Tempo quente e seco no inverno agrava alergias




  Os dias quentes durante o inverno, combinados com o clima seco da estação, podem agravar doenças alérgicas como rinite e asma, além de provocarem sintomas desagradáveis, como secura no nariz, garganta e coceira na pele. A alergologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Marisa Rosimeire Ribeiro, alerta para a necessidade de manter a boa hidratação do corpo e cuidados com o ambiente para preservar o bem estar e a saúde.

  "A rinite e a asma podem ser agravadas pelo tempo seco", afirma a médica. "Nos dias secos do inverno, a umidade do ar cai muito, o que faz com que as mucosas das vias respiratórias fiquem ressecadas. Isso, somado aos poluentes, que se dispersam menos nessas condições, favoreceria crises de rinite e de asma", diz.

  Para se prevenir e amenizar os sintomas, Marisa Ribeiro recomenda beber pelo menos dois litros de água por dia, além da ingestão de frutas suculentas, como melancia, melão e laranja. Como o tempo seco contribui para aumentar a concentração de poeira e poluição no ar, cuidados com o ambiente também são importantes.

  A limpeza de casa deve ser feita com aspirador ou pano úmido, pois o uso da vassoura dispersa a poeira, que fica em suspensão no ar por várias horas. Eliminar a poeira ajuda a reduzir a irritação na garganta e no nariz, provocada pelo tempo seco. Também é recomendado lavar as narinas com soro fisiológico. A especialista ressalta, no entanto, que pacientes com rinite e asma devem ter acompanhamento médico.

  O uso de umidificadores de ar precisa ser feito com atenção. De preferência, devem ser utilizados durante o dia, já que o calor produzido pelo sol faz com que a umidade do ar caia mais nesse período, ou apenas por um curto período à noite, para que o aumento da umidade do ambiente não favoreça o aparecimento de fungos. "O umidificador não deve ser utilizado em excesso, ou perto de paredes e de tecidos", explica a médica.

  O ressecamento da pele também pode causar coceira, mas é necessário saber diferenciar o sintoma de uma reação alérgica. "O paciente com alguma doença de pele ou reação alérgica, normalmente apresenta lesões ou vermelhidão", diz a alergologista. "Quando a coceira é provocada pelo ressecamento apenas, geralmente ela é o único sintoma, embora haja doenças que também causem coceira sem lesões", complementa. Nos casos de pele seca, é importante manter a hidratação do corpo, com a ingestão de líquidos e frutas e usar hidratantes que contribuam para evitar a perda de água pela pele. "Banhos muito quentes, excesso de sabonete e o uso de buchas podem contribuir para o ressecamento da pele e agravar o quadro."

Confira dicas para amenizar os efeitos do tempo quente e seco:
- Beba ao menos dois litros de água por dia;
- Coma mais frutas, elas ajudam a hidratar;
- Não use vassoura. Varrer dispersa a poeira no ar;
- Não use umidificador em excesso. Pode causar fungos;
- Cuidado com banhos quentes, eles ressecam a pele.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?