Dia do Desafio

Patinação, dança, malabarismo e esportes virtuais
agitarão o  Dia do Desafio na CPTM

       Na próxima semana, atividades físicas tomarão conta do espaço de nove estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que, em parceira com o Sesc-SP, promoverá o Dia do Desafio. O projeto desafiará os atletas-usuários a testar habilidades, desempenhos, potências e limites físicos, com supervisão de profissionais de educação física. 

        As estações participantes desta ação são: Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante; Osasco (L8), Santo Amaro e Jurubatuba, na Linha 9-Esmeralda; São Caetano e Mauá, na Linha 10-Turquesa; Luz (L7), Brás e Tatuapé, que atendem as Linhas 11-Coral e 12 Safira.

     Cada estação seguirá um roteiro próprio, oferecendo um diversificado cardápio de atividades esportivas e de lazer. As ações são gratuitas e monitoradas pelas equipes de sete unidades do Sesc.

De 25 a 27/05, das 10h às 18h, a Estação Palmeiras-Barra Funda abrirá a programação com demonstrações de patinação artística. Em pista instalada no mezanino da estação, instrutores do Sesc fornecerão patins, capacetes e joelheiras aos interessados. Além do empréstimo dos equipamentos, os monitores acompanharão os treinos dos patinadores.

No dia 27/05, outras atividades desafiarão os usuários das outras oito estações participantes do projeto. Em Jurubatuba, das 12h às 14h, os usuários poderão experimentar performances do universo circense, treinando a prática do malabarismo, com o uso de bolas, argolas e pinos de boliche.

Nas estações Brás e Tatuapé, o bailado agitará a programação, com os movimentos  ritmados  de danças populares. As aulas abertas acontecerão em três horários: das 8h às 10h, das 11h às 13h, e das 15h até 17h. Na Estação Brás, os usuários também poderão praticar técnicas de ioiô, participando do workshop programado em duas sessões: das 9h às 12h e das 15h às 17h.

Nas estações São Caetano e Mauá, das 9h30 às 16h, o destaque serão as atividades alusivas às brincadeiras de infância, como amarelinha e pular corda. Já na Estação da Luz, a atração será voltada para os fãs de futebol. Das 9h às 14h os usuários poderão praticar o chute eletrônico com o simulador de pênaltis.

Na Estação Santo Amaro, entre 11h e 16h, o desafio será integrar o esporte virtual com a música, por meio da prática do tênis e do beisebol com movimentos do corpo e instrumento musical. Denominada “rebatida”, a atividade mistura os esportes que tem como essência o ato de rebater (devolução da bola), substituindo equipamentos esportivos (raquete e taco)  por instrumento musical (pandeiro).

          No local, o exercício da criatividade será intensificado com a intervenção musical agendada para às 14h, quando a dupla Pereira e Sonhador improvisará duelo de rimas inspiradas em temas de incentivo à prática esportiva. Conhecido nas regiões Norte e Nordeste, o estilo musical “embolada”, trocará o tradicional violão, usado pelos repentistas, pelo pandeiro, simulando um jogo de tamboréu.
Na Estação Osasco, entre 13h e 18h, o espaço está reservada para as máquinas eletrônicas que testarão capacidade de força, coordenação motora e equilíbrio. A Máquina de Soco e o  Martelo de Força estimularão a movimentação de diversos músculos do corpo. Já o Penalty Inflável e o  Simulador de Ski testarão, respectivamente, precisão do chute e as habilidades de um esportista na neve, aliando o exercício físico à diversão.

       Coordenado pelo Sesc desde 1995, o  Dia do Desafio está em sua 21ª edição, e, desde 2013, tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil, que visa ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país. Realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio, tem por objetivo difundir a importância da adoção de hábitos saudáveis.
A programação seguirá horários diversificados, conforme a estação (confira abaixo).

Serviço

Evento: Dia do Desafio 2015
Estações, datas e horários:

Linhas 7-Rubi e 8-Diamante:
Estação Palmeiras-Barra Funda, dias 25, 26 e 27, das 10h às 18h
Estação da Luz,  27/05, 8h às 18h

Linha 9-Esmeralda:
Estação Jurubatuba, 27/05, 12 às 14h
Estação Osasco, 27/05, 13h às 18h
Estação Santo Amaro, 27/05, 11h às 16h

Linha 10-Turquesa:
Estação São Caetano,  27/05, 9h30 às 15h30
Estação Mauá,  27/05, 9h às 16h

Linhas 11-Coral e 12-Safira:
Estação Tatuapé, 27/05, 8h às 10h; 11h às 13h e  15h às 17h
Estação Brás, 27/05
·         Workshop de ioiô, 9h às 12h e 14h às 17h

·         Aula de dança: 8h às 10h; 11h às 13h e 15h às 17h 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gosta de abacaxi? Saiba quais são os benefícios da fruta para o organismo

A vida pede atitude. Movimente-se