PESQUISAM REVELAM LIGAÇÃO ENTRE HIGIENE BUCAL E CORAÇÃO



Especialista comenta porque cuidar da saúde bucal vai muito além de um sorriso

Todo mundo já está cansado de saber que para manter uma boca saudável é necessário escovar os dentes no mínimo 3 vezes por dia, principalmente após as refeições, além de fazer uso de fio dental e freqüentar o dentista periodicamente, especialmente os pacientes cardiopatas, diabéticos, hipertensos e imunossuprimidos.

“A relação entre a saúde bucal e a saúde do coração se dá através das bactérias que entram na corrente sanguínea através da boca e vão para o coração, podendo se proliferar e ocasionar doenças cárdicas, como arritmia, derrames, partos prematuros ou endocardite bacteriana”, explica Dr. Robert Coachman, dentista e diretor da Well Clinic.

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Piauí mostra que o índice de mortalidade da endocardite chega a 21% nos pacientes com malformação cardíaca e a 50% nos pacientes com próteses dentárias.

“A endorcadite bacteriana é uma infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração, cuja bactéria que causa o problema pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene oral, como não escovar os dentes, e de doenças bucais existentes”, ressalta o especialista.

O Instituto do Coração (Incor) realizou uma pesquisa em São Paulo e constatou que 45% das doenças cardíacas tinham origem na cavidade bucal, devido a caries profundas com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.

Bactérias que chegam direto a boca também podem causar doenças como pneumonia, onde esses micro-organismos levam a infecção direto aos pulmões, e, também, artrite reumática, que chegam a inflamar as articulações.

De acordo com a American Dental Association (ADA), outros problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões. “É uma inflamação grave que resulta em mau hálito, sangramento, sensibilidade, retração da gengiva e até perda dental, podendo comprometer severamente a estrutura dentária se não tratada a tempo”, define Coachman. 

Uma outra pesquisa da Associação Brasileira de Odontologia relata que outro problema comum é a gengivite, mostrando que menos de 22% de adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis. “Nesses casos, se a placa bacteriana não for removida, pode ocorrer a inflamação da gengiva, ocasionando vermelhidão, inchaço e sangramento. A situação pode ficar ainda pior se acumulada por um período maior, dando origem ao tártaro, que fica firmemente aderido ao dente”, finaliza o dentista.

WELL CLINIC
A Well Clinic é fruto de uma longa e inigualável tradição em odontologia que tem atravessado os séculos. O conceito de Terapia Orofacial Interdisciplinar (TOI) vem sendo introduzido pela clínica há mais de uma década. Com embasamentos científicos aprofundados, a equipe com aproximadamente 25 profissionais especializados nas mais diversas áreas de odontologia, procura manter sempre o foco voltado para a evolução e inovação dos estudos e pesquisas nacionais e internacionais disponíveis, já que alguns dos especialistas atendem em clínicas de outros países. A clínica fica situada no Jardim Paulista, em SP.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro