem faz exercícios físicos logo cedo precisa tomar um desjejum mais reforçado. Quem tem uma rotina apertada de manhã e sempre toma o café da manhã a caminho do trabalho tem que ter uma refeição que seja saudável e prática”, explica Mariana.

O ideal mesmo é marcar uma consulta com um nutricionista para que o profissional possa avaliar, por completo, hábitos alimentares, rotina e, assim, elaborar um cardápio balanceado, rico em nutrientes e personalizado, para que você consiga segui-lo. Afinal, seguir é a parte mais importante!

Mas se você é daqueles que comem muito ou não comem nada pela manhã, fique ligado nesses cardápios elaborados pela nutricionista da Netfarma e veja qual delas se encaixa na sua rotina:

Para quem acorda cedo, mas tem tempo de preparar algo antes do trabalho:
Suco verde, tapioca com ovo mexido
OU
Bowl de frutas com aveia/granola + semente de chia + cacau nibs + ovo mexido

Para quem acorda cedo e precisa comer algo no caminho do trabalho:
Smoothie ou Shake proteico

Para quem acorda no meio da manhã, poucas horas antes do almoço:
Tomar café da manhã normalmente (assim como na primeira opção)

Para quem acorda e faz exercícios físicos pela manhã:
Se conseguir comer 1h antes, pode fazer um café da manhã mais reforçado (tapioca com ovo mexido e suco verde, ou bowl de frutas com aveia/granola + semente de chia + cacau nibs + ovo mexido). Caso a pessoa consiga comer 30 min antes, é mais indicado o shake proteico (uma preparação de rápida absorção, que também fornece o carboidrato rápido que a pessoa precisa; dessa forma, ela não correrá o risco de passar mal durante o treino)

Para quem acorda sem apetite (mas precisa comer mesmo assim, ok?):
Fruta com semente de chia + castanhas, amêndoas (oleaginosas em geral)
OU
Mix de frutas secas + oleaginosas + semente de abóbora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro