Síndrome metabólica atinge uma em cada quatro pessoas


Especialista chama atenção para a importância da ultrassonografia no diagnóstico da doença

Dados do Ministério da Saúde revelam que praticamente metade da população brasileira está acima do peso ideal (48,5%). Mas, se a obesidade ainda é motivo de preocupação, agora as lentes estão voltadas para a Síndrome Metabólica (SM), conjunto de doenças que atinge uma em cada quatro ou cinco pessoas e multiplica os riscos do infarto, por exemplo: circunferência abdominal acima da medida ideal, pressão alta, e elevação nas taxas de glicemia, triglicerídeos e colesterol (HDL). 

“Indivíduos com SM têm duas a três vezes mais chances de adquirir uma doença cardiovascular. Nesse sentido, temos recorrido a técnicas mais sofisticadas para determinar não apenas a gordura corporal, mas principalmente a visceral. Afinal, temos encontrado elevada prevalência de SM em pessoas não-obesas, e a gordura visceral parece ser o elo entre o tecido adiposo e a resistência à insulina, que é uma característica da Síndrome Metabólica”, diz Leonardo Piber, médico ultrassonografista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB).

Mais que a medida da circunferência abdominal e a relação cintura-quadril, Piber afirma que só os exames de imagem podem avaliar e quantificar a gordura visceral. “O padrão-ouro para determinar a gordura visceral em uma pessoa é a tomografia computadorizada, já que ela é capaz de diferenciar o que é gordura subcutânea e o que é visceral. Porém, nem todos têm acesso a esse tipo de exame – além do inconveniente de submeter o paciente a uma dose de radiação ionizante. Em anos recentes, passamos a fazer uso da ultrassonografia para avaliar a gordura intra-abdominal, auxiliando no diagnóstico da Síndrome Metabólica. Além de conseguir medir a gordura visceral, trata-se de uma técnica simples, não-invasiva, de baixo custo e sem risco de radiação”.

De acordo com Leonardo Piber, o uso do ultrassom permite medir a espessura da gordura abdominal subcutânea e visceral, separadamente, fazendo uso de um transdutor posicionado logo acima do umbigo do paciente. A espessura do tecido adiposo visceral obtida tem boa correlação com a área desse mesmo tecido quantificada pela tomografia. “A opção pelo exame ultrassonográfico tem se mostrado não só muito simples e eficaz, como também original, já que esse exame não costumava ser usado na avaliação da gordura visceral e muito menos no auxílio ao diagnóstico da Síndrome Metabólica. Trata-se de um grande avanço”.

O especialista aponta outro avanço na defesa do uso do ultrassom para diagnosticar acúmulo de gordura visceral. “No caso de pacientes que sofrem de esteatose hepática, também conhecida como ‘gordura no fígado’, esse exame tem se mostrado de grande importância também. Vale ressaltar que, exercendo muitas funções fundamentais para o organismo, o fígado pode inflamar e evoluir para quadros mais graves, como cirrose hepática e câncer. Daí a relevância em se lançar mão de um exame acessível, rápido e fácil para tomar medidas preventivas a tempo de salvaguardar a qualidade de vida do paciente”.


Fonte: Dr. Leonardo Piber, médico ultrassonografista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo – www.cdb.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro