Exercícios físicos em casa fase da vida


Mas quais são os exercícios ideais para cada idade?
Por Washington Possato


Que os exercícios são muito importantes para a nossa saúde e o nosso corpo nós já sabemos, certo? Mas o que eu quero ressaltar são os exercícios para cada fase da vida das mulheres. Ao longo dos anos o nosso metabolismo vai desacelerando e com isso os cuidados devem sim aumentar. E não estou falando somente da estética, mas também da prevenção de doenças e da manutenção da massa muscular.

A partir dos 35 anos, as mulheres perdem cerca de 340g  de massa magra por ano e a única forma de retardar essa perda é fazendo exercícios físicos e tendo uma alimentação saudável.
As mulheres são conhecidas por se preocuparem com a vaidade e a beleza, mas esses cuidados vão muito além de cremes ou maquiagens. A cada dia elas se importam mais com a saúde e o bem-estar. Hoje não basta estar bonita, tem que ser saudável.

Para alcançar esses objetivos elas estão recorrendo cada vez mais às academias, fazem aulas diversas, praticam corrida e muita musculação. Mas as escolhas dos exercícios devem levar em consideração mais do que a vaidade feminina, existe uma atividade física ideal para cada fase da vida das mulheres sim.


Aos 20 anos, o corpo está muito próximo do ideal e os resultados são muito rápidos. Essa é a  fase para desenvolver os músculos e abusar das práticas aeróbicas. As mulheres devem escolher as atividades de sua preferência, tais como: caminhada, corrida, bicicleta ou aulas aeróbicas. Atenção especial ao glúteo, exercícios localizados pelo menos três vezes por semana.

Com a chegada aos 30 anos, o corpo passa a demonstrar uma diminuição da flexibilidade, por isso deve-se aumentar os  exercícios de alongamento. As mulheres podem continuar com as práticas aeróbicas, mas devem começar a aumentar a musculação para garantir um corpo firme, e nesta fase a atenção especial deve ser ao abdômen.

Aos 40 anos os cuidados devem ser para fortalecer os ossos. A grande maioria das mulheres passa a enfrentar as consequências da menopausa, que facilita o aparecimento da osteoporose. É importante focar nos exercícios que exijam mais força, pois auxiliaram na melhora da absorção do cálcio pelo organismo.

Aos 50 anos, as mulheres não podem desanimar do exercício muscular e deve aliar os cuidados com a coordenação motora. Exercícios com menos impacto, como a hidroginástica, são essenciais não devem parar com a musculação. Nessa fase as mulheres também devem focar nos exercícios aeróbicos, pois com o metabolismo desacelerado a tendência é acumular cada vez mais gordura.

Na terceira idade é fundamental que os exercícios sejam diários, deixar a musculatura forte para proteger os ossos e evitar os exercícios de impacto. Mas a intensidade deve ser leve e com foco na proteção dos ossos e na coordenação motora. Ter uma vida saudável na melhor idade é fundamental para ter qualidade de vida e independência.

Em qualquer idade a prática de exercícios garante a boa forma e qualidade de vida para as mulheres. Mas independente da idade é fundamental o acompanhamento de um profissional especializado e estar sempre em dia com os exames médicos. Por isso é tão importante que antes dos exercícios os alunos façam uma avaliação médica, isso vai garantir segurança e um bom resultado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro