Livro sobre o SPFC terá dois lançamentos semana que vem

 

 

 

 

 

 

 

 

Dois grandes eventos prometem agitar a torcida São-Paulina na semana que vem. Além do jogo de quarta-feira (27), no Morumbi, valendo uma vaga na Copa do Brasil, haverá dois lançamentos do livro São Paulo FC o Supercampeão, de Orlando Duarte e Mário Vilela. O primeiro acontece na segunda-feira (25), às 19h, na livraria Cultura do Conjunto Nacional. Já na quinta-feira(28), a noite de autógrafos será no Espaço Unyco, no Estádio do Morumbi. Neste evento haverá presença de autoridades tricolores, ídolos da torcida e torcedores ilustres. Em ambos os eventos a torcida está convidada mas é necessário confirmar presença pelo telefone (11) 2799-7799 ramal 1271 /1272.

 

Sobre o livro:

 

Quando se comemora a fundação do São Paulo FC, em 16 de dezembro ou 25 de janeiro? Por que seu uniforme oficial é branco com listras vermelha e preta na altura do peito? Por que ele é conhecido como "clube da fé" e "o mais querido"? Quais são suas origens? Essas e outras respostas o torcedor são-paulino encontrará no livro, São Paulo FC o supercampeão (Editora Nacional), escrito pelos jornalistas Orlando Duarte e Mário Vilela.

 

A obra retrata a história completa de um dos mais vitoriosos times de futebol do Brasil. Em ordem cronológica, os autores apresentam também os grandes craques, os jogos memoráveis, os vários campeonatos conquistados, os jogadores que mais atuaram com a camisa do clube, os maiores artilheiros, as grandes goleadas e a paixão da torcida que não para de crescer.

Totalmente ilustrado com fotos de época, o livro é uma verdadeira viagem no tempo da história da cidade e remonta a origem de grandes clubes do passado que tem associação direta com o tricolor. Entre esses times, destacam-se o CA Paulistano, fundado em 1900, e a AA das Palmeiras (nenhuma relação com o atual Palmeiras), criado 1902, que juntos conquistaram 14 títulos paulistas. São Paulo FC o supercampeão reúne também informações históricas como o time-base ano a ano desde a fundação do clube, quem jogou mais partidas, a maior série invicta, todos os presidentes e muito mais da vida do Tricolor Mais Querido.

Novidades
Por ser um produto oficial do clube, o livro traz um selo holográfico e numeração individual. Cada torcedor, portanto, terá um exemplar com numeração única. O livro tem tiragem de 7 mil exemplares, prefácio de Laudo Natel e comentários do mestre Telê Santana, Raí, Éder Jofre e do ator Lima Duarte.

Curiosidades da história do SPFC
- A origem do uniforme tricolor está diretamente ligada ao Club Athletico Paulistano. Vermelho e branco são cores de Harvard e o uniforme era camisas brancas e calções brancos com um cinto-faixa vermelho.
- O SPFC jogou pela primeira vez na Europa em 1951 com um combinado que unia a forte defesa são-paulina e o ataque poderoso do Bangu, que contava com Zizinho; o técnico era Leônidas da Silva. A equipe jogava um tempo com a camisa Tricolor e o outro com o uniforme do Bangu.
- A primeira partida oficial do SPFC quase não ocorreu em 25 de janeiro de 1936, dia da fundação da cidade de São Paulo escolhido para acontecimento tão importante para o clube: a ditadura Vargas proibia eventos que concorressem com a parada cívica que aconteceria na Avenida Paulista. Um dirigente são-paulino conseguiu uma autorização, em cima da hora, do secretário de Educação estadual.
- O SPFC impôs a maior goleada de sua história contra o Jabaquara AC: 12 a 1, em 1945.
- Durante a ditadura de Getúlio Vargas, foi proibido o uso das bandeiras dos Estados em qualquer tipo de evento. Em São Paulo, a bandeira do SPFC passou a substituir a bandeira estadual como um protesto dos paulistas de todos os times contra o regime ditatorial.
- Na década de 1940, uma consulta popular para saber qual o time mais querido da capital resultou na vitória do São Paulo FC com votação superior à soma de votos de Corinthians e Palestra Itália. Por isso, até hoje o slogan "O Mais Querido" permanece na correspondência oficial do SPFC.
- O SPFC foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e ficou conhecido como São Paulo da Floresta. Em 16 de dezembro de 1935 é refundado.

Serviço
Livro: Lançamento do livro São Paulo FC o supercampeão
Autores: Orlando Duarte e Mário Vilela
Editora Nacional
Preço: R$ 42,00
Páginas: 328

Quando: 28 de abril, das 19h30 às 23h

onde: Camarote Unyco - Estádio do Morumbi

end: Pça Roberto Gomes Pedrosa portão 2

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gosta de abacaxi? Saiba quais são os benefícios da fruta para o organismo

A vida pede atitude. Movimente-se