Câncer de Próstata – Saiba mais sobre a segunda doença que mais atinge homens no Brasil



O câncer de próstata é atualmente a segunda doença que mais afeta os homens atrás apenas do câncer de pele. A oncologista do Grupo São Cristóvão Saúde Dra. Walkiria Tamelini explica um pouco mais sobre a doença. 



A próstata é uma glândula que existe somente nos homens e envolve a primeira porção da uretra e dai os sintomas relacionados, com sistema reprodutor e urinário.

Atualmente a doença representa 10% de todos os cânceres no mundo e sua incidência aumenta em pacientes mais velhos lembra Dra. Walkiria, “Existe uma previsão no Brasil de 68 mil novos casos de homens com câncer de próstata em 2015, tendo maior prevalência aos 64 anos”.

A oncologista explica que a patologia pode ser silenciosa no início e que normalmente, neste período, o paciente queixa dificuldade para urinar, aumento da frequência com que se vai ao banheiro e alteração do jato urinário, com o tempo e o não diagnóstico precoce da doença os outros sintomas mais agressivos começas a surgir como dores ósseas, presença de sangue na urina e no esperma. “Um dos principais fatores de risco deste tipo de câncer é a idade do paciente, além da obesidade e hábitos alimentares ricos em gorduras animais, tabaco e também o histórico familiar do paciente.” Segundo a médica,  “Homens que tem e pai ou irmão que desenvolveram o câncer antes dos 60 anos, aumentam as chances de desenvolver o câncer de 3 a 10 vezes”. “É observado também uma maior incidência de casos em homens negros”.  

Uma das melhores maneiras de prevenção para o câncer de próstata é realizando regularmente os exames que ajudam no diagnóstico da doença, o que auxilia as chances de cura “Geralmente é realizado um exame de toque retal pelo urologista que avaliará o tamanho, a consistência e a presença de nódulos na próstata”, diz. Porém existem outras formas de se ajudar no diagnostico do câncer como o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) que em 15% dos casos diagnosticados pode apresentar valores normais, que faz com que haja necessidade de outros exames, como ultrassonografia e biopsia da área para confirmação.

O seu tratamento pode ser feito de quatro maneiras quando diagnosticado: a cirurgia prostatectómica radical; a radioterapia por irradiação na glândula; terapia endócrina que é o bloqueio hormonal- da testosterona - que pode ser feita por medicamentos ou pelo bloqueio da produção do hormônio e a quimioterapia sistêmica. “Esta última é indicada para casos de metástase óssea e também quando o tumor se torna refratário aos tratamentos principalmente hormonais”, explica a oncologista do São Cristóvão Saúde. 

Dra. Walkiria lembra que o tratamento hormonal realizado na terapia endócrina pode afetar o desempenho sexual do paciente, “Já a radioterapia atualmente tem menos efeitos adversos, mas é possível apresentarem cistite actínica ou retite actínica e incontinência urinária. A cirurgia também apresenta riscos do paciente desenvolver incontinência urinária e impotência sexual, podendo ser temporária ou definitiva”.

A especialista reforça que o melhor remédio é a prevenção para o câncer que matou 13.772 homens em 2013, “Culturalmente existem preconceitos masculinos ao exame de toque retal o que muitas vezes leva o paciente a procurar atendimento médico tardio com doença avançada,”. A médica ainda lembra que após os 45 anos os homens devem fazer, ao menos uma vez por ano o exame PSA e o de toque retal. “Manter uma alimentação saudável, com dietas pobres em gorduras e ricas em frutas verduras e legumes, evitar o sedentarismo e a obesidade realizando atividades físicas regulares e mudar o hábito de consumo de álcool e cigarros ajudam na prevenção da doença”, finaliza.

Comentários

  1. Olá pessoal, eu sou Linda Harry, do Estados Unidos. Eu fui diagnosticada com doença de Parkinson por mais de 6 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo Parkinson, ele se afastou de mim e tentei todo o meu melhor para fazê-lo ficar, mas ele me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse Grande curandeiro, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio herbal. então ele me enviou seu endereço de e-mail para entrar em contato com ele- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que minha condição pode ser resolvida, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque precisava muito de ajuda de todos significa, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E, surpreendentemente, depois de duas semanas, ele me enviou uma mensagem de texto, dizendo que eu deveria me apressar ao hospital para um check-up, o que realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (PARKINSON NEGATIVO) meus olhos se encheram de lágrimas e alegria, chorando muito porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, este é um milagre, o Dr. imoloa também usa seu poderoso remédio herbal para curar as seguintes doenças: doença do lúpus, úlcera na boca, câncer na boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC , Sífilis, diarréia, HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor Crônica, Doença de Crohn, Fibrose Cística, Fibromialgia, Doença Inflamatória Intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Major Depressão, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer, parque doença isônica, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e também em whatssap- +2347081986098

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro