Inchaço durante a TPM



Especialista dá a receita para amenizar o desconforto causado pelas alterações hormonais

É bastante comum que as mulheres retenham mais líquido durante o período pré-menstrual. Isso ocorre em virtude das alterações hormonais pelas quais passa o corpo feminino nesse momento, com destaque para o aumento da produção de progesterona. Se, por um lado, este hormônio esteroide prepara o útero para uma possível gravidez, por outro lado ele provoca a retenção de líquidos, principalmente nas pernas e nas regiões dos seios e do abdômen.

“É nas 48 horas que antecedem o ciclo menstrual que conseguimos observar as maiores mudanças no corpo feminino”, explica a doutora Adriana Benito, médica especialista da rede Pró-Corpo Estética Avançada. Para evitar o inchaço durante esse período, a médica recomenda algumas mudanças na rotina e na alimentação que podem ajudar a amenizar o desconforto:

·           *  Evite alimentos embutidos e processados, temperos industrializados e refrigerantes. Esses alimentos são ricos em conservantes e sódio, que favorecem a retenção de líquidos. Invista em alimentos que tenham efeito diurético, como chá verde, melancia e limão, que ajudam o corpo a eliminar o excesso de água.
·                      *  O consumo de água também é fundamental para diluir os minerais e eliminá-los pela urina. O recomendável é beber, em média, oito copos de água ao longo do dia, evitando o consumo durante as refeições.
·                       *  Praticar exercícios aeróbios durante, no mínimo, 20 a 30 minutos por dia – com a transpiração, o corpo perde mais água. Além disso, as atividades físicas estimulam o fluxo nas veias e vasos linfáticos, combatendo o inchaço.
·                 * Outra solução bastante eficaz é a drenagem linfática. “A técnica utilizada durante a massagem estimula a eliminação do excesso de líquido contido entre as células do corpo de forma rápida”, afirma a médica da Pró-Corpo.


“Se inchaço persistir por até quatro dias após o início do período menstrual, fique atenta e procure um médico para investigas outras possíveis causas para o inchaço, pois isso pode ter relação com problemas renais, circulatórios ou, até mesmo, sobrepeso”, completa a especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro