Calorias vazias?



Alimentos processados e ricos em gorduras e açúcar são uma das principais fontes de calorias vazias


Uma das principais preocupações de quem faz dieta é se sua alimentação consegue trazer todos os nutrientes necessários para manter a saúde, mesmo com a alimentação mais restrita. Por isso, a Dra. Telma Ranalli, nutricionista que integra o corpo clínico do Alta Excelência Diagnóstica, afirma que nessas circunstancias deve-se evitar as calorias vazias.

“Consideramos como calorias vazias aqueles alimentos que possuem grande quantidade de calorias, mas que são pobres ou não contêm nutrientes. Ou seja, eles acabam não trazendo benefícios à saúde, apenas atuando no aumento do estoque de energia, que acaba se transformando em gordura”, salienta a nutricionista.

Como exemplo de alimentos ricos em calorias vazias estão os refrigerantes, bebidas alcoólicas, doces – como balas, pirulitos e chicletes –, bolos de farinha refinada, salgadinhos fritos, e muitos outros alimentos industrializados, que costumam ter uma grande quantidade de gorduras e açúcar.

Para Dra. Telma, quem não está de dieta também deve evitar o consumo frequente de alimentos com calorias vazias, para diminuir o acúmulo de gordura corporal. “A qualidade da alimentação conta mais do que o número de calorias da dieta. Por isso que frutas e legumes são tão recomendados para a rotina alimentar, pois além de possuírem um baixo valor energético – quando comparados a maioria dos produtos industrializados –, também são ricos em vitaminas e minerais”, reforça a especialista.

Calorias: o que são?


As calorias em geral representam a quantidade de energia que os alimentos que contêm proteínas, carboidratos e gorduras, fornecem. As vitaminas e minerais também compõem os alimentos, no entanto não têm calorias. Cada grama de proteína tem quatro calorias, de gordura são nove calorias, enquanto a grama do carboidrato fornece quatro calorias. O álcool também é bem calórico, já que cada ml oferece sete calorias.

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