Comer com segurança


Escova para lavar vegetais, aliada da saúde
     
"Todos os legumes e frutas com casca devem ser lavados em água corrente e com uma escova de cerdas macias. O produto ajuda a remover a sujeira e os microorganismos prejudiciais à saúde", fala Liane Buchman, nutricionista da Clínica BodyHealth, na academia de ginástica Bodytech Eldorado, em São Paulo. Somente após esse processo, eles podem ser descascados e cortados.

       Isso vale não só para os vegetais que são consumidos com casca, como batata, cenoura e pepino, mas também para os que são ingeridos sem ela tais como melão e melancia, por exemplo. Se não limpamos a casca dessas frutas, as bactérias podem penetrar na polpa na hora de cortá-las. "No caso do tomate, o apetrecho ajuda também a remover, parcialmente, o agrotóxico presente na superfície", informa a nutricionista. Ou seja, mesmo que a prática não elimine 100% dos pesticidas, ela é útil para deixar os alimentos mais saudáveis. A escova, segundo ela, deve ser reservada somente para a higienização dos alimentos, pois caso utilize para outros fins pode ocorrer contaminação cruzada.

Passo a passo da higienização:
- Selecione bem os legumes e as frutas;
- Limpe-os bem com a escova em água corrente;
- Deixe-os mergulhados por cerca de 30 minutos numa tigela com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária;
- Enxágue bem;

A Escova Lava Legumes (ref. 1730), da Condor, é perfeita para esse fim. "Com cerdas duras e macias, diferenciadas pelas cores verde e branca, ela garante a higienização adequada dos vegetais", fala Tiago Kotovicz, Coordenador de Produtos do segmento de limpeza da empresa que se destaca por garantir excelência com preço competitivo. Ele explica que as cerdas firmes servem para lavar os alimentos de casca grossa, que exigem mais força na limpeza. Já as macias, além de finalizar o processo, são indicadas para as frutas mais delicadas, como o morango, por exemplo. Ergonômica, confortável e de fácil ajuste à mão, pode ser encontrada em supermercados e lojas especializadas (o preço varia entre R$ 3,49 e R$ 4,99).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?