Arroz Preto e seus benefícios

Menos calórico, comparado com o arroz integral, o arroz preto vem ganhando espaço nas mesas dos brasileiros. Com 20% mais proteína e 30%mais fibras, ele ajuda no bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol do sangue e controla a glicemia evitando grandes descargas de insulina e ainda aumentam a saciedade, retardando a sensação de fome- tornando-se um aliado de quem está controlando o ponteiro da balança. Além de, ser rico em vitaminas do complexo B- importantes para o metabolismo do nosso corpo.

Comparado com o arroz integral, as calorias não mudam muito, para 100g a diferença é de 359 calorias para o arroz preto contra 362 cal para o arroz integral, a diferença está nas fibras, no arroz preto é encontrado em maior quantidade além de ter poder antioxidante bem maior que o integral, retardando o envelhecimento e o surgimento de doenças.

A nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Castilho, dá dicas de receitas para deixá-lo ainda mais saboroso.  “A grande diferença entre esse arroz e os outros é a presença elevada de compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas- que são antioxidantes e combatem os radicais livres, protegendo suas células contra doenças crônicas não transmissíveis, mantendo seu organismo protegido e em equilíbrio. Por ter maior quantidade de fibras, o arroz preto ajuda no emagrecimento pois fazem com que nosso metabolismo acelere no processo de digestão da fibra e perca mais calorias, além de ajudar no funcionamento do intestino, evitando o inchaço abdominal. ”explica Paula.

O arroz preto mantém sua película- geralmente retirada do arroz branco- que são ricas em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, cobalto, cálcio, magnésio, ferro e zinco. Além desses benefícios, suas quantidade maior de proteína também beneficia as pessoas que adotam uma dieta vegetariana, ou aqueles que não comem carnes diariamente.

Segue uma receita para quem ainda não provou esse alimento rico em benefícios:

100g de arroz preto
300g de Couve-flor
150 de Tofu
4 colheres de champignon
2 colheres de cebola
1 colher de chá de azeite de oliva
01 pimentão verde cru pequeno
01 pimentão vermelho cru pequeno

MODO DE PREPARO:
Refogue 2 colheres (sopa) de cebola e 1 colher (chá) de alho, acrescente o arroz e deixe cozinhar até ficar al dente, usar sal a gosto. À parte, com 1 colher (chá) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de molho de soja refogue os legumes, com sal a gosto. Quando estiverem al dente, misture o cogumelo. Em seguida misture tudo com o arroz e o queijo tofu. Coloque em fôrma transparente e salpique com salsa.

Rende 5 porções com 140 cal/porção


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas de alimentação para 2017

Por que minhas dietas não funcionam?