Dicas para manter o bom humor




           Trânsito, trabalho atrasado, afazeres domésticos, problemas com o condomínio, estresse com as crianças, sono acumulado. Quem nunca enfrenta esses pepinos, não é mesmo? Os pequenos problemas do dia a dia trazem consequências, se encarados como “problemas”, e podem prejudicar o equilíbrio do nosso corpo e mente. Quando estressados ou irritados, a sensação de cansaço parece que nunca vai embora. Para manter a qualidade de vida, temos que cuidar do nosso humor, pois ele tem consequências sobre o nosso bem estar.  
       
 Todos nós sabemos que viver mal-humorado e irritado agrava nosso estado de saúde, podendo acarretar (ou piorar) doenças como transtornos alimentares, depressão, insônia e até problemas cardiovasculares. Portanto, enfrentar a rotina com um sorriso no rosto e bom humor é bem mais vantajoso que a “cara amarrada”. 

A MIP Brasil Farma, que tem como missão ajudar as pessoas a descomplicar a vida com escolhas inteligentes sobre o seu corpo e sua saúde, para que se sintam bem, mais livres e bonitas, separou 5 passos para ajudar a melhorar o seu humor: 

1 – Ter um hobby: é importante uma atividade que traga lazer para o seu dia. Não vale ser algo que lembre trabalho ou que o deixe mais nervoso ou ansioso. Escolha algo que ajude a relaxar. Por exemplo, se você gosta de música, que tal aprender a tocar piano, guitarra ou violão? Meditação, yoga, artesanato, pintura e desenho são outras atividades que “desligam” a mente e ajudam a desestressar. 

2 – Dormir bem: pessoas com horários de repouso irregulares ou que dormem menos de 7 horas por noite já começam o dia mais cansados e isso é alvo fácil para o mau humor. Além disso, um estudo da Academia Americana de Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa do Sono apurou que quem dorme pouco tem tendência a apresentar índice de massa corpórea maior. Ou seja: não dormir engorda! Outro detalhe importante é ter uma “rotina de sono”, dormir e acordar nos mesmos horários, mesmo no fim de semana. 

3 – Se alimentar bem:  o ato de ficar muito tempo sem comer ou comer produtos industrializados e pouco saudáveis em demasia reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor. Há uma série de alimentos que podem melhorar o ânimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer – entre eles serotonina e dopamina. As fibras são um dos responsáveis por essa sensação de bem-estar. "As fibras são importantíssimas para o bom funcionamento do organismo como um todo. Ao regular o trânsito intestinal, as vantagens são inúmeras, inclusive para a pele", explica Alessandra Luglio, nutricionista consultora de Livina Fibras. 

4 – Cuidar do corpo: para melhorar o astral, o cuidado precisa ser da cabeça aos pés! A primeira orientação é fazer uma atividade física: musculação, pilates, dança, natação ou a modalidade que mais combinar com você. Os exercícios dão estímulo cerebral para a liberação de uma substância chamadas endorfina, que criam uma sensação de prazer. 

5 – Viajar: está comprovado! Viajar, conhecer novas localidades e culturas deixam qualquer pessoa mais animada e de bem com a vida. Procure viajar sempre que possível, seja para um sítio ou ainda de férias para bem longe, com sua turma de amigos ou familiares. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro