Benefícios Nutricionais da Bebida de Arroz


Por Fernanda Chaves  -  Nutricionista Sanavita
        A bebida de arroz, também chamada de leite de arroz, é uma bebida vegetal, obtida através da fermentação do arroz e que, na maioria das vezes, é usada como substituto do leite de vaca por pessoas que não podem ou não querem consumi-lo por algum motivo.
      O leite de vaca, por ser um alimento com alto potencial alergênico, pode desencadear sintomas parecidos com os da alergia alimentar, em menor proporção, mesmo em pessoas não alérgicas ao leite, quando há consumo excessivo desse alimento e de seus derivados. Isso acontece porque a proteína do leite é de difícil digestão e absorção, seu excesso causa naturalmente aumento da inflamação no intestino, que acarreta o surgimento de vários sintomas indesejáveis.
 
         Uma característica positiva que deve ser avaliada ao escolher a bebida de arroz que a sua família vai consumir, caso ela não seja feita artesanalmente, é olhar nos ingredientes da bebida a presença de fibras prebióticas e a adição de vitaminas e minerais. As fibras prebióticas servem de alimento para as bactérias intestinais positivas, contribuem para a regulação da flora intestinal, dão mais saciedade e ajudam na modulação do índice glicêmico do arroz, alimento que tem naturalmente alto índice glicêmico; Exemplos de fibras prebióticas: polidextrose e inulina. A vitamina D age favorecendo a absorção do cálcio e, juntos, são indispensáveis para a saúde óssea.
 
        A bebida de arroz, por ser uma bebida de origem vegetal e naturalmente isenta de glúten, lactose, gordura animal e proteínas animais, pode ser usada pelos seguintes grupos:

 Por ser sem glúten:
 * Celíacos
 * Indivíduos que apresentam sensibilidade ao glúten, mas não têm o diagnóstico de doença celíaca (SGNC- Sensibilidade ao Glúten Não Celíaco)
 * Pessoas que retiraram o glúten da rotina alimentar por ser uma proteína alergênica, buscando ao bem-estar e qualidade de vida.
 
Por ser sem lactose:
 * Intolerantes à lactose
 * Sensíveis à lactose (apresentam sintomas de intolerância, mas não têm diagnóstico)
 * Pessoas que retiraram a lactose da rotina alimentar por ser um carboidrato que é fermentado por bactérias intestinais negativas, buscando bem-estar e qualidade de vida
 
Por ser isento das proteínas animais, exemplos: proteínas do leite de vaca (caseína e beta lactoglobulina):
 
 * Sensíveis às proteínas do leite de vaca (apresentam sintomas de sensibilidade, mas não têm diagnóstico de alergia)
 * Pessoas que retiraram a proteína do leite de vaca da rotina alimentar por ser uma proteína alergênica, buscando bem-estar e qualidade de vida
 
Por ser isento de gorduras animais:
 * Hipercolesterolêmicos: Pessoas que apresentam altos níveis de colesterol
 * Pessoas com histórico familiar de hipercolesterolemia e que evitam o consumo de gorduras animais com a intenção de prevenir essa dislipdemia
 
Por ser uma bebida vegetal:
 * Vegetarianos
 * Veganos
 
          Para usar a bebida de arroz como substituto do leite de vaca, caso a pessoa o consuma com frequência, é indicada a orientação de um nutricionista para adequação de nutrientes, principalmente a proteína.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?