Protetores solares que não protegem




Duas de dez marcas de protetores solares de uso adulto, com fator de proteção solar 30 à venda no país, têm menos da metade do Fator de Proteção Solar (FPS) declarado no rótulo, além de não protegerem contra os raios UVA. Quanto aos cinco infantis avaliados pela PROTESTE Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, pode confiar: todos informam o FPS correto.

A orientação da PROTESTE é que o usado do protetor é fundamental no dia a dia para evitar os danos causados pela radiação do sol,  e o teste constatou que há bons produtos no mercado , mas precisam ser escolhidos com atenção para realmente proteger a pele.O melhor avaliado foi  L'Oreal Solar Expertise para adultos e o infantil Nívea Sun Kids, fator de proteção solar 60.

De acordo com os resultados das análises o Nivea Sun e Banana Boat indicam FPS 30 no rótulo, mas, na verdade, têm 13 e 10 respectivamente. O Boticário, Sundown, Avon, Coppertone e Red Apple também foram considerados ruins, por terem FPS abaixo do anunciado: 25, 26, 27, 27 e 27, respectivamente.

Já em relação à proteção UVA, Red Apple, para crianças, foi mal avaliado por apresentar uma proteção abaixo do esperado. O mesmo ocorreu com os protetores para adultos Cenoura&Bronze e Red Apple.  E Nivea Sun, Anthelios, Avon, Banana Boat (para adultos) e Sundown (adulto e infantil) não são eficazes no que se refere à fotoestabilidade. Quanto à resistência na água, nenhum dos produtos sai facilmente.

Alguns produtos dizem ser, ainda, hidratantes. Os únicos que realmente se saíram muito bem nisso foram Solar Expertise, para adultos, e Nivea Sun infantil. Já em relação a uma possível irritação da pele, apenas o infantil Solar Expertise se mostrou levemente irritante.

A avaliação incluiu produtos das marcas L'Oreal, La Roche-Posay, O Boticário, Coppertone, Cenoura&Bronze, Sundown, Avon, Nivea, Banana Boat e Red Apple, todos com FPS 30. E foram testados os infantis FPS 60:Nivea Sun Kids;Loreal Solar Expertise Kids; Huggies Turma da Mônica ; Sundown Kids e Red Apple Kids.


Prefira os produtos sem benzofenona 3

Como já havia ocorrido em teste feito em 2009 a PROTESTE encontrou benzofenona-3 em alguns protetores para adultos, inclusive num que não apresentava a substância no teste anterior, o Cenoura&Bronze. Agora foram detectados também nos produtos: Avon, Banana Boat, Red Apple e Sundown.

O benzofenona-3 (benzo-phenone-3 ou oxibenzona) é um filtro químico, com potencial alergênico considerável. E há estudos verificando se pode causar outros danos à saúde (inclusive câncer). Por isso a dica é evitar os produtos que tenham esse ingrediente na composição.

A partir de 2014, será obrigatório que os produtos tenham 1/3 de proteção UVA em comparação ao valor do FPS. Por exemplo, os que apresentam FPS 30 deverão ter proteção UVA de no mínimo 10.Todas as marcas testadas já informam nos rótulos que têm essa proteção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para uma ceia de Natal mais saudável

Qual a melhor forma de substituir o açúcar na dieta