Frango Orgânico Certificado da Korin: Carne Livre de Antibióticos

 Consumidores em busca de “carnes seguras” e benefícios à saúde aumentam a escala de produção do frango orgânico
 Na esteira do resgate ao consumo de “produtos verdes”, como conseqüência aos fatores negativos à saúde e ao meio ambiente dos atuais processos de produção alimentar, o frango orgânico da Korin tem se destacado entre as carnes seguras do mercado brasileiro. “É crescente a busca pelo frango orgânico da Korin e, com o aumento desta demanda, estamos lançando-o também em cortes embandejados para facilitar o consumo. A produção do frango orgânico aumentou cinco vezes desde que foi lançado há quatro anos”, explica Reginaldo Morikawa, gerente geral da Korin. 
A carne tem menor teor de gordura e as aves não recebem diariamente os antibióticos, anticoccidianos e melhoradores de desempenho também à base de antibióticos que sobrecarregam o frango de químicos. O frango recebe apenas ração vegetal e orgânica. A criação do frango orgânico resulta numa carne mais segura e saborosa, que preserva as qualidades nutritivas e naturais. O frango da Korin hoje no país está alçado ao de melhor qualidade.
“Defendemos a criação de frangos sem ingredientes de origem animal na ração e medicamentos utilizados na avicultura moderna. As aves desenvolvem-se num ambiente equilibrado e que privilegia o bem-estar animal. Usamos vários extratos naturais de plantas como orégano, canela, eucalipto e limão. A ave pode passear no terreiro (piquete), não fica confinada o tempo todo, além do número de aves na granja ser menor que no modelo convencional”, explica Luiz Carlos Demattê Filho, médico veterinário.  Demattê especializou-se na produção de aves criadas em sistemas alternativos aos convencionais. É mestre em nutrição animal pelo Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da FMVZ/UNESP, especialista em gestão do agronegócio pela FGV e  doutorando em Ecologia Aplicada pela ESALQ-USP. Além da certificação da qualidade orgânica pelo IBD, o frango orgânico Korin também possui o certificado em Bem-Estar Animal, conferido pela Ecocert do Brasil. O certificado garante que todo o processo produtivo, da granja até o abate, segue regras rígidas com relação ao bem-estar dos animais.
A Korin tem crescido exponencialmente pela especialidade em criações de frangos de alta qualidade, como o carro chefe criado sem o uso de antibióticos e outros quimioterápicos utilizados na criação convencional. Os frangos são vendidos nas grandes redes varejistas e supermercados de todo país. O frango orgânico é mais um diferencial entre os produtos da empresa.

Carne Orgânica: Benefícios a Saúde Humana, Sociais e Ambientais  
O sistema produtivo orgânico entrega um produto sem aditivos químicos. Protege o produtor e a saúde humana. A certificação dos orgânicos exige a preservação das nascentes, e das matas nas margens dos rios, a recuperação das áreas degradadas, no entorno de nascentes e nas encostas dos morros. Os trabalhadores orgânicos também recebem atenção monitorada. Crianças nas escolas, capacitação quanto às normas de produção, cumprimento da legislação trabalhista, moradia digna, são algumas das exigências. 

Agricultura Natural – A forma de cultivo orgânico que veio do Japão 
Formas de cultivo que visam respeitar as leis da natureza surgiram nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Em 1930, o filósofo e espiritualista japonês Mokiti Okada elaborou trabalhos nas áreas de agricultura, artes, medicina, religião e educação. Deixou muitos legados e liderou o movimento da agricultura orgânica no Oriente. A Korin produz alimentos nos moldes da Agricultura Natural de Mokiti Okada, sem agrotóxicos, aonde resgatar a pureza e a força do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana, são preceitos fundamentais. Mokiti Okada alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa sobre os "bons resultados" obtidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, que têm caráter passageiro e acarretam graves conseqüências ao meio ambiente. Em 1930 ele já alertava a população sobre a impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar.
 A Agricultura Natural busca o equilíbrio das propriedades do solo, da planta, do animal e do meio ambiente. Os frangos da Korin podem ser encontrados nas principais redes varejistas. "Nossa busca é acompanhar o ritmo da natureza. Por exemplo, se a ave estivesse na natureza, o que ela estaria buscando como alimento e como práticas rotineiras para promover seu equilíbrio interno e sobreviver", explica Demattê. "A busca em observar os processos naturais, que segue a filosofia de Mokiti Okada, é o nosso ponto de apoio." A Korin tem em torno de 40 produtos orgânicos - frutas, hortaliças e legumes, e ovos. Além do frango, Demattê diz que a Korin prima por produzir, como pregava Mokiti Okada, alimentos que contribuam para que o homem se torne verdadeiramente sadio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 Arnold Classic Columbus 2018 - Amador

Por que sentimos sono depois de uma grande refeição?

30 Arnold Classic - Columbus Ohio Pro