Você tem fascite plantar?




Esse processo inflamatório pode causar bastante desconforto e até mesmo influenciar nas atividades diárias

Quem sofre de fascite plantar, geralmente, sente fortes dores no pé logo pela manhã, ao dar os primeiros passos. A inflamação é causada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar, uma faixa ampla de tecido fibroso localizado ao longo da sola do pé, do calcanhar até o antepé. Outras queixas são queimação e rigidez na curva da parte interna do pé, principalmente após um período de repouso, por ficar muito tempo em pé ou depois de exercícios físicos intensos.

A fisioterapeuta da Pés Sem Dor, Alice Terçariol Correia listou os principais fatores que levam a essa doença. “Há correlação entre a ocorrência de fascite plantar e o excesso de peso sobre o pé, que podem ser atribuídos à obesidade ou gravidez; pés planos ou cavos; pronação excessiva (pisar para dentro); distúrbios de pisada durante a prática esportiva; diferença de comprimento das pernas; no comprimento do passo e ainda o uso de calçados impróprios”, esclarece.

As mulheres estão mais sujeitas a desenvolver a patologia devido ao uso excessivo de sapatos inadequados. Segundo a pesquisa “Os Pés Brasileiros”, realizada em 2012 pela Pés Sem Dor com mais de 26 mil pessoas, 82,7% das mulheres apresentam, às vezes, dor no calcanhar após o uso de sapatos novos. O estudo também mostra que o calcanhar é líder na frequência de dor no pé. Quase 40% dos brasileiros sofrem com dores nesta região.

O diagnóstico da fascite plantar é feito através de ressonância magnética e nos casos mais graves o problema é identificado por meio de ultrassom. A especialista dá algumas dicas para amenizar esse incômodo ou prevenir a piora do quadro: 

“É importante fazer um teste para identificar como é a pisada do paciente e desenvolver uma palmilha ortopédica personalizada, que irá proporcionar conforto e reduzirá os choques e a pressão durante as atividades diárias. Além disso, realizar alongamentos da fáscia plantar frequentemente”, ressalta a fisioterapeuta. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro