5 alimentos para aumentar a imunidade no inverno

5 alimentos para aumentar a imunidade no inverno

           Alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos, são bons aliados contra gripe e resfriado. Isso porque eles atuam nas defesas do organismo e garantem o bom funcionamento das células imunológicas – por isso, devem fazer parte do seu cardápio nos dias de inverno. Quinoa, linhaça, alho, gengibre e cenoura estão entre as principais fontes desses nutrientes.

           Não basta a inclusão desses alimentos nas refeições para ficar longe de gripe e resfriado. Além de colocá-los no cardápio, é preciso evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, pois prejudicam a absorção de nutrientes, e o excesso de sal, que pode provocar uma desidratação do organismo e prejudicar a produção de anticorpos. Veja abaixo por que esses 5 alimentos não podem faltar à mesa nessa época do ano.

Quinoa: considerada o mais completo alimento de origem vegetal pelos nutrientes que oferece, a quinoa é uma importante aliada para a imunidade. Isso porque é riquíssima em proteína, que participa da construção do sistema imunológico, zinco e lisina, responsáveis por fortalecer esse sistema.

Linhaça: oferece ácidos graxos ômega-3, que atuam no fortalecimento do sistema imunológico.

Alho: fonte de alicina e vitaminas A, B e C, ajuda a estimular a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriado, além de ser um importante expectorante.

Gengibre: tem ação antisséptica, reduz a inflamação e alivia a congestão nasal.

Cenoura: é rica em vitamina A, que atua na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando infecções e gripe.

Quer uma receita tiro e queda para aumentar a imunidade e ainda espantar o frio? Aposte nesta sopa de quinoa.

Sopa de Quinoa em Grãos

Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 167

Ingredientes
1 col. (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1/4 de pimentão vermelho picado
1 pimenta picada
1 talo de salsão cortado em rodelas
1 xíc. (chá) de quinoa em grãos
1 cenoura pequena em cubinhos
200 g de ricota defumada em cubinhos
1 e 1/2 litro de água
Sal a gosto
6 gotas de molho de pimenta
1 col. (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, o pimentão e a pimenta por uns 5 minutos. Junte o salsão e a quinoa e refogue por mais 2 minutos. Acrescente a cenoura, a ricota e a água. Tempere com sal e deixe cozinhar até o caldo engrossar e a quinoa ficar macia. Prove e, se preciso, ajuste o sal. Tempere com molho de pimenta, acrescente a salsa, misture e desligue. Sirva em seguida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?