Amaranto

O amaranto é um cereal rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas e pode ser traduzido em números: apenas 3 colheres de sopa de amaranto já garantem 23% de fósforo, 13% de ferro, 8% de cálcio, 6% de fibras e 6% de proteínas da ingestão diária recomendada para adultos.

Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular – sistema imunológico. 

Rico em cálcio e com excelente absorção pelo organismo, o amaranto pode ser utilizado como alternativa de consumo desta substância, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O cereal também mostrou-se um excelente regulador dos níveis de colesterol, segundo estudos divulgados pela USP e InCor, e auxilia no funcionamento do intestino.

O consumo do amaranto popularizou-se entre os atletas e esportistas em geral graças ao alto valor protéico - que atua na manutenção e no aumento da massa magra –, de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais.  Além disso, contribui para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Comercializado em flocos naturais – com forma e consistência similares às da aveia –, o amaranto da Vitalin possui certificação orgânica e é ideal para ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos, doces, ou adicionado em sopas e vitaminas. Com seu sabor suave, pode ser incorporado as mais variadas receitas de pratos doces e salgados sem alteração de sabor.

O amaranto também funciona como uma opção nutritiva de variação no cardápio dos celíacos, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares – maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo.


No mercado:
Amaranto Vitalin
Embalagens de 150 g
Preço Sugerido: R$ 7,70
Não contém Glúten

RECEITAS:
Torta rápida
(sem glúten)
Produto: Amaranto e Farinha de Quinoa
Ingredientes: 200g de requeijão cremoso, 3 ovos, 300 ml de leite, 1 ½ xícara (chá) de Amaranto em Flocos Vitalin + 1 colher (sopa) para polvilhar, 1 xícara (chá) de amido de milho, ½ colher (sopa) de fermento químico em pó, 2 colheres (sopa) de queijo ralado, margarina para untar, Farinha de Quinoa Vitalin para polvilhar
Recheio: 200g de peito de peru picado, 200g de mussarela picada, 1 colher (sopa) de salsa picada. Misture o peito de peru, o queijo e a salsa e reserve.
Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa. Em uma forma untada com a margarina e polvilhada com Farinha de Quinoa Vitalin espalhe a metade da
massa, coloque o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Polvilhe com o Amaranto em Flocos Vitalin e leve ao forno 180 graus para assar até dourar.
Rendimento: 12 porções

Farofa Fantasia com Amaranto
(sem glúten e lactose)
Produto: Amaranto
Ingredientes: 1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada, 1 xícara (chá) de Amaranto em Flocos Vitalin, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 dentes de alho picado, 1 cebola picada, 2 tomates firmes sem pele e sem sementes em cubos, 100 g de azeitonas verdes picada, 4 ovos cozidos e picados, 50 g de amendoim frito sem pele, 3 colheres (sopa) de salsa picada, 1 colher (sopa) de orégano, Sal a gosto
Modo de preparo: Em uma panela, refogue no azeite de oliva o alho e a cebola até dourar. Acrescente os tomates e refogue por mais 3 minutos. Acrescente a farinha de mandioca, o Amaranto em Flocos Vitalin e as azeitonas e continue a mexer no fogo por mais 5 minutos. Desligue. Acrescente os ovos, o amendoim, a salsa, o orégano e tempere com sal. Envolva bem e sirva quente ou fria.
*Acompanha bem churrasco.
Rendimento: 15 porções

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro