Você sabia que chocolate pode substituir o famoso “cafezinho”?



Alimento possui menor quantidade de cafeína, além de trazer estímulo cerebral e sensação de bem-estar

Se você adora tomar um cafezinho durante o dia ou após as refeições, mas tem problemas com ingestão de cafeína, saiba que, segundo a dra. Vanderlí Marchiori, nutricionista da ABICAB,  a bebida pode ser substituída pelo chocolate porque tem menor quantidade dessa substância. Além de ser um grande estimulante cerebral, o “alimento dos deuses” traz outros benefícios para a saúde como sensação de bem-estar, prevenção de cáries e não provoca o aparecimento de acnes.

Quebrando paradigmas - Contrariamente ao que todos pensam, o chocolate não é fonte de cafeína. Enquanto uma xícara de café com 240 ml tem entre 60 mg e 120 mg de cafeína, uma barra de 30 g de chocolate ao leite tem apenas 6 mg. O poder estimulante do chocolate vem de outras substâncias encontradas no cacau, como a teobromina e a teofilina, compostos com princípio ativo similar à cafeína.  Além destas substâncias, o alimento apresenta baixa concentração de anandamidas, conhecidas como “substâncias da felicidade”, que são canabinóides também encontrados em nosso cérebro e que provocam a sensação de bem-estar.

“Cerca de duas horas após a ingestão do chocolate, as substâncias começam a atuar no sistema neurológico auxiliando na formação e liberação de dopamina, daí a sensação de prazer e bem-estar”, comenta dra. Vanderlí Marchiori.

De acordo com a dra. Vanderlí Marchiori, é válido lembrar que 400 mg de cafeína é o limite de consumo máximo recomendado pela Anvisa (cada xícara de café possui em torno de 100 mg); já a indicação da especialista para o consumo diário de chocolate varia de 20 gramas a 40 gramas por dia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro