Hidratação adequada no verão previne pedras nos rins


         Durante os meses do verão o número de pacientes com quadros de pedras nos rins atendidos no Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista, aumenta em 30%.
Neste período de temperaturas mais elevadas, a hidratação adequada, com ingestão frequente de líquidos, principalmente de água, é a principal arma contra a formação de cálculos renais.
         O urologista Alcides Mosconi explica que 12% da população apresenta cálculo renal. Em 80% dos casos as pedras são expelidas naturalmente. Os demais pacientes apresentam dores fortes e outros problemas como infecções, que precisam ser tratadas com medicamentos e procedimentos cirúrgicos.
         O ‘Hospital do Homem’ listou algumas dicas para ajudar a população a evitar o problema durante o ano todo.

- Entenda como se formam os cálculos
Todas as pessoas expelem grandes quantidades de sais de cálcio, ácido úrico e outras substâncias pela urina. Em algumas delas, estes cristais ficam saturados na urina, se acumulam e acabam depositados nos rins formando, em longo prazo, as pedras. 

- Beba água
O ideal é consumir, no mínimo, dois litros ao longo do dia. Quem faz atividade física deve fazer reposição de líquidos durante a atividade. A indicação é tomar cerca de 600 ml de água a cada 40 minutos de exercícios.

- Aposte nas frutas cítricas
Sucos de abacaxi, limão e laranja contêm citrato, substância que inibe a formação de cálculos.

- Fuja das bebidas alcoólicas
Mesmo nos dias mais quentes é importante não abusar na ingestão de álcool. Este tipo de bebida desidrata as células e pode trazer outros problemas de saúde. 

- Evite ingerir receitas caseiras
O conhecido chá de quebra-pedra é um mito. A mistura pode ser tóxica caso haja exagero na quantidade de ervas. Além disso, não são as folhas que desfazem os cálculos renais, mas sim a água do chá.

- Cultive bons hábitos
Alerta: pacientes obesos estão mais propensos a desenvolverem o problema, que é mais comum em homens. O tabagismo também aumenta a chance de aparecimento dos cálculos. Praticar atividade física pelo menos três vezes por semana é importante para a saúde de todos os indivíduos.

- Fique atento ao que você leva à mesa
A ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados pode acelerar ou provocar desequilíbrios no corpo e propiciar a formação dos cálculos. Não exagere no consumo de proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) e frutos do mar, que são ricos em cálcio e ácido úrico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?