Conheça as frutas diuréticas




Desinche já! Nutricionista dá dicas para acabar com a retenção de líquidos

         A retenção de líquidos, também conhecida como inchaço, é o resultado de um acúmulo de fluidos que afeta principalmente as pernas, mãos, pés, tornozelos e barriga, causando grande desconforto. Para esclarecer e dar dicas a quem deseja evitar o inchaço, a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, fala sobre o tema.

           Para identificar a retenção de líquidos, a nutricionista ensina: “É preciso prestar atenção nos sinais do seu corpo. Em geral os membros inferiores, principalmente os tornozelos são os que demonstram primeiro esta condição, e as consequências são cansaço e fraqueza nas pernas, além das câimbras. Outra maneira simples de notar a retenção é quando percebemos a pressão das meias ou sapatos, e ao retira-los deixam marcas na pele”.

     Ela explica ainda que existem alimentos que podem causar ou agravar o problema, “Principalmente os que são fontes de sódio. Quando o nível desse mineral no organismo está elevado, alguns mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água e normalizar a situação. Nesse caso, evite alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos como presuntos, salsichas e demais alimentos industrializados. Até o sal de cozinha deve ser diminuído. Lembrando que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois contém teor de sódio considerável, favorecendo a desidratação e inchaço”.

           Existem frutas com poder diurético e possuem em comum uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos, “Melancia, Melão, Abacaxi e a Pera são exemplos. Seus nutrientes, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água, juntos aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais”, diz a nutricionista.

Conheça as propriedades das frutas diuréticas mais conhecidas:

Melancia – Essa fruta é conhecida pelo alto teor de água, o que a torna aliada da hidratação. Além do poder diurético, possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama.

Melão – Esta também é uma fruta diurética, que possui ainda propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do corpo. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial e fibras que auxiliam na regulação do intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação.

Abacaxi – Rica nos nutrientes que auxiliam no combate a retenção de líquidos, essa fruta ainda é rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal e possui também uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão.
Pera – Além de auxiliar na eliminação de líquidos do organismo, possui pectina, uma fibra também relacionada ao melhor funcionamento intestinal e que esta envolvida no controle glicêmico e do colesterol.

Maçã - É uma fruta diurética natural, graças à quantidade de potássio e vitamina B6 e assim como a pera possui pectina;
Limão - Também é rico em potássio, fibras, manganês e é conhecido por reforçar o sistema imunológico graças à quantidade de vitamina C.

Coco - Possui ótima quantidade de potássio e magnésio em sua água, o que auxilia na eliminação de líquidos.

Para quem deseja eliminar o inchaço a nutricionista ensina uma receita infalível de suco diurético:

Ingredientes
¼  prato de sobremesa de couve manteiga, higienizada e picada
1 fatia grossa de melão
250 ml de água de coco
1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado
¼ de colher de sopa de suco de limão
¼ de maçã
Cubos de gelo

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que a mistura fique homogênea. Acrescente adoçante a gosto e beba em seguida.
.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro