Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e adotar hábitos saudáveis

Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e adotar hábitos saudáveis

As avaliações médicas de rotina, mais conhecidas como check-ups, são essenciais para ficar de olho na saúde e até diagnosticar doenças que ainda estão em fase inicial ou que não apresentam sintomas. São feitas a partir de exames de acordo com a idade, sexo e condições físicas do paciente.

De acordo com o cardiologista Cleber Mazzaro, do Hospital e Maternidade Brasil, os exames de rotina podem apontar o que estamos fazendo de errado com nosso corpo. “Mesmo que a pessoa não esteja sentindo dores e não apresente sinais de possíveis patologias, é importante que o check-up seja feito. Ele é um dos passos mais importantes na medicina preventiva”.

O check-up também é uma ferramenta importante na orientação de pacientes quanto a um estilo de vida mais saudável. “Hoje podemos notar que as pessoas estão vivendo mais, isso devido a fatores como alimentação, estimulo do corpo e cuidados com a saúde. Os exames de rotina tem total influência sobre o envelhecimento ”, explica o cardiologista.

Geralmente os exames avaliam o colesterol, pressão alta, funções cardiológicas, funções renais, patologias com histórico familiar, desenvolvimento de tumores, câncer, diabetes, distúrbios digestivos e nutricionais e até osteoporose.

O Dr. Cleber ressalta que para as mulheres os exames ginecológicos são essenciais no check-up e para os homens o preventivo de próstata é de extrema importância. “Devemos criar o hábito de fazer os exames de rotina uma vez ao ano, mas eles também podem ficar a critério do especialista que está avaliando o paciente. Principalmente para os adolescentes que tem apresentado grande número de casos de obesidade, o check-up é uma forma de cuidar da saúde no futuro”, finaliza.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro