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terça-feira, 30 de junho de 2015

Saiba como driblar a tendência e manter a forma na estação da preguiça


Nutricionista dá dez dicas de como se alimentar corretamente nos meses de frio 


      Das quatro estações, esta é considerada a mais preguiçosa do ano. São três meses em que ficamos com menos pique para sair de casa e correr no parque, andar de bicicleta ou ir à academia. Sobra vontade de ficar embaixo do cobertor, assistindo filmes, tomando chocolate quente ou comendo demasiadamente. Tudo isso favorece o aumento de peso.



    Essas mudanças na disposição e no apetite são explicadas cientificamente: com o frio, o corpo tende a gastar mais energia para manter a temperatura entre 36,5C e 37C. Além disso, nesta época acontece uma diminuição da produção de serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Para suprir esta queda, a maior parte das pessoas acaba compensando com os alimentos.

     Para as pessoas que não abrem mão de manter o equilíbrio nutricional e o peso ideal, Beatriz Botéquio, consultora em nutrição da ABIMAPI aponta dez dicas para uma alimentação que promova ânimo e ajude a driblar a preguiça. Saiba aqui:
 
1 - Ao contrário do que as pessoas pensam, o inverno é a melhor estação para emagrecer, pois o corpo gasta mais energia com o frio. Anime-se para manter a atividade física e não ficar parado. Antes dos treinos, uma torrada com geleia e um suco natural ou fruta são ótimas opções para o fornecimento adequado de energia.

2 - Para saciar a vontade de preparações mais quentinhas, abuse das sopas, mas dê preferência às opções menos calóricas. Para isso, troque batata e mandioquinha por legumes. Para preparações cremosas, opte pelas versões light do leite, do creme de leite e da margarina. Acrescentar talos de folhas, além de ser uma ótima estratégia para aproveitar integralmente os alimentos, deixa a preparação muito mais nutritiva e rica em fibras. Misture legumes com carnes e temperos.

3 - Ainda sobre as sopas, evite adicionar queijos amarelos, ricos em gorduras saturadas. Dê preferência aos tipos magros, como a ricota e o queijo fresco. Ótimos acompanhamentos para deixar a refeição completa são o pão e o macarrão. Mas lembre-se de eleger apenas um por refeição!

4 - No inverno nossa preferência por preparações frias, como saladas, diminui. Para compensar, capriche mais na porção de legumes cozidos e refogados para garantir a fibra da dieta, que aumenta a sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Adicionar cenoura ralada ou vagem em preparações como arroz e carnes cozidas é uma boa opção Outra estratégia é incluir o macarrão quente a um prato de salada. Além de ser uma preparação bem saborosa contribui no acréscimo de fibras.

5 - Procure manter o consumo diário de frutas e, sempre que possível, inclua uma porção diária rica em vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.) para aumentar a resistência a gripes e resfriados.

6 - Uma banana ou maçã cozida no microondas com canela pode ser uma ótima sugestão de sobremesa leve e quentinha para turbinar o cardápio no inverno. A adição de uma pitada de canela, além de dar um toque especial na preparação, tem um benefício extra para quem deseja perder peso: ela é considerada um alimento termogênico, ou seja, contribuiu para o aumento do metabolismo.

7 - No frio, a tendência é beber pouca água. Os chás entram como boa opção no cardápio para manter a hidratação. O verde e o branco são ricos em antioxidantes, como as catequinas e metilxantinas. Além disso, ajudam a acelerar o metabolismo.

8 - Troque o chocolate quente tradicional pela versão light. O cacau em pó é rico em flavonóides, antioxidante que combate o envelhecimento e reduz o risco de doenças do coração.

9  - Não abre mão do fondue de queijo nesta época? Opte por pães ou biscoitos integrais como acompanhamento. Além de deixarem sua refeição mais gostosa, essas opções acrescentam fibras e diminuem a absorção da gordura. As fibras ajudam a gerar mais saciedade e a consumir menos. Inclua tomate cereja e brócolis como acompanhamentos e modere no vinho e na sobremesa.

10 - As massas com molhos brancos ou muito elaborados são muito calóricas e devem ser consumidas de forma esporádica. Prefira as opções com molho simples de tomate ou a bolonhesa. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.

  

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