20 de Outubro: Dia Mundial da Osteoporose

Neste ano o Dia Mundial da Osteoporose tem como objetivo alertar a população a respeito da gravidade de sofrer uma segunda fratura decorrente da osteoporose.
Neste sentido, de acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF), três mensagens muito importantes devem ser difundidas ao público massivamente:

  As fraturas por fragilidade não são acidentes - A cada ano, milhões de adultos, principalmente idosos, sofrerão uma fratura de quadril decorrente de uma queda. Outros tantos sofrerão fraturas na coluna, nos pulsos, nos ombros e na pélvis. Estas fraturas não são acidentes! É provável que a causa subjacente seja a osteoporose;
   As fraturas são sinais de alerta: Uma fratura leva à outra - Uma pessoa que sofreu uma fratura osteoporótica tem duas vezes mais possibilidades de sofrer outra, futuramente, caso a osteoporose não tenha sido diagnosticada e tratada. Aproximadamente metade das pessoas que sofreu uma fratura osteoporótica sofrerá outra, pois o risco de novas fraturas aumenta exponencialmente após cada nova ocorrência. Uma em cada quatro mulheres que teve uma nova fratura vertebral terá outra dentro de um ano;
    Mais de 50 anos e teve uma fratura? Busque tratamento - Se você tem 50 anos ou mais e sofreu uma fratura, deve consultar um médico para fazer uma avaliação clínica que inclua um exame de densidade mineral óssea. Baseado neste resultado, o médico estará em condições de recomendar o que você pode fazer para reduzir sua predisposição à futuras fraturas.
Fatos sobre a prevenção de fraturas secundárias
Aproximadamente metade das pessoas que teve uma fratura osteoporótica terá outra;
Uma em cada quatro mulheres que teve uma nova fratura vertebral sofrerá uma nova fratura no próximo ano;
80% dos pacientes com fraturas por fragilidade óssea não são avaliados nem tratados em função da osteoporose, ou seja, não têm seu risco de quedas e nem a incidência de fraturas futuras reduzidos;
Tratar pacientes com fraturas decorrentes da osteoporose pode reduzir entre 20-25% a incidência de fraturas de quadril.
FONTE: IOF
Concientizar é comemorar
O Dia Mundial da Osteoporose foi lançado no dia 20 de outubro de 1996 pela Sociedade Nacional de Osteoporose do Reino Unido. Desde 1997, tem sido organizado pela IOF. Em 1998 e 1999, a Organização Mundial da Saúde atuou como co-patrocinadora da iniciativa. Desde 1999, as campanhas do Dia Mundial da Osteoporose têm abordado um tema específico.
Caminhada pela prevenção
Há cinco anos, o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti realiza uma caminhada para celebrar o Dia Mundial da Osteoporose, visando transformar a data numa oportunidade de conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da osteoporose e das doenças metabólicas ósseas.

SERVIÇO:

V Caminhada de Combate à Osteoporose
Organização: Targets Eventos
Idealização: Dr. Sergio Bontempi Lanzotti
Data: 21 de outubro de 2012
Local: Mooca Plaza Shopping, Rua Capitão Pacheco e Chaves 313 - Mooca - São Paulo
Horário: 08:00 às 11:00
Limite de inscrições (gratuitas): 1.000
Inscrições e mais informações: http://www.caminhadaosteoporose.com.br/
Parceiros da V Caminhada de Combate à Osteoporose: Danone, Janssen, Pfizer, Glaxo Smith Kline, Drogasil, Academia Prime, Praça dos Pães, ONG Novos Passos, Nutrimental, Farmácia de Manipulação Princípio Ativo, Associação Amigos da Praça, Rotary Club de São Paulo, Mooca Plaza Shooping e Jornal Atividade Física.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?